• POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • CONTATO
  • MÍDIA KIT
MundoCoop - Informação e Cooperativismo
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
Sem resultado
Ver todos os resultados
MundoCoop - Informação e Cooperativismo

Cooperativas de crédito crescem em pedidos de crédito por empreendedores

Modernização do relacionamento, aposta em serviços diversificados e investimento em tecnologia ajudam a conquistar novos associados e expandir atuação

MundoCoop POR MundoCoop
28 de fevereiro de 2023
DESTAQUES
img 3 23

img 3 23

CompartilheCompartilheCompartilheCompartilhe

As cooperativas de crédito têm conquistado cada vez mais espaço e relevância no mercado, ganhando força entre os pequenos negócios. Recentemente, uma pesquisa divulgada pelo Sebrae revelou que as micro e pequenas empresas passaram a recorrer com mais frequência a essas instituições na busca por crédito.

Em 2020, Caixa e Banco do Brasil eram as fontes de crédito mais buscadas por 57% dos empreendedores. A 9ª edição do estudo “Financiamento dos Pequenos Negócios no Brasil” mostrou que esse quadro mudou nos últimos seis meses. Embora os dois bancos ainda sejam os mais procurados (por 39% dos empresários), outros agentes financeiros registraram um crescimento no número de empréstimos solicitados, como Sicredi (9% ante 8% em 2020), Sicoob (8% ante 6% em 2020), Banco do Povo (4% ante porcentagem equivalente a zero em 2020) e Nubank (2% ante zero em 2020). 

Para Felipe Santiago, CEO da CashWay, techfin com soluções de Banking as a Service para Cooperativas e Instituições Financeiras e de Pagamento, uma das razões para este aumento é o atendimento oferecido pelas cooperativas de crédito aos associados.

“Além de buscar opções menos burocráticas, os empreendedores querem um atendimento mais personalizado, que priorize o relacionamento além do lucro”, explica. Entretanto, para conquistar novos associados e atendê-los da melhor forma possível é preciso se preparar. Abaixo, Felipe elenca três pontos que podem ajudar as cooperativas de crédito a oferecerem um serviço de mais qualidade. Confira:

Foque na modernização do relacionamento

Para uma cooperativa crescer, é preciso incluir pessoas e empresas de diversos perfis financeiros e priorizar o relacionamento é essencial para que isso aconteça. Estar próximo dos cooperados é importante, no entanto, é preciso aliar o atendimento presencial com a digitalização, oferecendo aos associados uma experiência completa.

“Principalmente em cidades e zonas com pouca assistência, a relação presencial é importante para que serviços de qualidade sejam oferecidos. Ao mesmo tempo, focar na praticidade é essencial. As pessoas já não querem se deslocar para efetuar transações básicas, como transferências, por exemplo. Por isso, oferecer um aplicativo de uso descomplicado e uma equipe preparada para sanar dúvidas quando necessário é fundamental. Hoje, é importante levar em consideração que relacionamento não é só ter um contato presencial, mas também dominar os serviços online”, pontua Felipe. 

Crie serviços únicos e diversificados

Os serviços encontrados em bancos, como saque, conta-corrente, cartão de crédito e débito, aplicações, empréstimos e financiamentos também são encontrados nas cooperativas de crédito. Entretanto, sempre há espaço para inovar.

Para Felipe, um dos grandes trunfos deste modelo de instituição financeira é que os serviços podem ser criados em parceria com os próprios associados, que ajudam a definir que tipos de fundos investimentos têm interesse, quais serão as taxas, como serão feitos os empréstimos etc.

“Para que isso seja feito, entretanto, é preciso ouvir todos. Cada cooperado tem sua parte na tomada de decisões da organização. Membros que se sentem valorizados e estimulados a contribuírem terão mais motivação para expor suas ideias, compartilhar objetivos e desenvolver novos produtos. Se bancos tradicionais causam constantes insatisfações, as cooperativas trabalham com adequações, sempre visando o bem-estar dos associados”. 

Ofereça uma tecnologia ágil e descomplicada

O relacionamento próximo e os serviços personalizados são pontos indispensáveis ao cooperativismo. Junto com eles, no entanto, o investimento em tecnologia se tornou elementar, já que ajuda a trazer mais competitividade para as organizações.


Fonte: Portal Contábeis/Cashway

ANTERIOR

Consumo em marketplace cresce no mercado e impulsiona negócios de cooperativas

PRÓXIMA

Cooperativas se mobilizam e arrecadam doações para o Litoral Norte de SP

MundoCoop

MundoCoop

Informação e inspiração para o cooperativismo.

Relacionado Posts

workd
DESTAQUES

Por que as cooperativas precisam estar na linha de frente da COP30?

12 de setembro de 2025
Banco Central altera papel das cooperativas no sistema de pagamentos
DESTAQUES

Banco Central altera papel das cooperativas no sistema de pagamentos

11 de setembro de 2025
De frente com novas batalhas: a nova edição da Revista MundoCoop está no ar!
DESTAQUES

De frente com novas batalhas: a nova edição da Revista MundoCoop está no ar!

9 de setembro de 2025
Relatório da ACI aponta crescimento do cooperativismo como alternativa sócioeconômica nas Américas
DESTAQUES

Relatório da ACI destaca protagonismo das cooperativas nas Américas

8 de setembro de 2025
Entenda como as cooperativas se consolidaram como sinônimo de inovação e resiliência
DESTAQUES

Entenda como as cooperativas se consolidaram como sinônimos de inovação e resiliência

9 de setembro de 2025
Projeto que reconhece o cooperativismo como cultura nacional é aprovado pela CCJ
DESTAQUES

Projeto que reconhece o cooperativismo como cultura nacional é aprovado pela CCJ

4 de setembro de 2025

Discussão sobre post

NEWSLETTER MUNDOCOOP

* Preenchimento obrigatório

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ministério da Fazenda analisa impactos das novas regras de tributação no setor de cooperativas
ECONOMIA & FINANÇAS

Ministério da Fazenda analisa impactos das novas regras de tributação no setor de cooperativas

12 de setembro de 2025
Roberto Santos é sócio-diretor da Ateliê RH
ARTIGO

Geração Alpha estreia no mercado de trabalho brasileiro: o que isso significa para empresas e RH? – Roberto Santos é sócio-diretor da Ateliê RH

12 de setembro de 2025
marcelo 1
ARTIGO

Da tokenização de crédito à inclusão social: agronegócio sustentável é um compromisso com o meio ambiente – Marcelo Mafra é gerente executivo de relacionamento da Tecban

12 de setembro de 2025
LinkedIn Instagram Facebook Youtube

FALE COM A MUNDOCOOP

MundoCoop - O Portal de Notícias do Cooperativismo

ANUNCIE: [email protected]
TEL: (11) 99187-7208
•
ENVIE SUA PAUTA:
[email protected]
•
ENVIE SEU CURRÍCULO:
[email protected]
•

EDIÇÃO DIGITAL

 

CLIQUE E ACESSE A EDIÇÃO 125

BAIXE NOSSO APP

NAVEGUE

  • Home
  • Quem Somos
  • Revistas
  • biblioteca
  • EVENTOS
  • newsletter
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Revista MundoCoop
  • Biblioteca
  • Newsletter
  • Quem Somos
  • Eventos
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você está dando consentimento para que os cookies sejam usados. Visite o nosso Política de Privacidade e Cookies.