• POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • CONTATO
  • MÍDIA KIT
MundoCoop - Informação e Cooperativismo
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
Sem resultado
Ver todos os resultados
MundoCoop - Informação e Cooperativismo

O Papo Coop está de volta – Confira o novo episódio!

MundoCoop POR MundoCoop
14 de janeiro de 2022
DESTAQUES
CompartilheCompartilheCompartilheCompartilhe
PapoCoop 16 Site Interno

O Papo Coop está de volta. E no primeiro episódio do ano, a MundoCoop recebe em seu palco virtual o jornalista e consultor especializado em Comunicação, Imagem e Reputação Corporativa, FRANCISCO CARVALHO. Para falar sobre a geração prateada, ele traz o tema A REVOLUÇÃO DA LONGEVIDADE. 

A pandemia trouxe diversas incertezas para a humanidade. E para as pessoas +60, tal cenário trouxe uma preocupação que foi além da própria saúde, atingindo os campos sociais e profissionais. Como mudar este cenário? Carvalho inicia o papo trazendo sua experiência diante deste contexto. Como melhorar a qualidade de vida de uma população que foi segregada ao longo da pandemia? Como inseri-los novamente em um mercado de trabalho tão instável e ao mesmo tempo, competitivo? 

“A revolução da longevidade se caracteriza pelo crescimento da população 50+” 

A humanidade está envelhecendo. Nos últimos anos, essa população tem aumentado cada vez mais. Os motivos são inúmeros: aumento da expectativa de vida, novos procedimentos na medicina, maior qualidade de vida e ainda, a baixa taxa de natalidade. Em uma sociedade mais velha, soluções para essa população – que está vivendo ao menos 10 anos mais – estão no centro das atenções. 

Esta geração prateada – chamada assim devido aos fios grisalhos característicos – viverá mais, e com mais saúde. Ela por si só, representa uma revolução diante da figura do idoso que conhecíamos: são pessoas ativas, que vivem por si só, praticam esporte e tomam as rédeas do próprio futuro. A geração prateada é, assim como a geração Z, antenada nas últimas tecnologias, buscando sempre fazer o bom uso das ferramentas disponíveis hoje. 

“A sociedade brasileira está envelhecendo rápido, com o público 60+ representando 16% da população atual” 

O fenômeno do envelhecimento populacional atinge o mundo todo, e no Brasil não é diferente. Somos hoje uma nação que envelhece cada vez mais rápido, com mais de 34 milhões situadas nesta faixa, e com perspectivas para que esse número duplique até 2050. Hoje no Brasil existem mais avós do que netos. Até 2030, o Brasil terá 20% de sua população, acima dos 60 anos. 

“A geração prateada representa um grupo de alto potencial de consumo” 

Com o envelhecimento da população, a economia igualmente se modifica. Estamos falando de uma geração acostumada a ter casa própria, carro e outros bens. Uma geração que “fez” mais dinheiro do que qualquer outra, acumulando riquezas ao longo da vida. Juntas, as pessoas 60+ hoje representariam a terceira maior economia do mundo. 

No Brasil, 64% das famílias são “bancadas” por pessoas com mais de 60 anos. Tal público possui uma renda anual de aproximadamente 940 bilhões de reais, respondendo por 23% dos consumidores de bens e serviços do país. Somado a isso, esta é uma população digitalmente ativa, que mesmo diante dos desafios da idade, integram-se rapidamente às tecnologias da atualidade. 

“Mesmo representando um poderio econômico e digital, a população idosa ainda é alvo de preconceito no Brasil” 

Mesmo sendo um grupo que representa um grande poder dentro da sociedade, a população 60+ ainda sofre com um grande problema. O preconceito contra esse grupo, e que é mundialmente denominado Ageismo, é forte na sociedade brasileira, trazendo grandes impactos emocionais para essa população. 

Esse tipo de preconceito se revela em vários contextos, sendo o maior deles o mundo corporativo, onde as oportunidades de trabalho para as pessoas 60+ são cada vez mais escassas. Dados revelam que no Brasil atual, 60% dos desempregos são da geração prateada. Neste cenário, nem mesmo a experiência de uma vida é levada em conta por recrutadores, que priorizam pessoas mais novas. Com isso, uma aposentaria compulsória é colocada em prática, ignorando quaisquer ajuda que a experiência etária possa trazer para uma organização. 

“Erros corporativos poderiam ser evitados se houvesse uma união entre a energia e ambição da juventude, e a visão e experiência das gerações mais maduras” 

O mundo corporativo mudou, e hoje habilidades emocionais – as soft skills – são tão importantes quanto as habilidades técnicas. Em um cenário mundial onde máquinas tem tomado a frente dos negócios, unir experiência com a ambição das gerações mais novas, resultaria num cenário ideal para as corporações. 

“A busca por propósito é uma necessidade da população 60+” 

A revolução da longevidade se revela em diversos aspectos. Não apenas com uma geração integrada às novidades, e ativa economicamente e socialmente, mas também engajada em pedir mais representação. Hoje, tal população não se vê representada em propagandas e outros, e clamam por um retrato mais real do momento que essa geração vive. 

Estamos aqui falando de uma população que busca constantemente por um propósito e por um papel a cumprir. Essas pessoas questionam o legado que querem deixar, ao mesmo tempo em que refletem sobre o já aconteceu, e o que pode acontecer daqui em diante. Tal população está cada vez mais presente nos espaços, nas universidades e outros, mostrando uma vontade de viver. Essa ocupação de locais dos quais foram excluídos, revela-se uma grande característica desse grupo, que aos poucos retoma a sua voz. 

Tudo isso, vem com o objetivo de celebrar a maturidade. A geração prateada busca o mundo novo, querem desvendá-lo e conquistá-lo. A revolução da longevidade vem à medida em que os números em cima de um bolo, passam a ser apenas números 

Quer conferir o Papo Coop na íntegra? 

OUÇA agora o episódio 16 no Spotify. 

ASSISTA agora o episódio 16 no YouTube. 


Por Leonardo César – Redação MundoCoop


Outros destaques:

    ANTERIOR

    BC abre incrições para projetos de inovação focados no Real Digital

    PRÓXIMA

    Mapeamento de Programas de Desenvolvimento Cooperativo Internacional: nova plataforma de dados cooperativos é lançada

    MundoCoop

    MundoCoop

    Informação e inspiração para o cooperativismo.

    Relacionado Posts

    Projeto que reconhece o cooperativismo como manifestação cultural é aprovado na Câmara
    DESTAQUES

    Projeto que reconhece o cooperativismo como manifestação cultural é aprovado na Câmara

    13 de junho de 2025
    Papo Coop destaca impacto da educação corporativa no ambiente organizacional
    DESTAQUES

    Papo Coop destaca impacto da educação corporativa no ambiente organizacional

    12 de junho de 2025
    Apas Show 2025 evidencia impacto das cooperativas no varejo nacional
    DESTAQUES

    Apas Show 2025 evidencia impacto das cooperativas no varejo nacional

    11 de junho de 2025
    Cooperativas brasileiras ampliam papel estratégico na transição energética
    PANORAMA COOP

    Cooperativas brasileiras ampliam papel estratégico na transição energética

    10 de junho de 2025
    Especial 10 Tendências para o Cooperativismo: Democratização do conhecimento
    DESTAQUES

    Especial 10 Tendências para o Cooperativismo: Democratização do conhecimento

    9 de junho de 2025
    BC define novo marco regulatório para alavancagem das cooperativas financeiras
    DESTAQUES

    BC define novo marco regulatório para alavancagem das cooperativas financeiras

    9 de junho de 2025

    Discussão sobre post

    NEWSLETTER MUNDOCOOP

    * Preenchimento obrigatório

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sistema OCB dialoga sobre COP30 e agenda do cooperativismo no Governo Federal durante reunião em Brasilia
    ACONTECE NO SETOR

    Sistema OCB dialoga sobre COP30 e agenda do cooperativismo no Governo Federal durante reunião em Brasilia

    14 de junho de 2025
    Cooperativa de crédito impacta mais de 3.800 pessoas com ações de educação financeira
    ECONOMIA & FINANÇAS

    Cooperativa de crédito impacta mais de 3.800 pessoas com ações de educação financeira

    14 de junho de 2025
    Instituto de cooperativa goiana celebra aniversário com saldo de mais de 7 mil pessoas impactadas com projetos realizados
    SOCIAL

    Instituto de cooperativa goiana celebra aniversário com saldo de mais de 7 mil pessoas impactadas com projetos realizados

    14 de junho de 2025
    LinkedIn Instagram Facebook Youtube

    FALE COM A MUNDOCOOP

    MundoCoop - O Portal de Notícias do Cooperativismo

    ANUNCIE: [email protected]
    TEL: (11) 99187-7208
    •
    ENVIE SUA PAUTA:
    [email protected]
    •
    ENVIE SEU CURRÍCULO:
    [email protected]
    •

    EDIÇÃO DIGITAL

    CLIQUE E ACESSE A EDIÇÃO 123

    BAIXE NOSSO APP

    NAVEGUE

    • Home
    • Quem Somos
    • Revistas
    • biblioteca
    • EVENTOS
    • newsletter
    • Anuncie

    1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

    Sem resultado
    Ver todos os resultados
    • Home
    • Revista MundoCoop
    • Biblioteca
    • Newsletter
    • Quem Somos
    • Eventos
    • Anuncie

    1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

    Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você está dando consentimento para que os cookies sejam usados. Visite o nosso Política de Privacidade e Cookies.