• POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • CONTATO
  • MÍDIA KIT
MundoCoop - Informação e Cooperativismo
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
Sem resultado
Ver todos os resultados
MundoCoop - Informação e Cooperativismo

O futuro do agro no Brasil e a influência das cooperativas

MundoCoop POR MundoCoop
28 de janeiro de 2022
DESTAQUES DA REVISTA, ESPECIAL
REVISTA EVENTO

REVISTA EVENTO

CompartilheCompartilheCompartilheCompartilhe

O mundo continua sentindo as consequências da pandemia que, entre muitas coisas, chamou atenção de todos para a questão da fome. E é nesse cenário que o agro ganha um grandioso e merecido destaque. 

OUÇA ESTE CONTEÚDO

E quando falamos em agro não podemos deixar de ressaltar o quanto o Brasil representa. E mais! O quanto as cooperativas são importantes. São elas que estão garantindo a segurança alimentar de todos, estão na base do desenvolvimento das comunidades, estão gerando trabalho e renda e impulsionando o futuro sustentável do mundo. 

Hoje, o Brasil conta com quase 2 mil cooperativas agro espalhadas pelo país que representam mais de 992 mil cooperados. Entre as 100 maiores empresas do agronegócio brasileiro, o cooperativismo está presente e o número de cooperativas se torna cada vez mais expressivo.

O sistema cooperativista já é responsável por 54% de tudo que é produzido no agro brasileiro. E a perspectiva é crescer ainda mais. Afinal, o agro não para e muito menos as cooperativas, certo?

E foi diante desse impressionante contexto que nos instiga a falar, pensar e repensar o agro no Brasil e no mundo, que a MundoCoop realizou, no dia 29 de novembro, a 2º edição do CoopTalks Agro!

Em formato totalmente online e gratuito, o evento reuniu especialistas, personalidades e cooperativistas, para antever as tendências e perspectivas no agronegócio. Foram 4 horas de conteúdo, mais de 7 mil inscrições e 21 mil visualizações. Além disso, o CoopTalks Agro bateu recorde de participação de cooperativas, com mais de 490 presentes no evento. 

O evento, apresentado por Luís Cláudio Silva, Diretor da MundoCoop, contou com a abertura de Márcio Lopes de Freitas, Presidente do Sistema OCB. Em sua fala, ele parabenizou o destaque das cooperativas agro, e ainda ressaltou a relevância de atuarmos em prol das pessoas que acreditam no cooperativismo. 

Em seguida, o palco virtual recebeu Marcos Fava Neves, Professor na USP e FGV. Sua palestra “10 comentários para 2022” evidenciou as oportunidades no mercado de alimentos, e a importância de as cooperativas acompanharem os movimentos mundiais, incluindo riscos climáticos e novos players. Para concluir, ele destacou que o setor deve se atentar as novas tendências, como o 5G. “Avancem com as cooperativas, para entregar a tecnologia 5.0 aos produtores e, assim, evitar desperdícios”, ressaltou. 

Após isso, Márcio de Andrade Madalena, diretor do Departamento de Cooperativismo e Acesso a Mercados do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA), trouxe seus comentários sobre a facilitação do acesso ao mercado, com a capacitação de cooperados e a atuação das cooperativas neste sentido. Madalena ainda destacou a necessidade de se voltar para tópicos como logística e marketing, e principalmente, para os desafios trazidos pela comunicação, item que merece plena atenção das cooperativas. 

Continuando o ciclo de palestras, o CoopTalks Agro contou com a participação de Maria Flávia Tavares, Economista e Dra em Agronegócios. Em sua fala “A Financeirização do Agronegócio e o Impacto nas Cooperativas”, ela destacou as mudanças no cenário de crédito agro nas últimas décadas. Entre os pontos discutidos por ela, esteve o aumento da demanda por crédito, que alavancou o surgimento de alternativas no setor privado. Para os próximos anos, ela destacou a importância da agenda sustentável, e como essas diretrizes irão ditar quem conseguirá obter incentivos e ofertas de crédito rural. 

Em seguida, o palco virtual recebeu Renato Girotto, CEO da Brain Agriculture. Com a palestra “Crédito Agrícola – Benefícios do Uso de Dados Analíticos para Concessão”, ele frisou os atuais desafios do financiamento, que incluem a análise de riscos e os impactos ambientais. Além disso, Girotto destacou a importância de digitalizar o processo de crédito agrícola, do monitoramento do campo aos processos de concessão de crédito. ““No final, vencerá quem fizer mais rápido…quem utilizar as tecnologias e ferramentas disponíveis no mercado, para alavancar o potencial do crédito”, afirmou. 

Concluindo as palestras, o CoopTalks Agro recebeu Sergio Munhoz Junior, Gestor de Agroindústria da TOTVS. Na palestra “Como as cooperativas ajudam a superar os desafios dos produtores rurais”, Munhoz destacou a inconstância do setor agro, que conta com variáveis climáticas e mercadológicas, resultado em incertezas diárias. Mesmo diante disso, ele destaca que o setor é um celeiro de oportunidades, e que com uma gestão bem estruturada, um trabalho focado na sucessão e o uso da agricultura digital, o agro pode atingir novos níveis. “A agricultura é uma área que permite grandes iniciativas”, finalizou.

Painel Top Coopers 

Após o ciclo de palestras, o CoopTalks Agro apresentou o painel “TOP COOPERS”, trazendo a gestão do agronegócio na perspectiva dos presidentes das maiores cooperativas do Brasil. O bate papo contou com a mediação de José Luiz Tejon, professor e especialista em agronegócio, e as presenças de Fernando Degobbi, Diretor Presidente da Coopercitrus; Neivor Canton, Presidente da Aurora Alimentos; Dilvo Grolli, Diretor Presidente da Coopavel e Jorge Possato, CEO da Cooperativa Veiling Holambra. 

No painel, os representantes das cooperativas puderam compartilhar um pouco de suas opiniões sobre temas em relevância na atualidade. Entre eles, a sustentabilidade no meio agro. “Produtores e cooperados precisarão conviver com as demandas da sustentabilidade. Precisamos vender as cooperativas com a imagem de sustentabilidade e produtividade, criando iniciativas que cumpram o compromisso do setor”, afirmou Dilvo Grolli. 

Em seguida, a mesa redonda discutiu o potencial dos produtores das regiões norte e nordeste, e como o setor pode trabalhar para alavancar os cooperados da região. Para Fernando Degobbi, a intercooperação é o caminho para levar desenvolvimento para essas regiões. “Deve ser um trabalho constante, com a presença da OCB. Devemos entender as cooperativas que lá estão, e buscar políticas públicas que ajudem os cooperados destas regiões”, destacou. 

O painel ainda discutiu o mundo da energia renovável, e como eles representam novas oportunidades para as cooperativas. Sobre este tópico, Jorge Possato evidenciou a ligação da produção de flores com o biogás e o biometano. “Este é um projeto relevante. Há resíduos que poderiam estar sendo usados para gerar energia limpa, mas que ainda são descartados. Devemos buscar investimentos para aumentar o número de cooperativas ligados a esse tipo de energia, e buscar formas de viabilizar a logística em torno deste produto”, pontuou. 

Por fim, Neivor Canton ressaltou mais uma vez a necessidade de as cooperativas reafirmarem a sua missão, e se atentarem a questões econômicas que as cercam. “Cada cooperativa irá cuidar e viabilizar os seus cooperados, ajudando pequenos produtores a colocarem seus produtos na mesa de clientes do mundo todo. O pequeno produtor precisa ser viável”, destacou. Para isso, articulação e apoio serão necessários para que esse cenário se confirme. 

Encerramento 

Para encerrar o CoopTalks Agro, o palco virtual recebeu Roberto Rodrigues, coordenador do Centro de Agronegócio na FGV. Em sua fala, ele destacou a confiança no cooperativismo, e como isso irá ajudar a expandir o movimento. “O capital social deve ter confiança no cooperativismo. Isso irá possibilitar o crescimento do setor, tornando possível que ele avance”, acentuou. Rodrigues ainda reafirmou que a intercooperação deve ser um objetivo das lideranças cooperativistas, de forma a cumprir os objetivos do movimento: apoio, sobretudo, ao cooperado. 

ANTERIOR

Novo mercado de oportunidades para as cooperativas

PRÓXIMA

O destaque do movimento cooperativista na Coop26

MundoCoop

MundoCoop

Informação e inspiração para o cooperativismo.

Relacionado Posts

Marina Lopes é Sócia do escritório BMAS Advogados
LEGISLAÇÃO

Cooperativa de crédito e alienação fiduciária de veículos: de quem é a responsabilidade do IPVA?

13 de junho de 2025
Cooperativas brasileiras ampliam papel estratégico na transição energética
PANORAMA COOP

Cooperativas brasileiras ampliam papel estratégico na transição energética

10 de junho de 2025
Andrea Iorio, palestrante, escritor best-seller e especialista em Transformação Digital e Inovação
COOP É TECH, COOP É POP

4 elementos para promover uma cultura de adoção da Inteligência Artificial nas Cooperativas

6 de junho de 2025
Agenda Institucional 2025 traça futuro do cooperativismo brasileiro
BRASILCOOP

Agenda Institucional 2025 traça futuro do cooperativismo brasileiro

4 de junho de 2025
tejon
PALAVRA DO TEJON

Cooperativismo, o exemplo de marketing ético

3 de junho de 2025
amazonia 1
INTERNACIONAL

COP30 na Amazônia se torna chamado global e cooperativo contra crise climática

29 de maio de 2025

Discussão sobre post

NEWSLETTER MUNDOCOOP

* Preenchimento obrigatório

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Juceg condecora Sistema OCB/GO em comemoração aos seus 125 anos de história
ACONTECE NO SETOR

Juceg condecora Sistema OCB/GO em comemoração aos seus 125 anos de história

16 de junho de 2025
Cooperativas do ES investem em energia solar e reduzem custos
GESTÃO & NEGÓCIOS

Cooperativas do ES investem em energia solar e reduzem custos

16 de junho de 2025
Produtores podem buscar desconto no Plano Safra por boas práticas agrícolas
AGRONEGÓCIO

Produtores podem buscar desconto no Plano Safra por boas práticas agrícolas

16 de junho de 2025
LinkedIn Instagram Facebook Youtube

FALE COM A MUNDOCOOP

MundoCoop - O Portal de Notícias do Cooperativismo

ANUNCIE: [email protected]
TEL: (11) 99187-7208
•
ENVIE SUA PAUTA:
[email protected]
•
ENVIE SEU CURRÍCULO:
[email protected]
•

EDIÇÃO DIGITAL

CLIQUE E ACESSE A EDIÇÃO 123

BAIXE NOSSO APP

NAVEGUE

  • Home
  • Quem Somos
  • Revistas
  • biblioteca
  • EVENTOS
  • newsletter
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Revista MundoCoop
  • Biblioteca
  • Newsletter
  • Quem Somos
  • Eventos
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você está dando consentimento para que os cookies sejam usados. Visite o nosso Política de Privacidade e Cookies.