Em todos os setores do cooperativismo, histórias individuais se conectam e se entrelaçam com o desenvolvimento do movimento como um todo. Com valores e princípios que seguem sendo praticados há mais de dois séculos, as cooperativas são – em muitos casos – ambientes onde pessoas podem explorar o melhor de si. E em alguns, significam uma nova oportunidade. Um recomeço.
Foi assim com Telines Basilio do Nascimento Junior, o Carioca, presidente da Coopercaps. A história de Carioca, assim como de outros tantos cooperados, se mistura com os avanços das cooperativas. No caso dele, reflete uma luta de anos que tornou as cooperativas de reciclagem consolidadas no cenário nacional, sendo essenciais para a sociedade brasileira.
A história do catador que virou presidente é a história de muitos brasileiros. E o novo episódio do Papo Coop recebe Telines para um bate papo inspirador. Na conversa que você confere a seguir, ele fala sobre sua trajetória, os desafios que enfrentou ao longo da caminhada até aqui, e nos conta como sua vida encontrou o cooperativismo. Além disso, nos conta sobre a importância das figuras de liderança para as populações mais vulneráveis e reforça o importante papel social que as cooperativas desempenham junto à sociedade.
Confira na íntegra!
Por Leonardo César – Redação MundoCoop
Discussão sobre post