Prever os movimentos do mercado parece tarefa difícil, mas não há como negar que certas tendências já têm ganhado espaço como protagonistas de uma nova realidade e, também, nova economia. Esse é o caso das parcerias.
Surgindo diversas vezes como uma alternativa para adentrar um cenário cada dia mais competitivo, a colaboração consegue combinar competências para explorar novas oportunidades, fortalecer a atuação e trazer um diferencial para quem aposta nessa iniciativa. Diferencial esse que se encontra em importante crescente no cooperativismo.
Muito mais que um princípio cooperativista, a intercooperação é uma estratégia que amplia o alcance dos negócios, pode atingir vários níveis de cooperação e, claro, representa um importante avanço para o movimento.
Investir nessa sinergia é o que marca a criação da Integra Unimed. Sendo um modelo inédito de negócios, a empresa é fruto da união entre a Central Nacional Unimed e a Seguros Unimed. Através de uma gestão compartilhada, apoiada pela Unimed do Brasil, a Integra se destaca pela inovação e evidencia o melhor das duas companhias, simbolizando um novo momento do Sistema Unimed que se baseia na integração.
Além de representar o esforço da nova gestão em tornar o Sistema Unimed ainda mais competitivo no segmento da saúde, o que guiou o desenvolvimento da Integra foi unificar processos comuns, sempre em busca de maior agilidade em entregas de alto impacto em ambas as companhias. “O objetivo é implementarmos um modelo de gestão inovador, de forma integrada e sistêmica, desenvolvendo modelos operacionais que garantam mais agilidade, simplicidade e eficiência no atendimento aos clientes, fortalecendo o protagonismo e a intercooperação do Sistema”, explica Dr. Helton de Freitas, presidente da Seguros Unimed, integrante do Comitê Gestor e parte do grupo que concebeu e implementou a nova empresa.
A Integra nasceu com uma perspectiva muito transformadora. Um movimento novo e completamente revolucionário no Sistema Unimed. No dia a dia do negócio, a Integra Unimed trabalha com a inovação de processos e tecnologias, utilizando o melhor das duas empresas, como os robôs e sistemas operacionais já utilizados na Seguros Unimed ou o SAW da CNU. “Isto é ter uma visão inovadora, estratégica e organizada, e que consolida o papel das casas nacionais do Sistema Unimed de identificar novas oportunidades para fortalecer o nosso cooperativismo e apoiar as cooperativas com iniciativas que visem ganho de mercado à marca Unimed como um todo”, reforça Dr. Luiz Paulo Tostes, presidente da CNU.
O diretor-executivo da Integra Unimed, Luis Fernando Rolim explica que a empresa atuará nos seguintes processos: credenciamento, qualificação e gestão da rede prestadora, qualidade e segurança do paciente, autorização, regulação médica e auditoria, regulação de sinistro, pagamentos de contas da rede direta e indireta, atenção ambulatorial e coordenação do cuidado. ”Tudo isso será trabalhado em linha com as macropolíticas do Sistema e as diretrizes da Unimed do Brasil, como cooperativismo, sinergia, apoio às Singulares e foco no cuidado”, acrescenta.
Ainda, essa união a serviço da competitividade busca alcançar inúmeros ganhos, como, por exemplo, melhorias no atendimento à carteira de clientes das duas empresas e do Intercâmbio, avanço na transformação digital das operações ponta a ponta, gerando resultados e possibilitando operações simplificadas para atender ao mercado, união de experiências na gestão da prestação de serviços de saúde e ampliação da capacidade de análise, automação e uso de tecnologias.
Constante expansão
O projeto da Integra Unimed teve início em 9 de junho de 2021, com o anúncio para lideranças da CNU e Seguros Unimed, seguida pela realização do trabalho prático e a união das Squads, e iniciou suas atividades oficialmente em janeiro de 2022.
Apenas cinco meses depois, em junho, a empresa já pode comemorar mais uma conquista. A inauguração de um novo espaço físico, representando o avanço da empresa e, evidenciando mais uma vez o impacto da gestão compartilhada. O novo andar, que fica no mesmo prédio da sede, na cedade de São Paulo, comporta mais 163 colaboradores e possui três salas de reunião. Um local amplo, moderno e aconchegante que reflete a essência e a cultura que está sendo construída.
Cultura esta de integração e cooperação que está não só moldando o futuro do cooperativismo, como também dando o “start” em uma mudança importante na perspectiva e na forma de atuar na Saúde Suplementar no Brasil.
Impacto da intercooperação
A unificação de processos comuns às duas empresas não só contribuirá para uma maior sustentabilidade dos negócios da Central Nacional Unimed e Seguros Unimed, fortalecendo os pilares financeiros e de serviços do Sistema Unimed, mas trará também melhorias no atendimento à carteira de clientes das duas empresas e do Intercâmbio (quando beneficiários são atendidos em praças diferentes da sua origem).
Credenciamento e gestão da rede prestadora, autorização e auditoria médica, regulação de sinistro, pagamentos de contas da rede direta e indireta e coordenação do cuidado são alguns dos processos que estarão sob gestão da empresa.
A Integra otimiza funções e aumenta o ganho de escala nas operações, padroniza procedimentos e protocolos, une experiências na gestão da prestação de serviços de saúde e na execução de regulação e auditoria. Ampliaremos a capacidade de análise, automação e uso de tecnologias, avançando na transformação digital das operações ponta a ponta, gerando melhores resultados e possibilitando operações simplificadas para atender ao mercado e aos beneficiários, além de um aumento da representatividade da marca junto à rede credenciada em praças como Grande São Paulo, Distrito Federal, Bahia e São Luís.
Essa iniciativa trará ainda mais sinergia, robustez e ganho de mercado à marca Unimed como um todo.
Futuro do cooperativismo
É um modelo inédito de negócio que o Sistema Unimed desenvolve pela intercooperação, criando bases sólidas que impulsionam o cooperativismo a partir de soluções positivas. Os benefícios desta parceria vão além da CNU e da Seguros Unimed, são para todo o Sistema Unimed, beneficiários e parceiros que constituem nossa jornada de atendimento.
Para as duas instituições tem o objetivo de ganhar escala e proporcionar mais sustentabilidade ao negócio; padronizar processos; e atuar na construção de um relacionamento unificado junto à rede de prestadores. Estamos falando da gestão de mais de 4.200 prestadores e de 3,5 milhões de clientes. A Integra fará a gestão de R$ 10 bilhões em sinistro/custo assistencial por ano, com a meta de redução de custo em R$ 627 milhões.
O beneficiário, por sua vez, é impactado com mais celeridade nos serviços de autorização, reembolso e auditoria médica, por exemplo.
As Unimeds sócias também compartilham dos resultados adquiridos, por meio da valorização do nosso atendimento; da qualidade da operação; da segurança assistencial sob estruturas de atendimento com acompanhamento próprio; e da satisfação dos clientes. Também contribuirá na oferta de consultorias e apoio na realização de regulação ou junta médica, por exemplo.
Diferencial e destaque
Beneficiários, parceiros e prestadores de serviço terão um ganho importante na percepção do serviço prestado pelo Sistema Unimed, com melhores práticas em negociações, construção de parcerias, bem como ganho de eficiência, que o tornará ainda mais competitivo em um mercado que se move rapidamente para a consolidação. Destacamos também uma expectativa de redução de custos significativa, tanto para a Central Nacional Unimed quanto para a Seguros Unimed, com a chegada da Integra. Entre as áreas que serão impactadas positivamente neste sentido, podemos destacar o credenciamento e gestão da rede, auditoria médica, compras e contratos entre outros.
Assim, estamos escrevendo mais um capítulo importante na história da Saúde Suplementar. Consolidar a agilidade dessas duas empresas do Sistema Unimed que atendem mais de 3,5 milhões de clientes é um passo valioso para ganharmos ainda mais eficiência, sempre com foco na excelência do cuidado e com o objetivo de entregar uma boa experiência aos clientes.
Por Fernanda Ricardi – Matéria publicada originalmente na edição 106 da Revista MundoCoop
Discussão sobre post