• POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • CONTATO
  • MÍDIA KIT
MundoCoop - Informação e Cooperativismo
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
Sem resultado
Ver todos os resultados
MundoCoop - Informação e Cooperativismo

Cooperativa confirma participação na plataforma Confebras UNE

Representantes da Confebras visitam sede da cooperativa, em Barra Bonita, São Paulo, para fechar detalhes da parceria

MundoCoop POR MundoCoop
1 de novembro de 2023
ECONOMIA & FINANÇAS
Cooperativa confirma participação na plataforma Confebras UNE

Cooperativa confirma participação na plataforma Confebras UNE

CompartilheCompartilheCompartilheCompartilhe

O projeto Confebras UNE está crescendo e conta agora com uma nova parceria. A cooperativa independente Barracred confirmou sua participação na plataforma de soluções compartilhadas do cooperativismo financeiro. A confirmação ocorreu durante reunião entre representantes da Confederação Brasileira das Cooperativas de Crédito (Confebras), do Grupo de Trabalho – Confebras UNE e da Barracred.  

Durante o encontro, que ocorreu em Barra Bonita (SP), cidade-sede da cooperativa, Telma Galletti, superintendente da Confebras, apresentou detalhadamente o projeto Confebras UNE e destacou o quanto a intercooperação pode fomentar o desenvolvimento das cooperativas de crédito. “Se nós queremos ver o cooperativismo de crédito cada vez mais forte e representativo no Sistema Financeiro Nacional, temos que trabalhar juntos para isso. Com o projeto Confebras UNE, vamos promover uma conexão entre agentes de todo o cooperativismo financeiro. A ideia é intercooperar para compartilhar inteligência de mercado, produtos e serviços que têm a marca coop. O foco inicial será nas cooperativas independentes, mas temos certeza de que esse processo vai refletir em mais crescimento para todo o Sistema Nacional de Crédito Cooperativo.” 

O presidente do Conselho de Administração da Barracred, Luís Carlos Veguin, tem o mesmo pensamento sobre o potencial de crescimento que pode vir a partir da intercooperação. “Intercooperação é um dos nossos pilares, faz parte do nosso planejamento estratégico. Na plataforma Confebras UNE, nós vamos participar, primeiramente, com a Loja do Cooperado, um marketplace que foi desenvolvido pela Barracred para ser acessado, como o próprio nome diz, por todos os cooperados. O que nós queremos é ampliar esse alcance e mostrar que a simplicidade nos processos operacionais pode gerar resultados extremamente positivos, com satisfação direta dos cooperados”.

Veguin também chamou a atenção para as oportunidades de aprendizado que podem acontecer dentro da plataforma. “Serão novos conhecimentos, novos produtos, novos serviços. Nós também temos muito a aprender nesse processo de intercooperação, com outras cooperativas”, comentou. 

Intercooperação: do discurso à prática 

O diretor presidente da Barracred, Celso Renato Geraldin, também vê a intercooperação, base do projeto Confebras UNE, como uma necessidade e oportunidade interessante de crescimento para o setor cooperativista. “Esse é um tema que tem a Barracred como entusiasta e também a equipe da Confebras. Tenho certeza de que vai nascer uma parceria duradoura entre nós, em benefício do cooperativismo nacional, fomentando ainda mais esse modelo e propósito de vida. A intercooperação pode impactar e muito positivamente o setor”, destacou.

Essa é uma visão compartilhada pelos diretores da cooperativa. Aguinaldo Garcia, diretor executivo da Barracred, também falou sobre a importância da iniciativa para o cooperativismo financeiro. “A intercooperação é uma bandeira da Confebras. Enquanto confederação suprassistêmica, ela traz a proposta de realmente sairmos  do discurso e colocarmos em prática a intercooperação no projeto Confebras UNE. Não tenho dúvida de que, quando começarmos a compartilhar as soluções dentro da plataforma, estaremos contribuindo para o desenvolvimento e a perenidade de todas as cooperativas de crédito.”  

Para complementar, Garcia fez questão de ressaltar: “Temos que pensar como cooperativistas que somos e cooperar entre nós mesmos, enquanto cooperativas. Juntos, podemos realizar ainda mais, compartilhar custos, gerar economicidade e maior competitividade para todo o cooperativismo de crédito, e as independentes têm muito a ganhar e crescer com esse novo projeto.”

Loja do Cooperado na plataforma Confebras UNE  

A Loja do Cooperado foi criada pela Barracred durante a pandemia para oferecer aos cooperados diferentes produtos a custos menores que no mercado, que vêm de parceiros nacionais. O processo ocorre da seguinte forma: a cooperativa paga à vista para esses parceiros, e os cooperados têm a opção de parcelar o pagamento diretamente para a Barracred, se acharem mais interessante. Um financiamento que é feito com taxas mais acessíveis.  

“Potencializar a renda do cooperado é o nosso propósito, pagando menos, com taxas menores de juros. O nosso trabalho não é vender dinheiro, mas sim ajudar o cooperado. Se ele tem um sonho, um projeto, nós vamos ajudá-lo a realizar, e vamos fazer isso da melhor forma possível. O nosso resultado vem justamente disso”, ressalta o presidente da cooperativa, Luís Carlos Veguin.  

Como uma solução compartilhada na plataforma Confebras UNE, os benefícios da Loja do Cooperado chegarão a mais cooperados, em todo o Brasil. “Esse foi um projeto criado para os cooperados da Barracred, mas com a intenção de, no futuro, transformá-lo em um e-commerce nacional, com acesso a cooperados de todo o Brasil. Nós vamos iniciar esse processo na plataforma Confebras UNE”, comentou o diretor executivo da cooperativa, Aguinaldo Garcia. 

Projeto social da Barracred compartilhado com outras coops 

O Barracred Conecta é outra iniciativa que será compartilhada na plataforma Confebras UNE e o presidente da cooperativa, Luís Carlos Veguin, explica como: “Temos um modelo desenhado especialmente para esse projeto social, de formação de jovens da escola pública em Tecnologia da Informação. A ideia é disponibilizar essa metodologia como referência, podendo ser replicada por outras cooperativas, com a definição dos padrões de seleção, da grade de disciplinas, da carga horária, dos programas de estágio, assim como da empregabilidade, no momento de contratação. Nós acompanhamos esses jovens em todo o processo, e a intenção é contribuirmos para melhorar a vida também das famílias desses jovens e da comunidade.” 

O projeto começou em janeiro de 2023, na cidade de Barra Bonita, em São Paulo, com 20 alunos e já está na segunda turma. O objetivo é contemplar um número cada vez maior de jovens. Os participantes têm a oportunidade de desenvolvimento pessoal e profissional, trabalhando competências técnicas e habilidades comportamentais. A intenção é ajudá-los a tornarem-se protagonistas de suas próprias histórias e profissionais capacitados para o mercado de trabalho, com a possibilidade de atuação inclusive no sistema cooperativista. O curso tem duração de 6 meses, com aulas teóricas e práticas, e mais 4 meses de estágio. Conheça mais sobre o projeto Barracred Conecta.

Novas formas de intercooperação 

A intercooperação entre Confebras e Barracred também deve passar por outros produtos já desenvolvidos pela confederação. “Nós também vemos um potencial interessante de intercooperação em outras frentes. A partir do BureauCoop, por exemplo, nós conseguimos ter uma visão geral dos resultados das cooperativas de crédito no mercado financeiro nacional, o que pode ser também uma oportunidade de benchmarking. O projeto CooperaEduca é outro exemplo. Trabalhar a educação financeira deve ser uma ação prioritária no Brasil, afinal o percentual de pessoas endividadas no país chega a 70%. E nós temos que atuar para mudar essa realidade. Falar sobre educação financeira e cooperação com as crianças, que é a proposta do projeto, é essencial. As cooperativas de crédito têm um papel importante nesse sentido, e nós queremos contribuir ainda mais para isso.”, destacou o presidente da Barracred. 


Fonte: Confebras

Tags: cooperativafinanças
ANTERIOR

Governo do Ceará isenta ICMS de produtos de cooperativas da agricultura familiar

PRÓXIMA

Potencial das cooperativas de Angra dos Reis é tema de palestra na Câmara dos Vereadores

MundoCoop

MundoCoop

Informação e inspiração para o cooperativismo.

Relacionado Posts

Cooperativa e instituição internacional destinam US$ 250 mi a empreendedoras da Amazônia
ECONOMIA & FINANÇAS

Cooperativa e instituição internacional destinam US$ 250 mi a empreendedoras da Amazônia

16 de setembro de 2025
Ministério da Fazenda analisa impactos das novas regras de tributação no setor de cooperativas
ECONOMIA & FINANÇAS

Ministério da Fazenda analisa impactos das novas regras de tributação no setor de cooperativas

12 de setembro de 2025
Energia 1
ECONOMIA & FINANÇAS

Cooperativas de energia ampliam investimentos e fortalecem desenvolvimento econômico no Sul do país

11 de setembro de 2025
Debate no Congresso expõe riscos da tributação sobre LCAs e LCIs
ECONOMIA & FINANÇAS

Debate no Congresso expõe riscos da tributação sobre LCAs e LCIs

11 de setembro de 2025
Sistema cooperativo de energia registra crescimento de mais de 30% em investimentos e expansão em um ano
ECONOMIA & FINANÇAS

Sistema cooperativo de energia registra crescimento de mais de 30% em investimentos e expansão em um ano

9 de setembro de 2025
Cooperativa financeira lidera o crédito rural no Rio Grande do Sul
ECONOMIA & FINANÇAS

Cooperativa financeira lidera o crédito rural no Rio Grande do Sul

8 de setembro de 2025

Discussão sobre post

NEWSLETTER MUNDOCOOP

* Preenchimento obrigatório

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cooperativismo de crédito cresce acima do sistema financeiro e amplia inclusão dos brasileiros
DESTAQUES

Cooperativismo de crédito cresce acima do sistema financeiro e amplia inclusão dos brasileiros

16 de setembro de 2025
Unimed 1
GESTÃO & NEGÓCIOS

Cooperativa de saúde é eleita uma das Melhores Empresas para Trabalhar no Paraná pelo oitano ano consecutivo

16 de setembro de 2025
Município de Piracicaba (SP) discute políticas públicas para cooperativas de reciclagem
ACONTECE NO SETOR

Município de Piracicaba (SP) discute políticas públicas para cooperativas de reciclagem

16 de setembro de 2025
LinkedIn Instagram Facebook Youtube

FALE COM A MUNDOCOOP

MundoCoop - O Portal de Notícias do Cooperativismo

ANUNCIE: [email protected]
TEL: (11) 99187-7208
•
ENVIE SUA PAUTA:
[email protected]
•
ENVIE SEU CURRÍCULO:
[email protected]
•

EDIÇÃO DIGITAL

 

CLIQUE E ACESSE A EDIÇÃO 125

BAIXE NOSSO APP

NAVEGUE

  • Home
  • Quem Somos
  • Revistas
  • biblioteca
  • EVENTOS
  • newsletter
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Revista MundoCoop
  • Biblioteca
  • Newsletter
  • Quem Somos
  • Eventos
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você está dando consentimento para que os cookies sejam usados. Visite o nosso Política de Privacidade e Cookies.