O Banco Asiático de Investimento em Infraestrutura (AIIB) aprovou um empréstimo de US$ 100 milhões ao banco cooperativo brasileiro Banco Sicredi para apoiar a expansão da energia solar de pequena escala para residências e pequenas e médias empresas (PMEs) em todo o país.
Espera-se que esta iniciativa ajude a tornar a eletricidade mais acessível para pequenos consumidores em todo o Brasil, um dos membros fundadores do AIIB, ao mesmo tempo em que impulsiona os esforços do Brasil para descarbonizar seu setor energético. Também ajudará a impulsionar a adoção da energia solar entre clientes residenciais e PMEs, especialmente em regiões carentes.
O AIIB diz que esta é sua primeira linha de empréstimo para um banco cooperativo, “refletindo uma oportunidade estratégica para expandir o envolvimento do banco com diversas instituições financeiras”.
A empresa acrescenta que também planeja mobilizar US$ 100 milhões adicionais de credores B paralelos e comerciais, catalisando capital privado por meio da participação âncora do AIIB.
O Banco Sicredi, braço bancário do Sistema de Crédito Cooperativo – Sicredi, também disponibilizará valor equivalente em contrapartida.
“Esta iniciativa destaca o compromisso do AIIB em trabalhar com instituições financeiras confiáveis para expandir o acesso a soluções de infraestrutura sustentáveis”, disse Gregory Liu, diretor geral de instituições financeiras e clientes de fundos globais do AIIB. “Ao firmarmos parceria com o Banco Sicredi, estamos possibilitando um acesso mais amplo ao financiamento de energia limpa para comunidades e pequenas empresas em todo o Brasil. Este compromisso reflete nosso foco no progresso inclusivo e sustentável e nossa confiança nos modelos bancários cooperativos locais para gerar impacto em escala.”
Fabricio Dossena, chefe de instituições financeiras do Banco Sicredi, acrescentou: “Estamos orgulhosos de celebrar este marco importante com o AIIB como parte do nosso compromisso contínuo com o desenvolvimento sustentável.
“Esta parceria reflete uma visão compartilhada de crescimento inclusivo e sustentável, e o Sicredi espera que seja a primeira de muitas colaborações bem-sucedidas com o AIIB nos próximos anos.”
O AIIB é um banco multilateral de desenvolvimento dedicado ao financiamento de “infraestrutura para o amanhã, com a sustentabilidade em seu cerne”. Iniciou suas operações em 2016 e conta atualmente com 110 membros aprovados em todo o mundo.
O Banco Sicredi atua como braço bancário do Sistema de Crédito Cooperativo – Sicredi e é o primeiro banco cooperativo do Brasil. Desempenha um papel fundamental na prestação de serviços bancários, gestão de liquidez e desenvolvimento de produtos financeiros às suas cooperativas associadas, com ênfase no desenvolvimento local, sustentabilidade e inclusão financeira. Atende mais de 8 milhões de associados e está presente em todas as regiões do Brasil por meio de uma rede de mais de 100 cooperativas de crédito.
Fonte: The Co-op News com adaptações da MundoCoop