• POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • CONTATO
  • MÍDIA KIT
MundoCoop - Informação e Cooperativismo
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
Sem resultado
Ver todos os resultados
MundoCoop - Informação e Cooperativismo
Apresentado por

Ubots debate automação de atendimento para cooperativas em workshop

MundoCoop POR MundoCoop
3 de abril de 2025
CONTEÚDO DE MARCA
Ubots debate automação de atendimento para cooperativas em workshop

Ubots debate automação de atendimento para cooperativas em workshop

CompartilheCompartilheCompartilheCompartilhe

No dia 27 de março, a Fábrica do Futuro, em Porto Alegre, foi palco de um importante encontro para o setor cooperativista. A Ubots, empresa líder em relacionamento digital para o cooperativismo de crédito, promoveu um workshop com o objetivo de auxiliar as cooperativas na construção de um plano tático e estratégico para a implementação de projetos de automatização de atendimento ao cooperado.

O evento, que já se tornou uma referência para o setor, proporcionou um momento de imersão onde especialistas da Ubots compartilharam conhecimentos e melhores práticas sobre como a automação pode otimizar o relacionamento com os cooperados, gerando mais eficiência e satisfação.

Um dos pontos altos do workshop foi a participação especial de Clarissa Tabalipa, Coordenadora de Chatbots da Unicred. Clarissa apresentou o case de sucesso do chatbot Edu, a ferramenta de atendimento automatizado da Unicred que tem transformado a experiência dos cooperados.

Case de sucesso Edu: a experiência da Unicred com a automação

Durante sua apresentação, Clarissa Tabalipa detalhou a jornada da Unicred na implementação do chatbot Edu. Ela explicou que, inicialmente, em 2019, o atendimento da Unicred era exclusivamente humano, realizado por telefone e chat. A partir de 2019 e 2020, a cooperativa iniciou a estratégia de implementação da automação. Uma característica importante destacada por ela, é que, desde o início foi a opção de “falar com um atendente” em todas as etapas do fluxo, garantindo que o cooperado sempre tivesse a possibilidade de contato humano caso necessário.

Ao longo dos anos, o Edu evoluiu significativamente. Em 2024, o chatbot já realizava de forma autônoma 28 fluxos integrados em cinco canais, como: web, app e WhatsApp, além de entregar informações solicitadas através de 39 fluxos informacionais e apoiar o atendimento humano com 13 fluxos de pré-atendimento. A equipe dedicada ao Edu conta com 14 pessoas, responsáveis pela curadoria, desenvolvimento, design de fluxos e atendimento via WhatsApp.

Clarissa compartilhou alguns dos principais fluxos automatizados pelo Edu em 2024 e dicas essenciais para quem está começando ou quer melhorar um projeto de automatização.

“O evento está sendo muito legal para a gente entender como está a maturidade das outras cooperativas em relação a esse assunto. A gente troca muitas experiências, troca essas figurinhas, traz conhecimento e também recebe conhecimento. O evento reforça muito isso, não ficamos só ouvindo e só falando, a gente consegue ter bastante troca.” Clarissa Tabalipa, Coordenadora de Chatbots na Unicred.

foto 03

Os resultados alcançados pela Unicred com o Edu são expressivos: em 2024, a avaliação dos atendimentos foi de 4,7/5, a retenção no Edu chegou a 21,3%. Além dos resultados quantitativos, Clarissa destacou também os ganhos qualitativos, como a segurança proporcionada pela mitigação de processos críticos executados nas agências e o aumento gradual na aceitação do Edu pelos cooperados.

Sobre o evento

A última edição do workshop contou com a participação de 8 cooperativas, colocando em prática um dos princípios do cooperativismo: a intercooperação. Durante todo o dia, os participantes contaram com o apoio da Clarissa para a elaboração dos seus planos. 

Além disso, as cooperativas experimentam diversas trocas, aprendendo umas com as outras e cada participante ainda conta com um especialista da Ubots dedicado à construção do plano.

“A ajuda do especialista foi essencial, pois nós viemos com três pessoas do time, cada uma com um desafio diferente. O especialista conseguiu ajudar as três pessoas, para que cada uma conseguisse ter sua ideia formata e colocada em um plano para a execução.” Joice, Analista de Negócios da Sicoob Central SC/RS

O workshop da Ubots se consolidou como um espaço fundamental para a troca de experiências e o aprendizado sobre as últimas tendências em relacionamento digital para o setor cooperativista, mostrando o potencial da tecnologia para transformar o atendimento e impulsionar o crescimento das cooperativas.

ANTERIOR

Câmara aprova projeto que prevê medidas do governo brasileiro contra tarifas de outros países

PRÓXIMA

Cooperativismo se destaca como ferramenta para ressocialização de pessoas encarceradas

MundoCoop

MundoCoop

Informação e inspiração para o cooperativismo.

Relacionado Posts

senior 1
AGRONEGÓCIO

Plataforma torna eficiente a logística de deslocamento de veículos no campo

23 de junho de 2025
Sisprime do Brasil publica seu Relatório de Sustentabilidade, reforçando transparência e compromisso com o futuro
CONTEÚDO DE MARCA

Sisprime do Brasil publica seu Relatório de Sustentabilidade, reforçando transparência e compromisso com o futuro

18 de junho de 2025
Ailos Viacredi mostra na prática como digitalizar o ponto de atendimento físico
CONTEÚDO DE MARCA

Viacredi mostra na prática como digitalizar o ponto de atendimento físico 

18 de junho de 2025
Sicoob UniCentro Br celebra casa cheia em espetáculo sobre riscos das apostas online
CONTEÚDO DE MARCA

Sicoob UniCentro Br celebra casa cheia em espetáculo sobre riscos das apostas online

17 de junho de 2025
FGCoop realiza posse do novo Conselho de Administração para o mandato 2025-2028
CONTEÚDO DE MARCA

FGCoop realiza posse do novo Conselho de Administração para o mandato 2025-2028

13 de junho de 2025
Credifoz apresenta nova identidade visual e passa a destacar a marca Ailos
CONTEÚDO DE MARCA

Credifoz apresenta nova identidade visual e passa a destacar a marca Ailos

13 de junho de 2025

NEWSLETTER MUNDOCOOP

* Preenchimento obrigatório

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

senior 1
AGRONEGÓCIO

Plataforma torna eficiente a logística de deslocamento de veículos no campo

23 de junho de 2025
Aumento do IOF impacta o Seguro Rural e acende o alerta para as cooperativas
DESTAQUES

Aumento do IOF impacta o Seguro Rural e acende o alerta para as cooperativas

23 de junho de 2025
Copom eleva a taxa Selic para 15,00% a.a.
ECONOMIA & FINANÇAS

Copom eleva a taxa Selic para 15,00% a.a.

23 de junho de 2025
LinkedIn Instagram Facebook Youtube

FALE COM A MUNDOCOOP

MundoCoop - O Portal de Notícias do Cooperativismo

ANUNCIE: [email protected]
TEL: (11) 99187-7208
•
ENVIE SUA PAUTA:
[email protected]
•
ENVIE SEU CURRÍCULO:
[email protected]
•

EDIÇÃO DIGITAL

CLIQUE E ACESSE A EDIÇÃO 123

BAIXE NOSSO APP

NAVEGUE

  • Home
  • Quem Somos
  • Revistas
  • biblioteca
  • EVENTOS
  • newsletter
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Revista MundoCoop
  • Biblioteca
  • Newsletter
  • Quem Somos
  • Eventos
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você está dando consentimento para que os cookies sejam usados. Visite o nosso Política de Privacidade e Cookies.