Nos últimos anos, o cooperativismo brasileiro se tornou um grande apoiador do agro. Com programas e iniciativas voltadas ao setor, as cooperativas de crédito principalmente, se tornaram essenciais para a democratização do financiamento rural.
Esse papel de destaque foi tema do episódio especial do Papo Coop, apresentado pelo membro editorial da MundoCoop, José Luiz Tejon. No episódio que recebeu Marcelo Pimenta, Head de Agronegócios da Serasa Experian, o debate principal se deu na identificação de como as cooperativas podem incentivar boas práticas agrícolas e direcionar investimentos para produtores com maior conformidade socioambiental.
Também parceira desse momento de crescimento do agronegócio, a Serasa Experian possui uma série de ferramentas e iniciativas voltadas ao setor. “A Serasa Experian é a empresa com a maior capacidade informacional para apoiar líderes de cooperativas e cooperados no processo de entendimento do seu ambiente de produção, dessa forma podendo acessar o crédito e ferramentas de monitoramento disponíveis em todo o território brasileiro”, destacou Pimenta ao longo da conversa.
Quando o assunto é o crédito para o produtor, Pimenta destaca que as cooperativas são uma das maiores forças para apoiar o custeio da produção rural. Segundo ele, tal cenário com participação das cooperativas e de empresas como a Serasa Experian, cria um ambiente onde há a capacidade de crédito e a proximidade com a realidade do produtor, tornando o caminho até os recursos mais dinâmico e acessível.
Diante deste cenário, a companhia tem traçado um caminho de grande proximidade com as cooperativas. “Desenhamos soluções que atendem as maiores necessidades do produtor. Nos últimos dois anos, crescemos na participação nas cooperativas de crédito, e com isso buscamos ter em nosso leque de iniciativas, a de fornecer o maior conjunto de informações possível, seja para a prospecção de novos cooperados, ou para a gestão de risco na produção”, destaca.
Entre as plataformas à disposição, estão a Farm 360, Agro Score e Monitoramento de Safra, que ajudam na avaliação da capacidade financeira e redução da inadimplência.
Resultado de mais de quatro anos de trabalho, as plataformas da Serasa Experian são um recurso que apoia as cooperativas no processo de análise das informações do produtor, para que ele tenha acesso a melhores taxas de juro, garantindo previsibilidade e garantindo crédito sustentável. “Com essas ferramentas, buscamos dar uma visão a cooperativa e ao produtor, vinculando-o ao seu ambiente de produção”, aponta Pimenta.
Além disso, a conversa ainda trouxe outros pontos de destaque, como os diferentes perfis de produtor. Para Pimenta, analisar cada perfil é a chave para entender o cenário de cada cooperado, criando cenários para eles estejam em conformidade com outras questões, incluindo as socioambientais, cada vez mais importantes diante do protagonismo do Brasil no agronegócio sustentável.
Para completar, Pimenta destaca ainda que o ecossistema atual traz melhores condições para que o cooperado e produtor tenha caminhos para alavancar sua produção, não apenas com o apoio das cooperativas, mas também com outros atores importantes como a Serasa Experian, que traz ferramentas que podem ser integradas ao dia a dia da cooperativa, facilitando o acesso do cooperado aos recursos e ferramentas disponíveis.