O fortalecimento da participação das novas gerações nos processos decisivos das cooperativas tem se tornado um pilar essencial para as gestões empenhadas na difusão do impacto gerado pelo setor e no desenvolvimento de novas soluções para o setor cooperativista.
Atendendo o crescimento da demanda sobre discussões acerca da expansão e importância expressiva da presença de jovens no cooperativismo, o novo Papo Coop trouxe Elaine Araujo, Coordenadora do Comitê de Jovens do Sistema OCB/RJ, para compartilhar a sua experiência na gestão cooperativista e analisar o panorama das iniciativas que discutem inclusão e diversidade no gerenciamento de cooperativas.
O bate-papo liderado por Leonardo César e Fernanda Ricardi, jornalistas da MundoCoop, incluiu discussões relacionadas aos desafios enfrentados tanto pelas gestões quanto pelos novos cooperados nas etapas de inclusão e algumas das tendências para as novas fases do cooperativismo no âmbito mundial.
A aproximação com o trabalho de base e a mensuração das atividades foram tópicos trazidos por Elaine como alternativas para a divulgação do trabalho realizado nas cooperativas. Para ela, o estímulo à coleta das métricas é valioso para divulgar o setor internacionalmente e manter o status sustentável do cooperativismo.
Aliada às práticas de coleta de dados, a gestora também apontou a comunicação como uma ferramenta essencial para a divulgação dos impactos promovidos pelas cooperativas. De acordo com Elaine, é necessário que os conteúdos publicados sejam produzidos a partir do que tem sido consumido nas plataformas. “Não adianta o conteúdo ir para a internet de uma forma engessada, diferente do conteúdo que vou consumir no meu dia a dia. Precisam ser coisas pequenas para que as pessoas busquem sobre o assunto, mas elas precisam, primeiro, saber que essas coisas existem”, pontuou.
Por fim, Elaine destacou que a avaliação de desempenho de uma cooperativa passa por diversos fatores. Entretanto ela alerta que as métricas sociais e o impacto positivo na comunidade da qual a cooperativa participa deve ser muito mais apreciado. “O sucesso da cooperativa às vezes não está só em números, está no social, no sucesso das pessoas que fazem parte dessa cooperativa”, destacou.
Não perca! Confira o episódio na íntegra:
Por Redação MundoCoop