Presente em todo o mundo, o cooperativismo é uma potência social e econômica em diversos países, sendo instrumento de transformação onde está presente. No Brasil, cooperativas em todo o território mostram diariamente os motivos que tornam este o melhor modelo de negócio. Mas como tal cenário se desenha fora daqui?
Na Alemanha, um terço da população está inserida em uma cooperativa de crédito, e o setor representa ao menos 20% do mercado de depósitos e empréstimos. Por lá, as cooperativas são um negócio consolidado e em mais de 85 anos, nenhuma quebrou. Hoje, são 772 cooperativas que atendem não apenas os 18 milhões de cooperados, mas também 11,8% milhões de clientes, que mesmo não sendo associados, fazem parte da parcela da população que usufrui das facilidades do setor.
Com uma magnitude que se compara ao Brasil, o cooperativismo alemão é exemplo para o mundo, trazendo características próprias que o colocam como um dos principais cenários para o desenvolvimento do setor. E mais do que nunca, olhar para o país europeu tem sido uma fonte para o desenvolvimento do próprio cooperativismo brasileiro.
Diante da inquestionável importância da união entre cooperativas brasileiras e alemãs, o novo episódio do Papo Coop te convida a uma jornada pelo país europeu, em busca da riqueza de suas cooperativas. Para isso, a MundoCoop recebe Maysse Paes Honorato, Gerente de Comunicação da Unicred União e Ingo Régis, Diretor Administrativo Financeiro na Unicred União. Juntos, eles compartilham a experiência proporcionada pela ‘Imersão Cooperativista Unicred 2023’, que os levou para conhecer o cooperativismo alemão e as oportunidades de cooperação entre os dois países.
Em um rico bate papo, que você confere a seguir, Maysse e Ingo explicam as principais diferenças e semelhanças entre as cooperativas dos dois países, falam sobre as oportunidades a serem exploradas a partir do modelo alemão e ainda, detalham as lições aprendidas durante a visita, e que podem ajudar no desenvolvimento do cooperativismo brasileiro.
Confira a seguir:
Por Redação MundoCoop
Discussão sobre post