O Sicredi, primeira instituição financeira cooperativa do Brasil, com mais de 2,7 milhões de associados somente no Rio Grande do Sul, reforça o protagonismo no estado por meio das 680 agências físicas distribuídas em 484 cidades, o que representa presença em mais de 97% do território gaúcho.
Para 2025, existe a projeção de ampliar a rede com mais 25 novas agências, totalizando mais de 700 pontos de atendimento. Além da rede física, o Sicredi também prevê o fortalecimento da atuação digital ao longo do ano.
“Somente no Rio Grande do Sul, mais de 30 cidades contam com o Sicredi como única instituição financeira. Isso mostra nosso interesse em estarmos próximos aos associados independentemente do tamanho do município, levando soluções financeiras e não financeiras que fomentam a melhoria da qualidade de vida e a geração de emprego e renda.”, explica o presidente da Central Sicredi Sul/Sudeste, Márcio Port.
Presença nacional, atuação local
Com uma história de mais de 120 anos, o Sicredi é o maior financiador da agricultura familiar do Brasil e o segundo maior operador do Plano Safra no país, além de ser a sexta maior instituição financeira de varejo em nível nacional.
“Os mais de 9 milhões de associados nos 26 estados e no Distrito Federal entendem que o modelo de negócio do Sicredi beneficia toda a sociedade porque faz com que a circulação de riqueza acontece localmente. Neste sentido, o Sicredi abriu mais de 1.500 agências em 10 anos, o que equivale a um crescimento de mais de 110% desde 2014. Em 2024 foram abertas 208 agências no Brasil”, explica Port.
A previsão é de que mais de 230 agências sejam inauguradas no decorrer de 2025.
Somos do Sul, somos do Brasil
Para reforçar seu compromisso com o desenvolvimento econômico e social do RS, o Sicredi lançou nova campanha: ‘Somos do Sul, somos do Brasil’ que resgata o orgulho do povo gaúcho e a atuação da Instituição.
“Para dar voz e ritmo a esse movimento, convidamos Lucas Lima, um gaúcho orgulhoso de suas raízes, conhecido nacionalmente, o cantor, produtor musical, multi-instrumentista e compositor, para fazer uma releitura emocionante de um dos maiores clássicos da música gaúcha: o Canto Alegretense,” explica a gerente de Comunicação e Marketing da Central Sicredi Sul/Sudeste, Anna Quadros.
A campanha, será veiculada no interior e na capital do estado por meio de diferentes plataformas.
Fonte: Portal Cooperativismo de Crédito com adaptações da MundoCoop