• POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • CONTATO
  • MÍDIA KIT
MundoCoop - Informação e Cooperativismo
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
Sem resultado
Ver todos os resultados
MundoCoop - Informação e Cooperativismo

Cooperativas de crédito no Brasil alcançam resultados além do esperado em 2024

MundoCoop POR MundoCoop
10 de dezembro de 2024
DESTAQUES
Cooperativas de crédito no Brasil alcançam resultados além do esperado em 2024

Cooperativas de crédito no Brasil alcançam resultados além do esperado em 2024

CompartilheCompartilheCompartilheCompartilhe

O mercado de cooperativas conquista cada vez mais espaço e relevância no Brasil, com crescimento acima de 14% no último ano e atingindo a marca de 23,45 milhões de cooperados em 2024, de acordo com o Anuário do Cooperativismo Brasileiro.

Com um modelo de negócios centrado no coletivo, as cooperativas de crédito enfrentam o paradoxo de equilibrar valores cooperativos com práticas empresariais que buscam resultados de negócio.

Especialistas do mercado destacam que as transformações recentes nas cooperativas de crédito foram impulsionadas pela competição com players tradicionais e fintechs, além das demandas dos consumidores por soluções mais alinhadas às suas necessidades.

Entre as empresas que acompanham de perto essas mudanças, a Nower Consultoria tem contribuído com análises e reflexões relevantes sobre o setor, compartilhadas por seus consultores estratégicos.

Segundo Guga Moser, consultor da Nower, um diferencial para alcançar resultados nesse mercado é uma gestão inovadora que conecta: a “Gestão por Propósito”, mantendo a essência social das cooperativas, a “Gestão por Resultados”, trazendo metas e objetivos claros para guiar as ações e a “Gestão de Produtos”, que cria experiências realmente valorizadas pelos clientes.

Outro fator relevante é a adoção de uma abordagem intencional e personalizada, conforme detalhado por Fernanda Morelli, consultora da Nower. Ela explicou como o uso de dados estruturados ajudou cooperativas a segmentar clientes e comunicar ofertas específicas, resultando em ganhos expressivos. Segundo Fernanda, “o uso estratégico de dados permite identificar oportunidades específicas e criar ações que impactem diretamente nos resultados”, explica.

Além disso, iniciativas como o fortalecimento de uma cultura de testes de hipóteses, mencionada por Guga Moser, tem permitido que cooperativas experimentem soluções em menor escala antes de expandi-las para toda a base de associados. Essa abordagem reduz riscos, acelera resultados e contribui para maior adesão às mudanças.

“Por exemplo, a oferta de produtos focados em um perfil de público específico permitiu que uma cooperativa alcançasse um crescimento de 40% nas captações em apenas um mês”, comenta Moser.

Na opinião de Carlos Felippe Cardoso, cofundador e CEO da Nower, para aumentar o potencial de crescimento é preciso combinar eficiência e proximidade com os associados, reduzindo o tempo de resposta ao mercado e melhorando a experiência do cliente. “Como é o caso de cooperativas que alcançaram um crescimento superior ao esperado, mesmo em um ano desafiador para muitas empresas do setor”, afirma.

As tendências para 2025 incluem maior digitalização, busca por soluções inovadoras e um foco crescente em sustentabilidade, ressalta Carlos Felippe Cardoso. 

Entre as principais estratégias que podem impulsionar o crescimento do setor, ele aponta:

Hiperpersonalização: uso de análises comportamentais para oferecer produtos específicos, como crédito e seguros, com maior aderência.

Agilidade estratégica: implementação de ferramentas como OKRs para acelerar decisões e encurtar o ciclo entre planejamento e execução.

Engajamento local: fortalecimento do vínculo entre cooperativas e comunidades, promovendo fidelidade dos associados.

No entanto, a oportunidade de diferenciação está em investir em novas tecnologias sem abrir mão da humanização, observa Andressa Chiara, consultora da Nower. “As cooperativas se destacam ao oferecer um atendimento próximo e humanizado, capaz de estabelecer uma conexão emocional que transcende uma simples transação financeira”, afirma.

De acordo com os especialistas, o futuro das cooperativas de crédito no Brasil está diretamente ligado à sua capacidade de equilibrar valores tradicionais com inovações que atendam às demandas de um mercado em constante transformação. À medida que digitalização, personalização e sustentabilidade se tornam prioridades, espera-se que essas instituições continuem ganhando relevância, consolidando-se como alternativas estratégicas para consumidores em busca de soluções financeiras mais próximas e acessíveis.


Fonte: Terra

ANTERIOR

Drex: como o novo real digital irá revolucionar as transações no Brasil? – Taís Baruchi é Sócia na ECOVIS® BSP

PRÓXIMA

RH 2025: quais tendências adotar na sua empresa? – Thiago Xavier é Headhunter e Sócio da Wide Executive Search

MundoCoop

MundoCoop

Informação e inspiração para o cooperativismo.

Relacionado Posts

Marina Vaz, Fundadora e CEO da Scooto
DESTAQUES

“Empresas que queiram se adaptar precisam estudar os seus clientes”, aponta Marina Vaz, CEO da Scooto

30 de junho de 2025
Capacitação de produtores rurais experientes impulsiona o agronegócio brasileiro
RADAR

Capacitação de produtores rurais experientes impulsiona o agronegócio brasileiro

27 de junho de 2025
Tendências para o Cooperativismo: Integração de Realidade Aumentada e Realidade Virtual
DESTAQUES

Tendências para o Cooperativismo: Integração de Realidade Aumentada e Realidade Virtual

26 de junho de 2025
PapoCoop destaca desafios e oportunidades na Economia Verde
DESTAQUES

PapoCoop destaca desafios e oportunidades na Economia Verde e Digital

27 de junho de 2025
dstaque
OITAVO PRINCÍPIO

Marcas e Negócios Adaptáveis são os novos ativos das cooperativas no mercado

25 de junho de 2025
Aumento do IOF impacta o Seguro Rural e acende o alerta para as cooperativas
DESTAQUES

Aumento do IOF impacta o Seguro Rural e acende o alerta para as cooperativas

23 de junho de 2025

NEWSLETTER MUNDOCOOP

* Preenchimento obrigatório

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Marina Vaz, Fundadora e CEO da Scooto
DESTAQUES

“Empresas que queiram se adaptar precisam estudar os seus clientes”, aponta Marina Vaz, CEO da Scooto

30 de junho de 2025
Doacao de alimentos
SOCIAL

Cooperativa financeira pernambucana distribui quase uma tonelada de alimentos para instituições sociais

30 de junho de 2025
Governo português quer apoiar soluções das cooperativas de habitação
INTERNACIONAL

Governo português quer apoiar soluções das cooperativas de habitação

30 de junho de 2025
LinkedIn Instagram Facebook Youtube

FALE COM A MUNDOCOOP

MundoCoop - O Portal de Notícias do Cooperativismo

ANUNCIE: [email protected]
TEL: (11) 99187-7208
•
ENVIE SUA PAUTA:
[email protected]
•
ENVIE SEU CURRÍCULO:
[email protected]
•

EDIÇÃO DIGITAL

CLIQUE E ACESSE A EDIÇÃO 123

BAIXE NOSSO APP

NAVEGUE

  • Home
  • Quem Somos
  • Revistas
  • biblioteca
  • EVENTOS
  • newsletter
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Revista MundoCoop
  • Biblioteca
  • Newsletter
  • Quem Somos
  • Eventos
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você está dando consentimento para que os cookies sejam usados. Visite o nosso Política de Privacidade e Cookies.