No ano em que completa 25 anos de operação, a corretora de seguros do Sicredi projeta faturamento de R$ 4 bilhões ao final de 2025, crescimento de 25% em relação aos R$ 3,2 bilhões de 2024 e acima dos 12,2% da expansão do ano passado. Nos próximos anos, a área estima ainda dobrar a carteira, com atualmente 4 milhões de associados – do total de 9,5 milhões do Sicredi –, que possuem algum produto de seguro.
Um dos segmentos com maior potencial para isso, por exemplo, é o residencial, com entrada de apenas 3% da base de associados. A projeção é de que a corretora possa atingir 15% desse universo, em linha com o percentual de mercado nessa modalidade, que é em torno de 17% de clientes assinando este produto junto às seguradoras. A corretora também investe em novos produtos, como na área de saúde, atendendo planos de saúde e odontológico, e em seguro empresarial para Pessoas Jurídicas.
Em junho de 2025, a corretora atingiu o marco de 5 milhões de apólices vigentes e uma produção acumulada de 1,6 bilhão em prêmio emitido (vendas), representando um crescimento de 15% em relação ao mesmo período do ano passado.
“Estamos com boas perspectivas para os próximos anos. A área de Seguros no Brasil ainda tem espaço para crescer de maneira geral, e avaliamos que também podemos ampliar nossas operações, com diversidade de produtos e atendimento personalizado, de acordo com as necessidades de nossos associados”, destaca Thiago Rossoni, diretor de Produtos e Serviços do Sicredi.
Origem
Fundada em 2000 com o objetivo de oferecer soluções de proteção aos associados das cooperativas, a Corretora consolidou-se como um dos pilares estratégicos do Sicredi, ao integrar produtos de seguros à jornada financeira das pessoas. Iniciou com uma operação pequena, em parceria com uma seguradora e oferta de dois produtos e, com o passar dos anos, cresceu e, atualmente, possui parceria com mais de dez seguradoras, apresentando um portfólio de mais de 30 soluções de Seguros.
Dentre os principais produtos por segmento, estão seguros para Pessoa Física, o que inclui Automóvel, Vida, Residencial, Placa Solar, Viagem, Prestamista; Seguros para Pessoa Jurídica, que congrega Empresarial, Frota, Vida em Grupo, e seguros para o segmento agro, com produtos Rural, Agrícola, Residencial, Vida e Automóvel. Neste ano, a corretora também passou a operar produtos como Seguro para Condomínios, Seguro para Frotas e Seguro Margem.
“Temos um portfólio completo, cujo principal objetivo é oferecer mais segurança e tranquilidade para os segurados. São 25 anos trabalhando para que os associados considerem adotar o seguro como parte do planejamento financeiro, contribuindo para a gestão de riscos e educação financeira”, ressalta Rossoni.
Protagonismo
O setor de seguros ganhou protagonismo nas instituições financeiras devido ao cenário macroeconômico de taxa de juros elevada e desvalorização do câmbio. Esse movimento decorre do maior foco de receita na oferta de produtos e serviços dessas instituições. Além disso, os associados procuram linhas de seguros para proteger seu patrimônio frente às incertezas econômicas e por uma escolha estratégica em busca do bem-estar financeiro.
Fonte: Sicredi com adaptações da MundoCoop