• POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • CONTATO
  • MÍDIA KIT
MundoCoop - Informação e Cooperativismo
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
Sem resultado
Ver todos os resultados
MundoCoop - Informação e Cooperativismo

Engajamento de colaboradores: como esse fator pode transformar a marca da cooperativa

MundoCoop POR MundoCoop
17 de junho de 2023
DESTAQUES
O impacto de ter colaboradores que defendem a sua marca

O impacto de ter colaboradores que defendem a sua marca

CompartilheCompartilheCompartilheCompartilhe

Hoje mais do que nunca, despertar nos colaboradores o sentimento de orgulho e pertencimento são os pontos chave para o sucesso de toda marca.  

Segundo Cilene Noman, especialista em gestão de negócios, trainer comportamental e Master Coach, se engajar com a marca da cooperativa é quando o colaborador entende a razão de existir o negócio e o propósito da instituição e são bem treinados em relação a sua cultura. 

Eduardo Toledo, especialista, palestrante e administrador, explica que o sucesso de uma empresa e cooperativa está intimamente ligado ao Accountabilly. “O colaborador que desenvolve isso entrega os melhores resultados em seus trabalhos com reflexos na marca junto ao cliente final”. Portanto, cada vez mais, é preciso procurar ferramentas para estimular o prazer de seus funcionários fazerem parte das cooperativas e se atentar a importância de investir no endomarketing e nas estratégias de engajamento interno. “É necessário respeitar o colaborador como parte fundamental de todo processo, ao mesmo tempo em que ele também deve ser visto como cliente. Indiferente se seu produto ou serviço, ele é consumidor”, lembra Eduardo. 

COMO ATRAIR OS COLABORADORES 

É fácil estimular o colaborador a “vestir a camisa” da cooperativa ou defender a sua marca. Na realidade tudo se resume à forma com que a empresa trata os seus colaboradores. Uma das maneiras é fazer com que o cooperado sinta orgulho de produzir e representá-la.  

Isso é o que tem feito a Cooperativa Vinícola Garibaldi, do Rio Grande do Sul. Oscar Ló, presidente da Cooperativa Vinícola Garibaldi, conta que eles acreditam, principalmente, na valorização do associado. “Para nós, é extremamente relevante não apenas reconhecer os esforços produtivos dos cooperados, mas estar ao lado deles. O nosso desafio diário é mostrar que estamos juntos em busca do mesmo propósito, como a sustentabilidade do negócio. Porque se fizermos bem feito, estamos gerando valor, para o associado e para o público externo, gerando percepção de compromisso com toda a cadeia pelo público”, conta Oscar. 

Outro ponto importante para envolver o cooperado com a marca da cooperativa é estimular ações internas que proporcionem o sentimento de orgulho em exercer seu trabalho.  

Ló conta que na cooperativa, vivenciam o dia a dia do produtor, por meio da realização das visitas de campo, acompanhamento na propriedade, capacitação dos produtores, instrução sobre as técnicas de manejo, novidades e tecnologias capazes de aprimorar constantemente a matéria-prima. Mas, além disso, se preocupam com o associado. “Nós acreditamos que não só as cooperativas, mas todos os tipos de negócios conseguem alcançar maior valor de suas marcas quando se fazem presentes em suas comunidades, se preocupam com responsabilidade social, competem de forma ética, se preocupa com a questão ambiental, fazem diferença na vida das pessoas, sejam elas colaboradoras, ou consumidoras”, conta.  

Em cooperativas como a Coopertres (Cooperativa dos Transportadores Rodoviários Autônomos do Espírito Santo), a estratégia de envolvimento com a marca é conversar diretamente com o cooperado antes, durante e depois do ato de cooperar. A importância disso é dar tanto aos cooperados, quanto aos clientes um tratamento mais humanizado, refletindo em uma maior satisfação em todos. 

Reginy Barbieri, presidente da Coopertres explica que informa ao cooperado que ao se associar passa a ser dono do seu estabelecimento e a ter todos os direitos e deveres dos cooperados mais antigos. “Como o direito a voto na tomada de decisões e a todos os benefícios. Assim, ele tem a visão de que aquele negócio também é seu. Introduzimos o pensamento que onde tem cooperativismo, tem uma relação em que todos ganham”, conta. 

O DIFERENCIAL 

As cooperativas que conseguem esse engajamento de seus cooperados criam um diferencial das demais, reforçam as marcas, criam produtos com melhor qualidade, tem ideias inovadoras e consequentemente melhoram o mercado.  

Para conseguir o envolvimento dos cooperados com a cooperativa ou a empresa, Cilene dá algumas dicas, como por exemplo, realizar processos efetivos que vão desde a contratação assertiva, ter o onboarding bem desenhado e aplicado no dia a dia da instituição e realizar pesquisas de clima e feedbacks em períodos estratégicos. “Uma empresa que valida uma cultura organizacional sustentável, estará sempre olhando para as pessoas de forma respeitosa, com uma gestão humanizada. Os clientes, os fornecedores e a comunidade serão um diferencial em seu segmento”, finaliza Cilene. 


Por Priscila de Paula

Tags: colaboradorescomodestaquefatorimpactomarcapodequesuatertransformar
ANTERIOR

Cooperativas se firmam como a única opção de crédito para pequenos negócios

PRÓXIMA

Desenvolvimento de jovens empreendedores locais: associativismo e cooperativismo como solução inovadora – Jader Schmidt Gaklik é Empreendedor Educacional

MundoCoop

MundoCoop

Informação e inspiração para o cooperativismo.

Relacionado Posts

Marcas e Negócios Adaptáveis: criando pilares para cooperativas mais fortes
OITAVO PRINCÍPIO

Marcas e Negócios Adaptáveis: criando pilares para cooperativas mais fortes

24 de junho de 2025
Aumento do IOF impacta o Seguro Rural e acende o alerta para as cooperativas
DESTAQUES

Aumento do IOF impacta o Seguro Rural e acende o alerta para as cooperativas

23 de junho de 2025
destaque2 1
DESTAQUES

Especial 10 Tendências para o Cooperativismo: Transparência em Negócios

21 de junho de 2025
Cooperativismo se une ao BNDES e Finep para expandir agenda de inovação no país
DESTAQUES

Cooperativismo se une ao BNDES e Finep para expandir agenda de inovação no país

20 de junho de 2025
Diversidade além do marketing: o desafio de transformar discurso em prática
RH COOPERA

Diversidade além do marketing: o desafio de transformar discurso em prática

18 de junho de 2025
Cooperativas cafeeiras ganham visibilidade e fortalecem atuação com foco em inovação
DESTAQUES

Cooperativas cafeeiras ganham visibilidade e fortalecem atuação com foco em inovação

17 de junho de 2025

Discussão sobre post

NEWSLETTER MUNDOCOOP

* Preenchimento obrigatório

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Marcas e Negócios Adaptáveis: criando pilares para cooperativas mais fortes
OITAVO PRINCÍPIO

Marcas e Negócios Adaptáveis: criando pilares para cooperativas mais fortes

24 de junho de 2025
forum
ACONTECE NO SETOR

Projeto Integração Juventude leva educação financeira e cooperativismo a estudantes durante 5º Fórum Integrativo

24 de junho de 2025
Louize Pereira Oliveira é Coordenadora de Cidadania e Sustentabilidade do Sicoob
ARTIGO

Educação Financeira: há diferença entre homens e mulheres? – Louize Pereira Oliveira é Coordenadora de Cidadania e Sustentabilidade do Sicoob

24 de junho de 2025
LinkedIn Instagram Facebook Youtube

FALE COM A MUNDOCOOP

MundoCoop - O Portal de Notícias do Cooperativismo

ANUNCIE: [email protected]
TEL: (11) 99187-7208
•
ENVIE SUA PAUTA:
[email protected]
•
ENVIE SEU CURRÍCULO:
[email protected]
•

EDIÇÃO DIGITAL

CLIQUE E ACESSE A EDIÇÃO 123

BAIXE NOSSO APP

NAVEGUE

  • Home
  • Quem Somos
  • Revistas
  • biblioteca
  • EVENTOS
  • newsletter
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Revista MundoCoop
  • Biblioteca
  • Newsletter
  • Quem Somos
  • Eventos
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você está dando consentimento para que os cookies sejam usados. Visite o nosso Política de Privacidade e Cookies.