A Fitch Ratings elevou para ‘AA+(bra)’, qualidade muito alta, de ‘AA(bra)’, os Ratings Nacionais de Longo Prazo da Cooperativa Central de Crédito do Espírito Santo Sicoob Central ES (Sicoob Central ES) e das seis cooperativas singulares do Sistema de Cooperativas de Crédito do Espírito Santo (Sistema Sicoob ES). A perspectiva dos ratings de longo prazo é estável. A agência também afirmou os Ratings Nacionais de Curto Prazo ‘F1+(bra)’ das instituições.
As cooperativas singulares objeto desta ação de rating são: Cooperativa de Crédito Sul do Espírito Santo – Sicoob Sul; Cooperativa de Crédito Conexão – Sicoob Conexão; Cooperativa de Crédito Coopermais – Sicoob Coopermais; Cooperativa de Crédito Sul-Litorânea do Espírito Santo – Sicoob Sul-Litorâneo; Cooperativa de Crédito Sul-Serrana do Espírito Santo – Sicoob Sul-Serrano; e Cooperativa de Crédito Credirochas – Sicoob Credirochas.
“Quando analisadas individualmente, todas as cooperativas apresentam boa performance, com resultados consistentes, rentabilidade alta e boa capitalização”, destacou o relatório da agência de classificação de risco de crédito.
O Sistema Sicoob ES possui um fundo de reserva próprio que garante um colchão adicional de liquidez para as cooperativas em períodos de estresse, ou em caso de qualquer contingência. Em junho de 2025, o fundo totalizava aproximadamente BRL600 milhões. Estes fatores reforçam a importância da análise combinada do Sistema Sicoob ES e favorecem as cooperativas do grupo em comparação com outros sistemas de cooperativas regionais.
Perfil de negócio
Atualmente, a instituição conta com 206 pontos de atendimento, distribuídos em 75 municípios do Espírito Santo (141 agências), 37 municípios do Rio de Janeiro (55 agências), cinco municípios da Bahia (oito agências) e um município de São Paulo (duas agências), totalizando mais de 940 mil associados.
Nos últimos quatro anos, o indicador de receita operacional total (TOI – Total Operating Income) registrou média de USD344 milhões, reforçando os ganhos de escala e o fortalecimento do modelo de negócios, decorrentes da expansão bem-sucedida do sistema.
O Sistema Sicoob ES apresenta rentabilidade acima da média de outras cooperativas. Em junho de 2025, o índice resultado operacional/ativos ponderados pelo risco anualizado atingiu elevados 6,4%, frente a 6,1% em 2024 e em linha com a média dos últimos quatro anos (2024-2021). Os resultados se beneficiam do crescimento dos volumes originados e dos bons índices de eficiência do sistema (24,6% em junho de 2025), combinados às adequadas gestão e precificação da tesouraria e dos produtos de crédito, que têm proporcionado ganhos mesmo em um cenário de juros elevados.
Capitalização resiliente
Em junho de 2025, o sistema reportava posição financeira bastante confortável, com aproximadamente R$ 11,9 bilhões em ativos líquidos sob gestão do Sicoob Central ES, por meio de centralização. Grande parte desses recursos encontrava-se aplicada em grandes bancos, títulos públicos, fundos de investimento e/ou instrumentos com liquidez de curto prazo.
Além disso, o Sistema Sicoob ES apresentou, nos últimos quatro anos, média de 100% do indicador créditos brutos/depósitos, evidenciando a elevada alocação da base de captação em crédito. Na avaliação da Fitch, tanto a captação quanto a liquidez do sistema tendem a se manter estáveis a médio prazo.
Fonte: Monitor Mercantil comm adaptações da MundoCoop