Os resultados consolidados e o ranking final das empresas que compõem o Valor 1000 foram divulgados hoje. Realizada em parceria com a Fundação Getúlio Vargas e a Serasa Experian, a 24ª edição do Valor 1000 analisa 27 setores não financeiros da economia brasileira, as 1000 maiores empresas do país, as 50 maiores por região e oferece um panorama completo do setor financeiro, que inclui a classificação dos 100 maiores.
Utilizando-se de vários critérios, o Valor 1000 traça um panorama completo do cenário de negócios do Brasil. E há anos, as cooperativas possuem um amplo destaque no levantamento. Ao longo das suas edições, o Estudo ainda desenvolveu e adotou novas métricas, incluindo a mensuração de práticas ESG, que ganharam grande importância e impacto nos resultados econômicos das principais empresas e negócios do país.
Neste ano, mais de 40 cooperativas se destacaram. Entre elas, a Coamo e a C.Vale, que ocupam as posições 47 e 59, respectivamente. Logo em seguida, em 60º lugar, está a Lar, uma das maiores cooperativas agropecuárias do país.
Confira a seguir a lista de cooperativas entre as 1000 maiores empresas do país:
- Coamo
- C. Vale
- Lar
- Aurora
- Comigo
- Cocamar
- Copacol
- Cooperalfa
- Cooperativa integrada
- Coopercitrus
- Cooxupé
- Coasul
- Copasul
- Frimesa
- Cotrijal
- Coopavel
- Cocari
- Copercana
- Copercampos
- Capal
- Copérdia
- Coagril
- Copagril
- Coop
- Holambra
- Cotripal
- Coopertradição
- Cocatrel
- Coonagro
- Cocapec
- Primato
- Expocaccer
- Cotricampo
- Cotrisul
- Coagru
- Coopercarga
- Cotrisel
- Coplana
- Coopama
Confira aqui o ranking completo.
Maiores bancos
Avaliando diversos setores, o cooperativismo de crédito se destacou no ranking de “100 Maiores Bancos”. O Sicredi, um dos maiores sistemas de crédito cooperativo, conquistou o sétimo lugar. Além disso, também se destacou em outras 9 categorias do guia, que considera o balanço combinado do Sistema. Entre os destaques, ocupou a 6ª colocação entre os 20 maiores em Operações de Crédito e em Depósitos Totais, e o 7º lugar entre os 20 maiores em Receita de Intermediação, melhor Resultado Operacional sem Equivalência Patrimonial e os mais Rentáveis sobre o Patrimônio Médio, entre os grandes.
Em oitavo lugar, figura o Sicoob, que possui uma das maiores redes de atendimento físico do país. A instituição possui, segundo o levantamento, mais de R$237 milhões em ativos, e R$140 milhões em operações de crédito. Com grande presença no Brasil, o Sicoob é um dos principais apoiadores do setor agro e ainda, das micro e pequenas empresas.
Para conferir o ranking dos 100 Maiores Bancos, acesse aqui.
Fonte: Valor, com adaptação da MundoCoop