Na última quarta-feira (16), a cooperativa de crédito Credicitrus finalizou a Assembleia Geral Ordinária (AGO) de 2025 com a apresentação do levantamento de resultados obtidos no ano anterior. A agenda realizada na cidade de Bebedoruro (SP) atraiu 70 mil cooperados votantes para a deliberação sobre as estratégias adotadas para o ano de 2025.
Além da definição sobre os rumos a serem tomados durante o ano, o evento comandado por Fabio Fernandes, diretor de Negócios, e Wagner Alquas, diretor Financeiro, reforçou o crescimento da cooperativa que, no último ano, somou R$ 8,2 bilhões em operações de crédito. A apresentação liderada pelos dirigentes expressou o êxito nas ações de expansão da cooperativa e elucidou os processos para escolha das estratégias de incorporação para novas soluções frente ao cenário econômico atual.
Apesar do crescimento nas operações de crédito e a alta na procura por seguro rural, o relatório anual indicou uma a queda de 6,7% no patrimônio líquido conquistado em 2024. Fábio justifica a alteração com o aumento da inadimplência no período, que passou de 0,99% em 2023 para 2,7% em 2024. “Já imaginávamos um ano bem difícil e complexo por conta da inadimplência, que vinha de um cenário um pouco mais forte. Mas o ano acabou surpreendendo”, pontuou o dirigente.
O evento de encerramento da AGO 2025, além de analisar o crescimento iminente do mercado de seguros, discutiu sobre a participação da instituição na proteção de territórios agropecuário, em combate com a alta da Selic. “Estamos passando por um momento complexo de inadimplência, de elevação da Selic, que tem gerado bastante pressão”, comentou Fernandes.
Segurança Digital: proteção reforçada em um cenário de crescente digitalização
Diante do aumento do uso de tecnologias digitais, as políticas de segurança e privacidade de dados dos cooperados passaram por uma série de melhorias no decorrer de 2024. No período, a Credicitrus apresentou a utilização de medidas como autenticação multifatorial, monitoramento contínuo e testes de intrusão para assegurar o controle de acessos.
As medidas, alinhadas às diretrizes da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), garantiram a erradicação de violações de privacidade e perda de dados. Neste período, a infraestrutura esteve livre de incidentes significativos, acionando mais de 2,5 milhões de bloqueios e respostas rápidas a ameaças.
Os indicadores a respeito da abrangência digital foram destacados pelo empenho dos membros que compõem as equipes da Credicitrus. Fábio destaca a participação dos colabores como peça essencial na implementação de projetos inovadores, como os apresentados no âmbito da segurança de dados. “”Esses indicadores são o resultado do nosso comprometimento com os mais de 170 mil cooperados e com a comunidade em que atuamos”, expressou.
Sustentabilidade Ambiental: medidas concretas para reduzir a pegada de carbono
Além dos avanços digitais, a instituição reforçou seu compromisso com a sustentabilidade ambiental. A institucionalização do Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa (IEGEE) permitiu a criação de medidas a curto, médio e longo prazo para reduzir as emissões da cooperativa.
O estudo identificou que mais de 68% das emissões estão concentradas no Escopo 3, relacionado a viagens e deslocamentos casa-trabalho. Como resposta, a Credicitrus implementou iniciativas como:
- Campanha “Vai de Etanol”: conscientização sobre a substituição da gasolina por etanol;
- Ferramentas para reuniões virtuais: redução da necessidade de deslocamentos;
- Aperfeiçoamento da base de dados: monitoramento mais preciso das emissões.
Participação Social: diversidade, inclusão e impacto na comunidade
As iniciativas de diversidade e inclusão também ganharam destaque, com programas de atração e retenção de talentos. A taxa de rotatividade apresentada no ano de 2024, de 16%, reflete o equilíbrio entre renovação de equipe e retenção de profissionais.
Por meio do Programa de Desenvolvimento de Liderança (PDL), 43 colaboradores foram capacitados, sendo 53,49% mulheres. Além disso, o programa “Novos Hábitos para Prosperar”, focado em educação financeira, atingiu 210 mil participantes, com adesão significativa em diferentes classes sociais (A/B: 40%, C: 38%, D/E: 37%).
Por João Victor Rezende – A MundoCoop viajou para Bebedouro (SP) à convite da Credicitrus para acompanhar o evento exclusivo.