Goiás conta agora com uma nova entidade representativa: o Sindicato das Cooperativas de Crédito do Estado de Goiás (Sindicrédito/GO). O registro foi deferido pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e publicado no Diário Oficial da União na segunda-feira (7/4).
O Sindicrédito/GO passa a ser, oficialmente, o representante sindical das cooperativas de crédito goianas. Sua principal missão será aproximar o setor das instâncias sindicais, respeitando as particularidades de um segmento altamente regulamentado pelo Banco Central.
Atualmente, 23 cooperativas goianas são fundadoras da entidade, mas a expectativa é que esse número cresça nos próximos anos. Em 2023, o cooperativismo de crédito no Estado, composto por mais de 30 cooperativas, movimentou R$ 47,7 bilhões em ativos, segundo o Panorama do Cooperativismo Goiano 2024, elaborado pela OCB/GO em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG).
Para o presidente do Sicoob Crediadag, que preside também do Sindicrédito/GO, Renato Moreira, o novo sindicato permitirá uma atuação mais próxima e estratégica:
“O ramo crédito tem muitos desafios específicos. Precisamos estar mais próximos das cooperativas singulares para entender os gargalos e construir um planejamento que promova um crescimento sustentável.”
Ele destaca ainda o protagonismo que o setor deve assumir: “Vamos construir o nosso sindicato do zero, com a identidade das cooperativas de crédito goianas. Isso significa discutir os desafios do segmento de forma direta e estratégica, fortalecendo o cooperativismo e entregando mais valor aos nossos associados.”
Apoio institucional
A criação do sindicato contou com o apoio do Sistema OCB/GO, que enxerga a nova entidade como um braço importante na representação institucional do setor.
“O Sindicrédito/GO vai potencializar a representatividade política e técnica do cooperativismo de crédito em Goiás. Atuaremos em conjunto, inclusive com compartilhamento de estruturas e serviços”, destaca o presidente do Sistema OCB/GO, Luís Alberto Pereira.
A relação entre as cooperativas de crédito e o Sistema OCB/GO será mantida e ampliada. Renato Moreira enfatiza:“A OCB/GO é a nossa casa-mãe. A ideia é atuar em sinergia, com parcerias que reforcem todo o sistema cooperativista.”
Embora represente menos de 10% da movimentação econômica no Brasil, o cooperativismo de crédito tem amplo potencial de expansão. Em países como Estados Unidos, França e Canadá, o setor supera 50% de participação.
“Temos uma missão clara: crescer. Levar os benefícios do cooperativismo de crédito para mais pessoas. E o Sindicrédito/GO nasce justamente para ajudar a cumprir esse papel com excelência”, conclui Moreira.
Fonte: Sistema OCB/GO