Nos últimos anos, o cenário empresarial e cooperativista tem assistido a um avanço significativo nos acordos multilaterais e parcerias estratégicas. Empresas e cooperativas, antes conectadas de forma pontual, passaram a investir em iniciativas conjuntas capazes de fortalecer cadeias produtivas inteiras, ampliar a competitividade e acelerar a adoção de novas tecnologias. Esse movimento, sustentado pelo compartilhamento de conhecimento e recursos, tem se mostrado fundamental para enfrentar desafios globais e promover o desenvolvimento.
E é nesse contexto que o novo episódio do Papo Coop se insere, para apresentar um diálogo sobre cooperação e as vantagens do fortalecimento da relação entre instituições.
No episódio conduzido por José Luiz Tejon, Especialista em Agronegócio, as reflexões trazidas ao público destacaram o papel da intercooperação no desenvolvimento de caminhos para assegurar a segurança genética frente às mudanças climáticas, além das vantagens nos âmbitos de gestão e produtividade.
O convidado Leandro Santos, Head of Business BR&PY da Limagrain Field Seeds Brasil, compartilha sua visão sobre a importância do fortalecimento do elo entre as cooperativas. Na conversa, ele destaca que a união entre diferentes agentes do setor amplia a capacidade de resposta diante de ameaças fitossanitárias e acelera a implementação de soluções inovadoras.
Leandro também ressaltou a importância do investimento contínuo em pesquisa como diferencial competitivo para impulsionar a inovação no campo. O dirigente apresenta o empenho da Limagrain em ampliar sua rede de pesquisa e desenvolver tecnologias adaptadas às necessidades locais. “20% da nossa força de trabalho está focada nas áreas de pesquisa. No mundo, nós temos mais de 100 estações de pesquisa”, afirmou.
O bate-papo também explorou como a intercooperação ultrapassa a trocas comerciais e envolve um ecossistema integrado, no qual, não só as cooperativas e produtores, mas empresas compartilham responsabilidades e benefícios.