Celebrar o passado construindo o futuro. Esse foi o lema do Festival 120 que reuniu mais de 30 mil pessoas na Praça Theodor Amstad, em Linha Imperial, Nova Petrópolis – considerado o mais relevante sítio histórico preservado do cooperativismo do mundo.
Durante três dias, de 9 a 11 de dezembro, o Festival comemorou os 120 anos da Sicredi Pioneira, a mais antiga instituição financeira privada em funcionamento no Brasil, e se tornou um marco na história do cooperativismo da América Latina. Apresentações culturais, shows de música, brinquedos, gastronomia e jogos integrativos fizeram parte das 120 experiências proporcionadas pelo evento. “Estamos celebrando hoje a união. Foi a crença na união e no pensamento coletivo há 120 anos que resultou em uma cooperativa de crédito focada na comunidade. E nada melhor do que um festival com atrações para todos os públicos para comemorar esse marco histórico. Estamos imensamente felizes em receber pessoas de todas as nossas cidades de atuação neste local que tem uma representatividade importante para a nossa história. E como um verdadeiro presente para a comunidade, estamos deixando – além de legado e cultura – a Praça Theodor Amstad, totalmente reformada e reinaugurada recentemente”, declarou o presidente da Sicredi Pioneira, Tiago Luiz Schmidt.
Com uma história que se conecta com a do cooperativismo no Brasil, o sítio histórico localizado em Linha Imperial, Nova Petrópolis, guarda uma mensagem que vai além do papel, mostrando a resiliência de um movimento que acompanhou as mudanças do tempo e se desenvolveu sem deixar sua essência e principal objetivo: transformar vidas. “Emocionante estar onde tudo começou. Todas as cooperativas e seus cooperados deveriam conhecer a Linha Imperial. Afinal de contas, estamos comemorando os 120 anos do sistema financeiro cooperativo brasileiro”, lembrou Luís Cláudio Silva, diretor da MundoCoop, uma das maiores plataformas de comunicação sobre o cooperativismo no Brasil e no mundo, durante sua presença nas comemorações.
Além de promover experiências para a comunidade, o Festival 120 também foi espaço para os comerciantes e indústrias locais apresentarem seus produtos para os visitantes. “Nossa participação superou as expectativas. Viemos junto com a Sicredi com o objetivo de divulgar nossos produtos e serviços e acabamos, além de apenas divulgar, comercializando muito produtos para um público de todas as regiões, desde cidades próximas até turistas de outros estados”, avalia Adriano Sander, da Casa Sander, uma agroindústria especializada em frutas, geleias e sucos artesanais que fica em Nove Colônias, há poucos quilômetros da localidade.
Em busca de diversão para a família, Ivete Hansen, veio de Dois Irmãos e curtiu o dia no Festival. “Viemos de Dois Irmãos almoçar em Nova Petrópolis e aproveitamos a programação, que está maravilhosa. Atividades para todos os públicos que fazem até a gente soltar a criança interior e se divertir”, concluiu. Entre toda a programação com 120 atrações, três grandes shows marcaram as noites do evento: o Natal Cooperativo e as apresentações de Nenhum de Nós e Família Lima. No domingo, último dia de evento, houve ainda a produção coletiva de um bolo de 120kg e com ele, um parabéns especial no palco principal, que marcou oficialmente a celebração desta data tão importante.
EM BREVE: Importante marco para o cooperativismo, a celebração da Sicredi Pioneira se entrelaça com a história centenária do cooperativismo no Brasil. Na primeira edição de 2023 da Revista MundoCoop, acompanhe uma reportagem especial sobre esse marco histórico e veja como as cooperativas se consolidaram no país.
Por Redação MundoCoop
Matéria publicada na Revista MundoCoop edição 109
Discussão sobre post