As cooperativas de crédito apoiam milhões de brasileiros a começar o ano com as contas no azul. Especialistas em educação financeira e com um portfólio de produtos e serviços com opções para diversos perfis, as coops têm o compromisso de promover a saúde financeira de seus cooperados e fortalecer a economia local para beneficiar as comunidades onde estão inseridas.
“O trabalho das cooperativas sempre tem foco nas pessoas. É para elas que desenvolvemos soluções que as ajudem a lidar com necessidades do dia a dia. Sabemos que o começo do ano é uma época de planejamento. Em todo o Brasil, temos muitos exemplos de ações de cooperativas para apoiar seus cooperados a organizar seus orçamentos de forma sustentável. É a vocação do nosso segmento para a educação financeira colocada em prática”, destaca o presidente da Confebras, Moacir Krambeck.
No Sicoob UniCentro Br, umas das estratégias para promover a organização financeira entre os cooperados é estimular o registro de receitas e despesas mensais, seja em meio físico ou digital, para um maior controle das contas. Segundo a gerente de Investimentos da cooperativa, Roberta Almeida, colocar os números no papel é o primeiro passo para investir e conquistar metas maiores, como comprar uma casa ou um carro. “Mostramos aos cooperados que, com um planejamento bem estruturado para os ciclos de curto, médio e longo prazos, é possível alcançar esses objetivos de forma eficiente e segura”, explica a gestora.
Conhecer para investir
Com foco na educação financeira como ferramenta de autonomia e segurança, o Sistema Ailos oferece uma série de ações para os cooperados, como workshops e palestras, consultorias internas e programas de capacitação contínua, além de iniciativas sociais e comunitárias sobre práticas de poupança com famílias e crianças.
De acordo com o gerente de Gente e Gestão do Sistema Ailos, Diogo Angioleti, a ideia é mostrar aos cooperados que criar um orçamento mensal realista, controlar o uso do crédito e investir em conhecimento sobre o tema são ações fundamentais para começar o ano com a saúde financeira em dia. “A educação financeira é essencial para restabelecer o equilíbrio das finanças pessoais e quebrar ciclos de endividamento excessivo”, pondera.
“Estudos mostram que a falta de planejamento financeiro é uma das principais causas de inadimplência, especialmente entre as novas gerações. Além disso, o desconhecimento sobre como gerenciar recursos e a ausência de reserva financeira impedem muitas pessoas de se prepararem para o futuro. Então, ter mais educação financeira capacita desde cedo os indivíduos a tomar decisões conscientes sobre suas finanças”, completa Angioleti.
Inovação
Em tempos de rápida transformação digital do setor financeiro, a gerente de Inclusão e Educação Financeira do Sicredi, Cristiane Amaral, afirma que os cooperados devem utilizar a tecnologia a seu favor e destaca a automatização de pagamentos como estratégia de planejamento financeiro. “As ferramentas digitais podem ser aliadas poderosas na criação de bons hábitos financeiros. Recomendamos o agendamento de pagamentos recorrentes para garantir agilidade e manter os compromissos financeiros em dia”, sugere a gestora.
Outra orientação aos cooperados é transferir automaticamente uma parte do salário para a carteira de investimentos, fazendo da poupança um hábito regular. “É possível ter um orçamento mais equilibrado e uma vida financeira mais tranquila e as cooperativas de crédito são parceiras dos brasileiros nessa jornada”, ressalta.
Fonte: Confebras