O novo episódio do Papo Coop recebeu Tais Di Giorno, Jornalista e Fundadora da Sálvia Soluções, para analisar o papel das cooperativas frente às novas normas de segurança do trabalho implementadas pelo Governo Federal.
A conversa liderada por Leonardo César, jornalista da MundoCoop, incluiu temas relacionados às atribuições das gestões cooperativas na proteção da saúde mental dos cooperados, bem como os desafios para execução efetiva das boas práticas e adequação às exigências legais.
O bate-papo também avaliou as mudanças trazidas pela atualização da Norma Regulamentadora (NR-1), que prevê as diretrizes para garantir a saúde do trabalhador no ambiente de trabalho. A seção reservada para apresentar as perspectivas da implementação da medida trouxe reflexões sobre como o bem-estar impacta diretamente na produtividade do colaborador.
Neste cenário, a transformação do ambiente organizacional requer uma série de mudanças que, por muitas vezes esbarram em questões estruturais. Para isso, Tais destacou a importância da criação de um espaço de escuta ativa para o acolhimento dos funcionários das cooperativas e desenvolvimento de novas ações. “Penso que as cooperativas deveriam implementar um comitê diverso, para cada um trazer a sua visão sobre as ações discutidas. Algo sem hierarquia, bem democrático”, expressou.
Os impactos trazidos pela instabilidade psicológica nas gestões e no mercado financeiro também integraram a discussão do episódio. De acordo com a especialista, a omissão do cuidado emocional dos colaboradores acarreta na falta de engajamento, rotatividade de pessoal e, em piores casos, afastamentos por saúde. “Enxergo as ações de promoção da saúde mental como uma coisa contínua e não só por esse nosso desejo por um mundo melhor, mas também pela economia. A economia global perde 1 trilhão de dólares por ano por conta de transtornos mentais. Um transtorno mental negligenciado traz impactos na economia”, destacou.
Confira o episódio na íntegra!
Por Redação MundoCoop