• POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • CONTATO
  • MÍDIA KIT
MundoCoop - Informação e Cooperativismo
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
Sem resultado
Ver todos os resultados
MundoCoop - Informação e Cooperativismo

Setor educacional cooperativista proporciona desenvolvimento socioeconômico em todo o país

Mundo Coop POR Mundo Coop
28 de julho de 2025
DESTAQUES
Setor educacional cooperativista proporciona desenvolvimento socioeconômico em todo o país

Setor educacional cooperativista proporciona desenvolvimento socioeconômico em todo o país

CompartilheCompartilheCompartilheCompartilhe

Nos últimos anos, o cooperativismo educacional ganhou novo fôlego no Brasil ao mostrar que é possível aliar pedagogia, inclusão social e desenvolvimento comunitário. Essa transformação tem sido viabilizada pela maneira como as instituições cooperativas se relacionam com seus educadores, alunos e comunidades, promovendo um ensino participativo e consciente.

Uma das referências desse movimento é a Cooperativa de Trabalho dos Profissionais em Educação da Região Sul do Brasil (COEDUCARS), que atua há mais de 20 anos promovendo formação com base nos princípios cooperativistas.

Em entrevista exclusiva à MundoCoop, Fátima Hallal, presidente da COEDUCARS, compartilha como a educação tem sido uma ponte sólida para o avanço do cooperativismo em diferentes regiões. “Acreditamos que a educação é a semente do cooperativismo. Ao formar pessoas conscientes, éticas e participativas, estamos construindo as bases de uma sociedade mais justa e colaborativa”, afirma Hallal.

Educação com raízes profundas

A atuação cooperativa também se espalha pelo interior do Brasil levando inovação e autonomia para escolas agrícolas. No Paraná, 21 colégios agrícolas e florestais foram transformados a partir da regulamentação das cooperativas-escola, que oferecem aos estudantes uma vivência prática e participativa da gestão educacional e produtiva.

Fatima Hallal
Fátima Hallal, Presidente da COEDUCARS

O Colégio Agrícola da Lapa é um dos destaques dessa nova fase. Nele, os alunos participam das decisões, realizam manutenções, investem em infraestrutura e integram teoria e prática de maneira inédita. Tais ações contribuem ativamente para a mudança de paradigma, que transforma o entendimento sobre engajamento, consciência e autogestão.

O impacto positivo dessas experiências também é sentido em estados como Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Neles, a cooperativa lidera projetos como Educando para o Campo e Semear, voltados à valorização do meio rural e ao fortalecimento do protagonismo juvenil. As iniciativas, realizadas em parceria com cooperativas locais, integram formação cidadã, capacitação profissional e preservação ambiental.

Para Fátima, o fortalecimento da educação no campo demonstra o potencial da educação cooperativista para a transformação do ensino nas comunidades rurais. “Quando o jovem aprende, desde cedo, a trabalhar em equipe e a gerir recursos de forma consciente, ele se torna um agente de transformação para sua comunidade”, avalia.

Formação e transformação

O impacto da educação cooperativista vai além do currículo tradicional e é ampliado pela proposta pedagógica baseada na solidariedade e na participação coletiva.

Fátima explica que as cooperativas educacionais promovem o desenvolvimento de competências éticas, empreendedoras e sociais, o que resulta no éticas e sociais, capazes de impactar diretamente a vida pessoal e profissional dos educados e educandos. “O nosso ensino vai além do conteúdo. Formamos cidadãos preparados para construir soluções conjuntas e atuar de forma ética em qualquer espaço social”, aponta

A COEDUCARS exemplifica esse compromisso com programas como o Jovem Aprendiz Cooperativo, cursos de liderança e empreendedorismo, sempre voltados para a inclusão social e a capacitação profissional.

Essas ações fortalecem redes locais e criam oportunidades inúmeras comunidades nas quais as escolas estão presentes. “A formação educacional fortalece não apenas o indivíduo, mas também o tecido social das comunidades. Quando investimos na juventude, na capacitação de mulheres e na formação de lideranças, geramos desenvolvimento sustentável em várias frentes”, reforça a dirigente.

Essa abordagem também se reflete no sucesso das cooperativas educacionais no Espírito Santo, como a Coopesma e a Coopeducar, que se destacaram entre as melhores escolas no Enem 2024.

A Coopesma, do município de São Mateus, alcançou média geral de 637,7 pontos, segundo melhor desempenho histórico, e se destacou especialmente na Redação, com 847,6 pontos. Já a Coopeducar, de Venda Nova do Imigrante, obteve média de 635,4 pontos, com a melhor nota em Redação desde sua fundação, 826.

Ao Sistema OCB/ES, Zenilza Pauli, diretora pedagógica da Coopesma, diz que os resultados são fruto de um trabalho coletivo pautado em metas claras e valorização dos professores. “Estamos há 11 anos com o melhor resultado do Enem entre as escolas privadas da região”, afirmou.

Esses exemplos reforçam a eficácia do modelo cooperativista na construção de ambientes de aprendizagem mais conectados com a realidade local. Além disso, o investimento na valorização dos profissionais da educação mostra que o cooperativismo pode ser um diferencial competitivo na qualidade do ensino.

Educação com propósito

O impacto do cooperativismo na educação também se reflete em programas que unem inovação e transformação social. Um dos maiores exemplos é o A União Faz a Vida, promovido pela Fundação Sicredi. Com 30 anos de existência, o programa já beneficiou mais de 5 milhões de crianças e adolescentes em 15 estados brasileiros, oferecendo uma proposta pedagógica baseada em projetos cooperativos.

A experiência do programa demonstra que o cooperativismo, mais do que um modelo econômico, é uma ferramenta para a formação cidadã. A habilidade do setor em aproximar estudantes, famílias, educadores e cooperativas, cria uma rede de compromisso com o bem comum e com o desenvolvimento local.

Essa mesma lógica orienta a gestão de Fátima Hallal, que atua para ampliar as ações de formação para públicos diversos por meio de parcerias com o Sistema Ocergs/Sescoop e a Federação das Cooperativas Educacionais do RS (FECOEDUC). “Nosso foco está em capacitar para a vida. Acreditamos que toda comunidade pode ser protagonista do seu próprio desenvolvimento quando tem acesso à educação de qualidade e à cooperação verdadeira”, conclui Hallal.


Por João Victor, Redação MundoCoop

ANTERIOR

Lideranças paulistas concluem capacitações focadas em gestão de cooperativas de crédito

PRÓXIMA

Cooperativas de crédito liberam 90% do Plano Safra através do BNDES

Mundo Coop

Mundo Coop

Relacionado Posts

destaque 2 2
DESTAQUES

Brasil sai do Mapa da Fome, afirma relatório da ONU

28 de julho de 2025
Movimento cooperativo global traça estratégias para 2025 e além
DESTAQUES

Movimento cooperativo global traça estratégias para 2025 e além

25 de julho de 2025
Movimento de migração abre novas oportunidades para os cooperativas no país
DESTAQUES

Movimento de migração abre novas oportunidades para as cooperativas brasileiras

25 de julho de 2025
Agências do futuro: cooperativas transformam espaços físicos em pontos de conexão com a comunidade
DESTAQUES

Agências do futuro conectam cooperativas com as comunidades

22 de julho de 2025
Cooperativas financeiras somam19 milhões de cooperados e quase R$900 bi em ativos
DESTAQUES

Cooperativas financeiras somam 19 milhões de cooperados e quase R$900 bi em ativos

24 de julho de 2025
Cresol 30 anos: Da semente do cooperativismo ao protagonismo no sistema financeiro
CAPA

Cresol 30 anos: Da semente do cooperativismo ao protagonismo no sistema financeiro

18 de julho de 2025

NEWSLETTER MUNDOCOOP

* Preenchimento obrigatório

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

destaque 2 2
DESTAQUES

Brasil sai do Mapa da Fome, afirma relatório da ONU

28 de julho de 2025
Inteligência artificial nos conselhos: de apoio à exigência - Marina Ferreira é Senior Client Partner na Korn Ferry
ARTIGO

Inteligência artificial nos conselhos: de apoio à exigência – Marina Ferreira é Senior Client Partner na Korn Ferry

28 de julho de 2025
Política para manter jovens agricultores no campo agora é lei
AGRONEGÓCIO

Política para manter jovens agricultores no campo agora é lei

28 de julho de 2025
LinkedIn Instagram Facebook Youtube

FALE COM A MUNDOCOOP

MundoCoop - O Portal de Notícias do Cooperativismo

ANUNCIE: [email protected]
TEL: (11) 99187-7208
•
ENVIE SUA PAUTA:
[email protected]
•
ENVIE SEU CURRÍCULO:
[email protected]
•

EDIÇÃO DIGITAL

CLIQUE E ACESSE A EDIÇÃO 124

BAIXE NOSSO APP

NAVEGUE

  • Home
  • Quem Somos
  • Revistas
  • biblioteca
  • EVENTOS
  • newsletter
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Revista MundoCoop
  • Biblioteca
  • Newsletter
  • Quem Somos
  • Eventos
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você está dando consentimento para que os cookies sejam usados. Visite o nosso Política de Privacidade e Cookies.