Como parte de seu compromisso com as comunidades onde atua e o desenvolvimento sustentável, a cooperativa de crédito Sicoob Secovicred financiou a construção e é usuária da usina fotovoltaica AGE 01, em Itapaci (GO). O projeto é um consórcio entre a instituição financeira e diversas empresas da região. A usina vai atender os 13 pontos de atendimento da cooperativa, abastecendo 100% da necessidade do consumo.
“O investimento da nossa cooperativa neste projeto de energia solaré uma prova do nosso compromisso de acelerar a transição para fontes de energia renováveis, com o objetivo de ajudar a mitigar os efeitos das mudanças climáticas. Ao investir neste projeto, procuramos demonstrar a essência do cooperativismo com a união de todos em prol da comunidade e inspirar outros investidores a seguir o exemplo”, afirma o presidente do Sicoob Secovicred, Marcelo Baiocchi.
De acordo com o engenheiro e diretor de Operações do projeto, Élio Luiz Delollo, o complexo possui capacidade de geração de mais de 800 mil kWh por mês e 25 mil kWh por dia. “Para se ter uma ideia, a potência da usina poderia atender mais de 2.700 residências populares, com 2 a 4 habitantes, consumindo entre 300 e 400 kWh por mês”, revela.
A energia solar vai gerar uma economia para a cooperativa que poderá chegar até a 98% nas unidades cadastradas no grupo tarifário B de energia, ou seja, unidades consumidoras de baixa tensão, e alcançar até 85% de economia na fatura do mês nas unidades do grupo tarifário A, em unidades de alta e média tensão.
O investimento feito para instalação de placas solares acaba sendo pago pelo dinheiro economizado com a redução de gastos. “O tempo médio de retorno (“payback“) para os proprietários das usinas do complexo fotovoltaico de Itapaci está com prazo médio de 4 a 5 anos, já considerando os custos de operação e manutenção das usinas”, destaca Élio.
Fonte: Assessoria Sicoob Secovicred
Discussão sobre post