O projeto Confebras UNE está crescendo e conta agora com uma nova parceria. A cooperativa independente Barracred confirmou sua participação na plataforma de soluções compartilhadas do cooperativismo financeiro. A confirmação ocorreu durante reunião entre representantes da Confederação Brasileira das Cooperativas de Crédito (Confebras), do Grupo de Trabalho – Confebras UNE e da Barracred.
Durante o encontro, que ocorreu em Barra Bonita (SP), cidade-sede da cooperativa, Telma Galletti, superintendente da Confebras, apresentou detalhadamente o projeto Confebras UNE e destacou o quanto a intercooperação pode fomentar o desenvolvimento das cooperativas de crédito. “Se nós queremos ver o cooperativismo de crédito cada vez mais forte e representativo no Sistema Financeiro Nacional, temos que trabalhar juntos para isso. Com o projeto Confebras UNE, vamos promover uma conexão entre agentes de todo o cooperativismo financeiro. A ideia é intercooperar para compartilhar inteligência de mercado, produtos e serviços que têm a marca coop. O foco inicial será nas cooperativas independentes, mas temos certeza de que esse processo vai refletir em mais crescimento para todo o Sistema Nacional de Crédito Cooperativo.”
O presidente do Conselho de Administração da Barracred, Luís Carlos Veguin, tem o mesmo pensamento sobre o potencial de crescimento que pode vir a partir da intercooperação. “Intercooperação é um dos nossos pilares, faz parte do nosso planejamento estratégico. Na plataforma Confebras UNE, nós vamos participar, primeiramente, com a Loja do Cooperado, um marketplace que foi desenvolvido pela Barracred para ser acessado, como o próprio nome diz, por todos os cooperados. O que nós queremos é ampliar esse alcance e mostrar que a simplicidade nos processos operacionais pode gerar resultados extremamente positivos, com satisfação direta dos cooperados”.
Veguin também chamou a atenção para as oportunidades de aprendizado que podem acontecer dentro da plataforma. “Serão novos conhecimentos, novos produtos, novos serviços. Nós também temos muito a aprender nesse processo de intercooperação, com outras cooperativas”, comentou.
Intercooperação: do discurso à prática
O diretor presidente da Barracred, Celso Renato Geraldin, também vê a intercooperação, base do projeto Confebras UNE, como uma necessidade e oportunidade interessante de crescimento para o setor cooperativista. “Esse é um tema que tem a Barracred como entusiasta e também a equipe da Confebras. Tenho certeza de que vai nascer uma parceria duradoura entre nós, em benefício do cooperativismo nacional, fomentando ainda mais esse modelo e propósito de vida. A intercooperação pode impactar e muito positivamente o setor”, destacou.
Essa é uma visão compartilhada pelos diretores da cooperativa. Aguinaldo Garcia, diretor executivo da Barracred, também falou sobre a importância da iniciativa para o cooperativismo financeiro. “A intercooperação é uma bandeira da Confebras. Enquanto confederação suprassistêmica, ela traz a proposta de realmente sairmos do discurso e colocarmos em prática a intercooperação no projeto Confebras UNE. Não tenho dúvida de que, quando começarmos a compartilhar as soluções dentro da plataforma, estaremos contribuindo para o desenvolvimento e a perenidade de todas as cooperativas de crédito.”
Para complementar, Garcia fez questão de ressaltar: “Temos que pensar como cooperativistas que somos e cooperar entre nós mesmos, enquanto cooperativas. Juntos, podemos realizar ainda mais, compartilhar custos, gerar economicidade e maior competitividade para todo o cooperativismo de crédito, e as independentes têm muito a ganhar e crescer com esse novo projeto.”
Loja do Cooperado na plataforma Confebras UNE
A Loja do Cooperado foi criada pela Barracred durante a pandemia para oferecer aos cooperados diferentes produtos a custos menores que no mercado, que vêm de parceiros nacionais. O processo ocorre da seguinte forma: a cooperativa paga à vista para esses parceiros, e os cooperados têm a opção de parcelar o pagamento diretamente para a Barracred, se acharem mais interessante. Um financiamento que é feito com taxas mais acessíveis.
“Potencializar a renda do cooperado é o nosso propósito, pagando menos, com taxas menores de juros. O nosso trabalho não é vender dinheiro, mas sim ajudar o cooperado. Se ele tem um sonho, um projeto, nós vamos ajudá-lo a realizar, e vamos fazer isso da melhor forma possível. O nosso resultado vem justamente disso”, ressalta o presidente da cooperativa, Luís Carlos Veguin.
Como uma solução compartilhada na plataforma Confebras UNE, os benefícios da Loja do Cooperado chegarão a mais cooperados, em todo o Brasil. “Esse foi um projeto criado para os cooperados da Barracred, mas com a intenção de, no futuro, transformá-lo em um e-commerce nacional, com acesso a cooperados de todo o Brasil. Nós vamos iniciar esse processo na plataforma Confebras UNE”, comentou o diretor executivo da cooperativa, Aguinaldo Garcia.
Projeto social da Barracred compartilhado com outras coops
O Barracred Conecta é outra iniciativa que será compartilhada na plataforma Confebras UNE e o presidente da cooperativa, Luís Carlos Veguin, explica como: “Temos um modelo desenhado especialmente para esse projeto social, de formação de jovens da escola pública em Tecnologia da Informação. A ideia é disponibilizar essa metodologia como referência, podendo ser replicada por outras cooperativas, com a definição dos padrões de seleção, da grade de disciplinas, da carga horária, dos programas de estágio, assim como da empregabilidade, no momento de contratação. Nós acompanhamos esses jovens em todo o processo, e a intenção é contribuirmos para melhorar a vida também das famílias desses jovens e da comunidade.”
O projeto começou em janeiro de 2023, na cidade de Barra Bonita, em São Paulo, com 20 alunos e já está na segunda turma. O objetivo é contemplar um número cada vez maior de jovens. Os participantes têm a oportunidade de desenvolvimento pessoal e profissional, trabalhando competências técnicas e habilidades comportamentais. A intenção é ajudá-los a tornarem-se protagonistas de suas próprias histórias e profissionais capacitados para o mercado de trabalho, com a possibilidade de atuação inclusive no sistema cooperativista. O curso tem duração de 6 meses, com aulas teóricas e práticas, e mais 4 meses de estágio. Conheça mais sobre o projeto Barracred Conecta.
Novas formas de intercooperação
A intercooperação entre Confebras e Barracred também deve passar por outros produtos já desenvolvidos pela confederação. “Nós também vemos um potencial interessante de intercooperação em outras frentes. A partir do BureauCoop, por exemplo, nós conseguimos ter uma visão geral dos resultados das cooperativas de crédito no mercado financeiro nacional, o que pode ser também uma oportunidade de benchmarking. O projeto CooperaEduca é outro exemplo. Trabalhar a educação financeira deve ser uma ação prioritária no Brasil, afinal o percentual de pessoas endividadas no país chega a 70%. E nós temos que atuar para mudar essa realidade. Falar sobre educação financeira e cooperação com as crianças, que é a proposta do projeto, é essencial. As cooperativas de crédito têm um papel importante nesse sentido, e nós queremos contribuir ainda mais para isso.”, destacou o presidente da Barracred.
Fonte: Confebras
Discussão sobre post