Ser assertivo na comunicação com os cooperados e colaboradores na empresa é o segredo do sucesso e da longevidade de uma cooperativa. Para quem não sabe, a comunicação assertiva nunca esteve tão em voga como em dias atuais, sobretudo em tempos de trabalhos híbridos e home-office.
O bom líder se diferencia por dominar a habilidade da comunicação, seja presencial ou à distância, por meios tecnológicos ou não. Atualmente é a comunicação assertiva que tem dado o tom no bom relacionamento nas empresas e nas cooperativas.
Jô Araújo, Coordenadora de equipes explica que não investir na comunicação dos colaboradores de uma empresa pode trazer diversos riscos e prejuízos para o negócio, entre eles a falta de alinhamento. “Quando não há uma comunicação clara e efetiva com os colaboradores, é comum que haja falta de alinhamento em relação aos objetivos da empresa e às expectativas em relação ao desempenho dos colaboradores. Isso pode levar a conflitos internos, baixa produtividade e até mesmo a perda de clientes e oportunidades de negócio”, conta.
A especialista aponta outros pontos que se comprometem, como a falta de uma comunicação assertiva na empresa. São eles, a desmotivação dos colaboradores, afinal quando estes não se sentem informados e envolvidos nas decisões e nos rumos da empresa, pode haver falta de engajamento. “Pode levar a uma queda na qualidade do trabalho, aumento do absenteísmo e até mesmo a rotatividade de funcionários”, lembra Araújo. Além disso, prejuízos financeiros são possíveis, uma vez que também podem ocorrer quando não se investe na comunicação, afinal, a falta dela pode levar a erros de interpretação ou de execução de tarefas.
Jô exemplifica que se um colaborador não entende corretamente uma tarefa que lhe foi atribuída, pode realizar a atividade de forma equivocada, o que pode levar a retrabalho e desperdício de recursos. “Além disso, a falta de inovação é outro fator a se considerar, pois, a comunicação com os colaboradores pode ser uma fonte valiosa de ideias e sugestões para melhorias e inovações na empresa. Quando não há essa comunicação, a empresa pode perder a oportunidade de aproveitar o potencial criativo e inovador dos seus colaboradores”, diz a especialista.
Ela faz a diferença na cooperativa
Fabiana Medeiros, Diretora de Gente & Cultura na Rede Cooper, sabe que cada vez mais é necessário desenvolver uma comunicação clara, assertiva, simples e acessível com os colaboradores da cooperativa. Para isso é necessário investir em uma educação corporativa, que conte com a participação dos funcionários e as experiências da comunidade e de suas famílias. “É fundamental desenvolver um processo de aprendizagem adequado que auxilie a entrega de resultados excelentes e assertivos para todos as partes interessadas. As áreas de RH das cooperativas precisam saber, cada vez mais, do negócio em que estão inseridos, conhecer as pessoas, seja colaboradores ou cooperados, para poder implementar programas modernos”, lembra.
Os especialistas já compreenderam que a comunicação assertiva é o ponto inicial para criar programas de lideranças que incentivem a educação, facilitação do aprendizado das equipes e ajudar na longevidade das cooperativas. “Desta forma, seguirão desenvolvendo maior quantidade de líderes dentro do cooperativismo, que servirão à comunidade como um todo, com pessoas engajadas, colaborativas, com senso de pertencimento e dispostas a mudar e inovar aquilo que no seu entorno precisa ser mudado. Tudo isso também vai ao encontro da pauta ESG, que prioriza e vê as áreas ambientais, sociais e de governança como fundamentais para um crescimento sustentável. Pela essência cooperativista, muitas cooperativas já trabalham com essa pauta, o desafio é justamente reforçar isso com o time e com o mercado, validando o diferencial que o cooperativismo tem diante de outros modelos econômicos”, indica Fabiana.
Dentro de outras cooperativas como a Castrolanda, a comunicação assertiva também é levada à sério, e colabora para o sucesso dos seus longos anos de vida. Willem Berend Bouwman, Diretor Presidente da Castrolanda, conta que toda cooperativa tem uma base de valores e princípios que norteia os trabalhos de cooperados, colaboradores e parceiros. “No nosso caso, um dos valores que mais chama a atenção neste processo de desenvolvimento é a união. Quando problemas são discutidos em grupo e as decisões são tomadas em conjunto, as chances de erro são menores se compararmos com decisões unilaterais. É assim que construímos ideias para que a Castrolanda se desenvolva ano após ano”, relata Berend.
Assim como Willem, Adilson Carlos Metz, Presidente da Sicredi Integração RS/MG, instituição com mais de 116 anos de atuação, passa o dia se comunicando e ouvindo os associados. Esse tem sido o segredo do sucesso da longevidade da cooperativa. “Mantemos a sintonia com a parte executiva da cooperativa. Nós sempre estamos de olho no mercado e onde temos oportunidades ou onde podemos melhorar. A nossa cooperativa, de uns quatro anos para cá, iniciou processo de expansão e isso também é um desafio diário. Outra questão muito forte nessa rotina de expansão é a necessidade de contratação de muitos profissionais, nos exigindo uma busca constante por pessoas com capacidades técnicas e habilidade para entender e praticar o cooperativismo”, lembra Adilson.
Praticar e desenvolver uma comunicação assertiva, seja nas cooperativas ou nas empresas pode facilitar em todos os pontos dos processos.
Como melhorar a sua comunicação assertiva
Especialistas trazem dicas simples que tantos os líderes das cooperativas, quanto os das empresas podem adotar para desenvolver e melhorarem os seus processos de comunicação. Ter uma comunicação mais assertiva facilita em tudo, desde os relacionamentos entre os colaborares até com os clientes.
- Tome cuidado com a sua forma de se comunicar: Observe a maneira com que você se comunica. Suas palavras parecem ofensivas? Você parece agressivo? Se sim, tente mudar isso. Não deixe de observar também o seu tom de voz e a sua linguagem corporal.
- Veja como o outro se expressa: Quando estiver falando observe a expressão do outro. Essa é uma maneira de perceber como o outro está recebendo a sua mensagem.
- Tente ser compreensivo com o outro: Demostre que está entendendo o que o outro sente. Demonstre empatia.
- Observe a expressão corporal da outra pessoal, além da sua.
- Espere o momento certo para falar e tenha o que dizer.
Quanto custa não investir na comunicação com seus colaboradores?
Não investir na comunicação com seus colaboradores pode ter consequências negativas significativas para sua empresa. Veja algumas citadas por Viviane Mendes, jornalista e diretora de comunicação e marketing na agência Vitrine Press.
- Baixa produtividade: Se os colaboradores não recebem informações claras e regulares sobre o que está acontecendo na empresa, é provável que não se sintam envolvidos ou motivados a realizarem seus trabalhos da melhor maneira possível. Isso pode levar a uma baixa produtividade e atrasos na conclusão de projetos.
- Rotatividade de funcionários: Se os colaboradores se sentem desconectados da empresa, ou não recebem feedback sobre seu trabalho, é possível que se sintam desvalorizados ou desmotivados a permanecerem na empresa. Isso pode levar a uma rotatividade de funcionários mais alta, o que é caro em termos de recrutamento, treinamento e integração de novos colaboradores.
- Falhas na comunicação interna: A falta de comunicação pode levar a mal-entendidos e falhas de comunicação, o que pode afetar a qualidade do trabalho e a imagem da empresa junto a clientes e parceiros de negócios.
- Perda de oportunidades: Se a empresa não se comunica de forma eficaz com seus colaboradores, é possível que perca oportunidades de melhoria ou inovação que poderiam surgir por meio de ideias e sugestões de colaboradores.
Por Priscila de Paula – Redação MundoCoop
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