• POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • CONTATO
  • MÍDIA KIT
MundoCoop - Informação e Cooperativismo
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
Sem resultado
Ver todos os resultados
MundoCoop - Informação e Cooperativismo

Cooperativas apostam no rebranding para revitalizar conexão com o público nas redes

O meio atualiza e fortalece a presença das organizações no mercado para atrair novos associados, mas requer atenção e cuidado

MundoCoop POR MundoCoop
19 de setembro de 2024
DESTAQUES
destaque 2 1
CompartilheCompartilheCompartilheCompartilhe

As cooperativas têm investido cada vez mais em novas estratégias de comunicação e de reforço de suas marcas em redes sociais. A organização que não se destaca nesses meios está fadada ao esquecimento e a não sobrevivência no mercado competitivo dos negócios. Uma marca com uma identidade contemporânea, clara e conectada com seu propósito sobressai-se sobre as demais e reforça a sua reputação. 

Samara Araujo Gerente de Marketing e Comunicacao no Sistema OCB
Samara Araújo, Gerente de Marketing e Comunicação no Sistema OCB

Fora isso, pode abrir novas oportunidades de mercado e facilitar o engajamento com novos segmentos de clientes que antes não eram atingidos. Quando se pensa em fortalecimento de imagens e marcas, tem se destacado as estratégias do rebranding. Ele não só revitaliza a presença das cooperativas no mercado, como também aumenta o seu poder da atração, atualiza a sua identidade e pode reposicionar a organização no mercado para que converse com novos públicos. 

Um rebranding bem estruturado, planejado tem o poder não só de influenciar o cooperado a se associar aquela cooperativa, mas gerar lealdade, ajudar nas tomadas de decisões, além de estimulá-lo a abraçar a causa. Esse marketing é especialmente indicado para melhorar uma marca, que muitas vezes já está consolidada no mercado, mas se desgastou, precisa de modernização para se reconectar aos novos clientes ou atualizar a sua relação com o antigo. 

Samara Araújo, gerente de marketing e comunicação no Sistema OCB, explica que a aplicação da estratégia inclui desde a mudanças no nome, design, slogan, tom de voz, elementos visuais e até mesmo a proposta de valor.  A especialista conta que o objetivo é inovar na percepção da marca, tornando-a mais alinhada com os objetivos e valores atuais da organização, já que o mundo está em constante mudança, assim como os comportamentos dos consumidores. 

“De tempos em tempos, fazer uma análise da imagem da cooperativa é importante para entendimento dos caminhos estratégicos de comunicação. Tomar a decisão por um rebranding não é uma decisão simples e precisa sempre ser ponderada. Conversas com os públicos relevantes, pesquisas e análises são fundamentais para tomada de decisão. As marcas devem ser um reflexo daquilo que são, sua estética revela sua ética, suas crenças e comportamentos. O rebranding pode ser feito de forma bem sutil trazendo poucas atualizações ou profundas transformações, que acontece quando a organização traz um novo posicionamento”, lembra Araujo.

Revitalização da imagem das cooperativas

Essa forma de comunicação oferece muitas vantagens às cooperativas, que vão desde revitalizar a sua imagem, tornando-a mais relevante, auxilia a superar percepções negativas ou desatualizadas, atrai novos associados, que se identificam com seus novos valores, cria um diferencial no mercado competitivo, além de aumentar a sua visibilidade.

Danilo Cazelato, especializado em Marketing, sócio fundador da agência Lamarca e da agência Raddoo, lembra que o processo vai além da troca do logotipo, pois envolve um planejamento, uma metodologia e a possibilidade de medir a eficácia de uma marca, seja em uma pesquisa (NPS), métricas de reconhecimento, percepção, engajamento até na performance das vendas.

Antes de iniciar o processo do rebranding é necessário montar um plano de ação, que deve ser pautado por um motivador e medido pelo antes e o depois. 

Danilo Cazelato especializado em Marketing socio fundador da agencia Lamarca e da agencia Raddoo
Danilo Cazelato, especializado em Marketing, sócio fundador da agência Lamarca e da agência Raddoo

Essa fase envolve a avaliação da marca atual, planejamento e objetivos do rebranding, pesquisa de mercado, público consumidor, desenvolvimento de uma nova identidade, implementação, divulgação e monitoramento para os devidos ajustes. Esta sequência faz com que diversas respostas sejam encontradas pelo caminho e assegurem a eficácia da mudança.

“Um rebranding bem estruturado nas redes sociais, se traduz em uma presença mais engajadora e relevante, com uma comunicação visual e verbal que converse com o público-alvo. Isso pode resultar em maior compartilhamento de conteúdo, interações mais significativas e um crescimento geral na audiência”, exemplifica Samara.

Reformulação em etapas

No entanto, para que o rebranding da cooperativa tenha sucesso é necessário tomar alguns cuidados. Um dos pontos iniciais é fazer uma análise aprofundada na marca atual, no mercado e nos públicos. Essa contextualização precisa ser cruzada com os objetivos da organização para que a identidade seja atualizada com a finalidade de refletir melhor a visão e a missão da cooperativa. 

Anderson Passos, diretor executivo da ABCasa, especialista em Comunicação Corporativa, e Marketing Institucional indica as etapas de um rebranding estratégico e bem aplicado. “O primeiro passo é realizar um diagnóstico completo da marca, analisando sua posição no mercado, a identidade visual, sua mensagem e os concorrentes. O objetivo é identificar os nichos em que a marca está se posicionando e determinar como uma mudança de imagem pode ajudar a resolver esses problemas”, ensina.

Com essa análise inicial, a cooperativa consegue definir seu posicionamento estratégico, identifica o público-alvo, necessidades, desejos e a proposta de valor que a marca pode oferecer.  Em seguida, se escolhe um nome e expressão refletindo a nova identidade da marca. Isso pode significar a mudança do atual, bem como a criação de um novo logotipo, design de embalagem e outros elementos visuais que representem a nova marca.

Nesse processo é preciso levar também em conta os desafios que o rebranding pode trazer para as organizações, como a resistência à mudança, confusão entre os clientes e o custo financeiro. Para lidar com eles é fundamental que a cooperativa explique claramente as razões do rebranding e os benefícios esperados.

É importante, envolver todos os setores da cooperativa no processo e garantir que todos estejam alinhados com a nova identidade, alocar recursos suficientes para a implementação, promoção da nova marca, acompanhar a recepção do rebranding e estar preparado para fazer ajustes baseados no feedback recebido.

“As mudanças na identidade devem ser coerentes com os valores da cooperativa e no processo agir com transparência com os stakeholders sobre as mudanças e o impacto esperado. Uma vez definida a mudança, é importante ter o plano de implementação e garantir que todos os elementos sejam atualizados de forma consistente e completa. E, por fim, monitorar os resultados, acompanhando as reações do público e impactos no negócio. Se for necessário, ajustar a estratégia e ações para calibrar os resultados”, aconselha a especialista do Sistema OCB.

Anderson Passos diretor executivo da ABCasa especialista em Comunicacao Corporativa e Marketing Institucional
Anderson Passos, diretor executivo da ABCasa, especialista em Comunicação Corporativa e Marketing Institucional

Rebranding completo

Algumas cooperativas como a Unicred resolveram implantar o processo de rebranding para reposicionar a sua marca. Nesse caso, a organização percebeu após pesquisas realizadas com os cooperados, que o nome Unicred Vales do Taquari, Rio Pardo e Região da Produção, era longo demais e dificultava a absorção de sua imagem.

Após uma análise detalhada, em 2021, o setor de marketing determinou a mudança para Unicred Premium, com o objetivo de incorporar mais regiões do estado. A ideia era criar um nome que ampliasse a área de atuação da cooperativa e resumisse a sua essência. 

A Cooperativa Agropecuária Vale do Rio Doce, do Leste de Minas Gerais, que tem mais de 60 anos de história e ampliou a sua área de atuação desde 2019 fez a revisão de seu planejamento estratégico. 

Ela resolveu alterar a sua identidade institucional, conceituando uma nova missão, visão e valores. A partir disso, foi criada uma nova marca, com base em seus planos futuros. 

Sete cuidados que a cooperativa precisa ter ao implementar o rebranding

Ao implementar um rebranding, uma cooperativa deve tomar vários cuidados. Danilo Cazelato, especializado em Marketing, sócio fundador da agência Lamarca e da agência Raddoo indica sete dicas para garantir que o processo seja bem-sucedido e os objetivos sejam alcançados. 

  1. Envolvimento dos membros;
  2. Clareza nos objetivos;
  3. Consistência na comunicação;
  4. Pesquisa de mercado;
  5. Preservação dos valores;
  6. Planejamento detalhado;
  7. Monitoramento contínuo.

Como planejar o rebranding na cooperativa

1. Pesquisa e análise: Entenda o posicionamento atual da marca e as percepções do público.

2. Definição de objetivos: Entenda a estratégia do negócio para se conectar aos objetivos do rebranding, o que se espera alcançar. Que imagem será construída?

3. Desenvolvimento da nova identidade: Estabeleça o conceito, aperfeiçoe a marca existente ou desenvolva uma nova marca, defina os ingredientes visuais e verbais.

4. Implementação: Desenvolva um plano de implementação com cronograma para atualizar todos os pontos de contato da marca, incluindo o site, redes sociais materiais institucionais, produtos etc.

5. Comunicação: Informe os clientes e stakeholders sobre as mudanças e os seus motivos.

6. Gestão de Branding: Uma vez que o rebranding foi feito, gerencie todos os aspectos da marca para garantir que ela permaneça consistente, relevante e eficaz na comunicação com seus públicos.


Por Priscila de Paula – Redação MundoCoop

ANTERIOR

Cooperativa financeira é reconhecida como uma das ‘Melhores Empresas Para Se Trabalhar’

PRÓXIMA

A importância da pesquisa agropecuária – Vanir Zanatta é Presidente da OCESC

MundoCoop

MundoCoop

Informação e inspiração para o cooperativismo.

Relacionado Posts

workd
DESTAQUES

Por que as cooperativas precisam estar na linha de frente da COP30?

12 de setembro de 2025
Banco Central altera papel das cooperativas no sistema de pagamentos
DESTAQUES

Banco Central altera papel das cooperativas no sistema de pagamentos

11 de setembro de 2025
De frente com novas batalhas: a nova edição da Revista MundoCoop está no ar!
DESTAQUES

De frente com novas batalhas: a nova edição da Revista MundoCoop está no ar!

9 de setembro de 2025
Relatório da ACI aponta crescimento do cooperativismo como alternativa sócioeconômica nas Américas
DESTAQUES

Relatório da ACI destaca protagonismo das cooperativas nas Américas

8 de setembro de 2025
Entenda como as cooperativas se consolidaram como sinônimo de inovação e resiliência
DESTAQUES

Entenda como as cooperativas se consolidaram como sinônimos de inovação e resiliência

9 de setembro de 2025
Projeto que reconhece o cooperativismo como cultura nacional é aprovado pela CCJ
DESTAQUES

Projeto que reconhece o cooperativismo como cultura nacional é aprovado pela CCJ

4 de setembro de 2025

NEWSLETTER MUNDOCOOP

* Preenchimento obrigatório

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cooperativa financeira injeta R$ 5,2 bilhões no Plano Safra em meio a safra recorde de grãos no Brasil
AGRONEGÓCIO

Cooperativa financeira injeta R$ 5,2 bilhões no Plano Safra em meio a safra recorde de grãos no Brasil

14 de setembro de 2025
Cooperadas de cooperativa agroindustrial transformam sementes em arte e criam a marca de biojoias
SOCIAL

Cooperadas de cooperativa agroindustrial transformam sementes em arte e criam a marca de biojoias

14 de setembro de 2025
Reforma Tributária: uma reforma de negócios - Silvania Tognetti é sócia fundadora do Tognetti Advocacia
ARTIGO

Reforma Tributária: uma reforma de negócios – Silvania Tognetti é sócia fundadora do Tognetti Advocacia

14 de setembro de 2025
LinkedIn Instagram Facebook Youtube

FALE COM A MUNDOCOOP

MundoCoop - O Portal de Notícias do Cooperativismo

ANUNCIE: [email protected]
TEL: (11) 99187-7208
•
ENVIE SUA PAUTA:
[email protected]
•
ENVIE SEU CURRÍCULO:
[email protected]
•

EDIÇÃO DIGITAL

 

CLIQUE E ACESSE A EDIÇÃO 125

BAIXE NOSSO APP

NAVEGUE

  • Home
  • Quem Somos
  • Revistas
  • biblioteca
  • EVENTOS
  • newsletter
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Revista MundoCoop
  • Biblioteca
  • Newsletter
  • Quem Somos
  • Eventos
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você está dando consentimento para que os cookies sejam usados. Visite o nosso Política de Privacidade e Cookies.