Após a derrubada na Justiça da medida que transformaria as cooperativas de crédito em banco no Equador, representantes da Cooperativa Riobamba vieram ao Espírito Santo para aprender e colher dicas sobre o cooperativismo no estado.
A visita foi realizada entre 29 de setembro e 3 de outubro, coordenada pelo Sistema de Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB). A comitiva da Cooperativa Riobamba – uma das maiores instituições de crédito cooperativo do Equador, realizou reuniões no estado com representantes de órgãos reguladores, instituições financeiras cooperativas e entidades de representação do setor.
A Cooperativa Riobamba reúne mais de 160 mil cooperados. Segundo a comitiva, o aprendizado obtido no Brasil será fundamental para orientar o processo de transformação digital e aprimorar a governança do sistema cooperativo equatoriano.
“O movimento cooperativista é global e enfrenta desafios comuns, especialmente no campo da regulação e da transformação digital. Esse tipo de parceria mostra que, quando cooperativas de diferentes países se unem para trocar soluções e boas práticas, constroem um caminho mais sólido e sustentável para o futuro”, concluiu a gerente-geral da OCB, Fabíola Nader Motta.
A programação começou em Brasília, depois a delegação seguiu para o Rio Grande do Sul, em Porto Alegre. O grupo visitou a Sicredi Pioneira – a primeira cooperativa de crédito da América Latina, e a Cresol, em Bento Gonçalves. O encerramento da agenda ocorreu no Centro Administrativo Sicredi (CAS). “Essa troca de experiências fortalece o cooperativismo em toda a América Latina. Ao compartilhar o modelo brasileiro e conhecer de perto os desafios enfrentados pelas cooperativas do Equador, reafirmamos o papel do Sistema OCB como ponte entre conhecimento, tecnologia e representatividade. É um aprendizado mútuo que reforça nossa convicção de que o cooperativismo se desenvolve por meio da colaboração e da inovação”, destacou Fabíola Nader Motta.
O presidente da Aliança Cooperativa Internacional para as Américas (ACI Américas), José Alves Neto, acompanhou parte da programação no Rio Grande do Sul e ressaltou a importância da integração regional. “O Brasil é uma referência para o cooperativismo latino-americano, especialmente no setor de crédito. A visita da Cooperativa Riobamba demonstra como o diálogo e a cooperação entre países fortalecem nossas instituições e estimulam a inovação. Quando compartilhamos conhecimento, ampliamos o impacto do cooperativismo em toda a região”, afirmou.
Fonte: ES Brasil