• POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • CONTATO
  • MÍDIA KIT
MundoCoop - Informação e Cooperativismo
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
Sem resultado
Ver todos os resultados
MundoCoop - Informação e Cooperativismo

Como os líderes do cooperativismo devem usar dados para tomar melhores decisões

MundoCoop POR MundoCoop
23 de agosto de 2022
COOP É TECH, COOP É POP
img 1 22

img 1 22

CompartilheCompartilheCompartilheCompartilhe

COLUNA COOP É TECH, COOP É POP

Gostaria que você se imaginasse na seguinte situação: certa manhã você esteja em um supermercado, no corredor de cereais, e tem que escolher qual cereal é supostamente “melhor para sua saúde”. 

Imagine que você faça isso de forma “manual” e analógica: você vai, item por item, marca por marca, lendo ingrediente por ingrediente, examinando os fatores nutricionais um após o outro, e toma sua decisão a partir dos dados que você obteve. Isso seria eficiente?  

Com certeza não, já que você certamente não vai conseguir voltar para casa nem a tempo para o café da manhã, sem pensar o jantar.  

Mas porque esse processo é tão ineficiente? Porque simplesmente ele contempla a análise de dados demais, o que além de levar muito tempo, nos pode prejudicar em processos de tomada de decisão. 

Afinal, como tudo, dados são uma faca de dois lados: assim como tomar decisões sem dados é péssimo, pois não torna o processo de tomada assertivo mas o baseia no achismo e na intuição apenas (um pouco como era no mundo analógico), dado demais também pode nos travar no processo de decisão porque nos confunde, nos tira o foco do que é importante, um pouco como o “paradoxo do escolha” nos ensina (que diz que quando temos muitas opções à disposição, nos tomamos piores decisões). Voltando ao exemplo dos cereais, tenha certeza que você não vai tomar uma melhor decisão…pelo contrário! Vai ficar confuso, ansioso e travado diante de tanto dado e opção! 

E veja que já vivemos num mundo de muito dado, onde mais de 90% dos dados gerados desde o começo da humanidade foram gerados na última década, e onde hoje estamos na casa de 97 Zettabytes de dados previstos até fim de 2022 segundo o Statista (que apenas para ter uma ideia é um número com 12 zeros). É tanto dado que o cientista de dados Brasileiro e grande amigo Ricardo Cappra, criou o termo “Infoxicação” para definir esta intoxicação de dados que temos, e a consequente dificuldade em gerenciá-los.  

Mas calma, se você achar que isso é muito dado, esse volume de dados é nada comparado com o que nos espera! 

Em um mundo da Inteligência Artificial, da computação em nuvem, e do Metaverso onde você irá poder metrificar tudo, desde o movimento da mão do seu cliente pegando na embalagem de um produto, até a velocidade com que um item cai da sua prateleira mais alta, ou até mesmo a intensidade da vibração de uma geladeira que contém vinhos caros, você vai ter exatamente o mesmo problema que vai ter no exemplo dos cereais. Qual problema? Que simplesmente serão dados demais. 

Você percebe que no futuro, o grande desafio dos líderes no cooperativismo não será mais captar os dados (isso virará commodity, em um mundo onde tudo é metrificável), mas ter a cultura analítica para processar todo esse dado, e  a escolha das métricas a serem monitoradas e priorizadas?   

E é justamente por isso que iremos neste artigo explorar como podemos fazer isso tudo.  

Vamos voltar ao tema que abordamos: se não são os dados que nos dão vantagem competitiva, pois virarão commodity, o que será que precisamos para tomarmos melhores decisões? Fundamentalmente será a escolha das métricas – e suas correlações entre elas – que irão trazer insights inovadores, diante de uma concorrência que talvez não esteja olhando para elas, mas apenas para as métricas tradicionais de negócio.  

Deixe eu explicar melhor: quando você olha para as métricas que são medidas dentro das cooperativas, sempre acha as mesmas: resultados de vendas – que são comparados mês a mês, ano a ano -, estoque, histórico de clientes, personas, custo de aquisição, LifeTimeValue, e assim por diante. Ou seja, de fato quando você olha para organizações diferentes, elas tendem a ter as mesmas métricas! O que pode mudar entre elas pode ser a profundidade dos dados, a sua qualidade, o quão atualizados eles são, e assim por diante, mas os Dashboards de controle são quase todos iguais, convenhamos. 

Pense na seguinte analogia: se empresas fossem aviões, os pilotos (ou seja lideres) olham para mais ou menos os mesmos painéis no cockpit. Isso dá a oportunidade de se diferenciar, na hora de “pilotar o seu avião” até um certo ponto, pois será difícil obter insights tão originais e diferenciados se estivermos olhando para o mesmo “painel de controle”. Mas na medida que o meu painel de controle estiver totalmente diferente, olhando para indicadores totalmente diferentes pois o “piloto” acreditar que é isso que mais antecipa futuras expectativas do cliente ou tendências externas, você abre de muito o leque de possibilidade de diferenciação e vantagens competitivas que você pode alcançar. 

Então como bons pilotos, os líderes do cooperativismo na era da digitalização e do metaverso serão os que se envolvem em detalhe na identificação das métricas de controle, e constantemente redesenham com seus times os cockpits em cima dos quais tomarão suas decisões mais preditivas e inovadoras – aproveitando da enorme granularidade de dados vindo das cooperativas hoje em dia.   


*Andrea Iorio é autor bestseller e Digital Transformation Keynote Speaker

Coluna publicada originalmente na edição 107 da Revista MundoCoop

ANTERIOR

Incorporar práticas sustentáveis atrai e retém associados a cooperativas de crédito

PRÓXIMA

5 lições que aprendi no Concred 2022

MundoCoop

MundoCoop

Informação e inspiração para o cooperativismo.

Relacionado Posts

Andrea Iorio, palestrante, escritor best-seller e especialista em Transformação Digital e Inovação
COOP É TECH, COOP É POP

Porque a experiência do cooperado ganha da ideação e execução, na era da Inteligência Artificial

24 de abril de 2025
Andrea Iorio, palestrante, escritor best-seller e especialista em Transformação Digital e Inovação
ARTIGO

Como usar melhor a Inteligência Artificial? Tendo melhores perguntas, não respostas

19 de novembro de 2024
Andrea Iorio, palestrante, escritor best-seller e especialista em Transformação Digital e Inovação
ARTIGO

Passado, Presente e Futuro: como equilibrar as “3 caixas” na gestão da cooperativa, e ter ambidestria? – Andrea Iorio é palestrante e escritor best-seller

2 de outubro de 2024
Andrea Iorio, palestrante, escritor best-seller e especialista em Transformação Digital e Inovação
COOP É TECH, COOP É POP

“Estratégias para a Capacitação Digital dos Cooperados: O Caminho para a Inovação”

30 de agosto de 2024
*Por Andrea Iorio, palestrante, escritor best-seller e especialista em Transformação Digital e Inovação
COOP É TECH, COOP É POP

A importância das cooperativas investirem em Capital Humano na era da Inteligência Artificial

9 de maio de 2024
Andrea Iorio, palestrante, escritor best-seller e especialista em Transformação Digital e Inovação
COOP É TECH, COOP É POP

O que o primeiro implante de chip cerebral da Neuralink significa para líderes do cooperativismo

22 de fevereiro de 2024

Discussão sobre post

NEWSLETTER MUNDOCOOP

* Preenchimento obrigatório

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Especial 10 Tendências para o Cooperativismo: Desafios de Trabalho e Bem-Estar Social
DESTAQUES

Especial 10 Tendências para o Cooperativismo: Desafios de Trabalho e Bem-Estar Social

8 de maio de 2025
Cooperativas de coleta seletiva ampliam produção por meio de incentivos e iniciativas de aprimoramento
ACONTECE NO SETOR

Cooperativas de coleta seletiva ampliam produção por meio de incentivos e iniciativas de aprimoramento

8 de maio de 2025
Cooperativa de saúde incorpora nova unidade e amplia presença em Minas Gerais
GESTÃO & NEGÓCIOS

Cooperativa de saúde incorpora nova unidade e amplia presença em Minas Gerais

8 de maio de 2025
LinkedIn Instagram Facebook Youtube

FALE COM A MUNDOCOOP

MundoCoop - O Portal de Notícias do Cooperativismo

ANUNCIE: [email protected]
TEL: (11) 99187-7208
•
ENVIE SUA PAUTA:
[email protected]
•
ENVIE SEU CURRÍCULO:
[email protected]
•

EDIÇÃO DIGITAL

CLIQUE E ACESSE A EDIÇÃO 122

BAIXE NOSSO APP

NAVEGUE

  • Home
  • Quem Somos
  • Revistas
  • biblioteca
  • EVENTOS
  • newsletter
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Revista MundoCoop
  • Biblioteca
  • Newsletter
  • Quem Somos
  • Eventos
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você está dando consentimento para que os cookies sejam usados. Visite o nosso Política de Privacidade e Cookies.