O que esperar do futuro do agro? Entre inovações, tendências e mudanças, essa é uma das maiores questões de um dos maiores setores da economia brasileira, responsável por números elevados mesmo durante o período de pandemia e de recessão econômica mundial.
Para 2023 e além, as inúmeras respostas dessa pergunta vêm acompanhadas de diferentes cenários para explorar, grandes oportunidades e, claro, novos níveis de atuação a serem alcançados, principalmente para as cooperativas. Nesta nova década, qual será o papel das cooperativas agro? Onde estarão inseridas as pequenas propriedades da agricultura familiar, responsáveis por 54% da produção nacional?
Para traçar um panorama e fazer uma reflexão sobre o passado, presente e futuro do setor, a MundoCoop realiza no dia 17 de abril a 4ª edição do CoopTalks Agro, o maior congresso digital do cooperativismo agro. Fazendo parte da agenda anual de eventos voltados ao cooperativismo e ao agro brasileiro, o CoopTalks Agro reúne pioneiros, especialistas, personalidades e outros, em uma manhã de trocas de experiências e diálogo sobre as principais tendências do setor.
A 4ª edição chega para trazer uma luz sobre importantes temas da atualidade: da crise dos insumos à expansão da produção sustentável, passando pelos desafios da logística e da aplicação da tecnologia no campo. Mais do que um palco de exposição de ideias e projetos, o CoopTalks Agro vem para promover um profundo e importante diálogo.
A programação
Para iniciar os trabalhos às 9h10, o painel ‘Agrotech, inovação e conectividade: digitalização do agro brasileiro’ recebe Ana Helena Andrade (Presidente da Associação Conectar Agro), Kleberson Hayashi (Coordenador de Projetos de Inovação da Coopavel) e Leandro Carvalho (CEO da Supercampo), para um bate papo sobre o atual momento de digitalização do agro nacional.
Em seguida, a partir das 10h, o Ex-Ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, faz uma reflexão sobre o papel do Brasil na segurança alimentar mundial, com seu comentário ‘Análises e propostas: para o Brasil alimentar o mundo’.
A sustentabilidade e como o agro pode se beneficiar dela, é o foco do painel ‘Os caminhos para a produção agro eficiente’, a partir das 10h15. O bate papo, que falará sobre desafios de logística e outros aspectos, recebe Francisco Pereira, Gerente de Logística da Veiling Holambra e José Alexandre Loyola, Fundador e CEO da R2M – Ready2Market Consultoria e Capacitação Agronegócio.
Com mais demanda, a produção nacional tem buscado novas formas de obter recursos para a obtenção de insumos, maquinários e outros. Para destacar o tema, a partir das 10h40 o painel ‘Crédito e seguro rural: desafios e oportunidades’ recebe Joaquim Neto, Head de Negócios da Tokio Marine Seguradora; Dilmar Antonio Peri, Diretor de Negócios da Credicoamo Crédito Rural Cooperativa e José Ângelo Mazzilo, Assessor Especial do Ministro da Agricultura; em uma conversa sobre como o setor pode explorar as novas possibilidades do crédito rural.
Em seguida, o professor da USP e FGV e criador do DoutorAgro, Marcos Fava Neves, realiza a partir das 11h20 a palestra ‘Construindo valor no agronegócio’, destacando o atual cenário do setor e como é possível fortalecê-lo.
Trazendo um panorama da gestão do agro na visão dos presidentes de grandes cooperativas brasileiras, o painel TOP COOPERS traz a partir das 11h40, as principais tendências, novidades e perspectivas das cooperativas agro. Com mediação do especialista em agro e membro editorial da Revista MundoCoop, José Luiz Tejon, o bate papo recebe Antonio Chavaglia, Presidente da COMIGO; Neivor Canton, Diretor Presidente da Aurora Coop; Dilvo Grolli, Diretor Presidente da Coopavel e Fernando Degobbi, CEO da Coopercitrus.
Para falar dos desafios dos insumos e quais os próximos passos a serem dados, a partir das 12h40 o painel ‘Biotecnologia no campo: insumos e defensivos’ encerra o CoopTalks Agro com uma discussão sobre a recente crise dos insumos e defensivos e quais as oportunidades a serem exploradas a partir de agora. Compõem a conversa o Renato Seraphim, Chief Marketing Officer na UPL e Ademar De Geroni Junior, Vice-Presidente Regional de Marketing para a LatAm na Divisão de Soluções para Agricultura da BASF.
O maior congresso digital do cooperativismo agro acontece no dia 17 de abril de forma completamente online e gratuita. Faça a sua inscrição agora e venha fazer parte deste grande encontro!
Por Redação MundoCoop
Discussão sobre post