• POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • CONTATO
  • MÍDIA KIT
MundoCoop - Informação e Cooperativismo
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
Sem resultado
Ver todos os resultados
MundoCoop - Informação e Cooperativismo
Apresentado por

Ubots debate automação de atendimento para cooperativas em workshop

MundoCoop POR MundoCoop
3 de abril de 2025
CONTEÚDO DE MARCA
Ubots debate automação de atendimento para cooperativas em workshop

Ubots debate automação de atendimento para cooperativas em workshop

CompartilheCompartilheCompartilheCompartilhe

No dia 27 de março, a Fábrica do Futuro, em Porto Alegre, foi palco de um importante encontro para o setor cooperativista. A Ubots, empresa líder em relacionamento digital para o cooperativismo de crédito, promoveu um workshop com o objetivo de auxiliar as cooperativas na construção de um plano tático e estratégico para a implementação de projetos de automatização de atendimento ao cooperado.

O evento, que já se tornou uma referência para o setor, proporcionou um momento de imersão onde especialistas da Ubots compartilharam conhecimentos e melhores práticas sobre como a automação pode otimizar o relacionamento com os cooperados, gerando mais eficiência e satisfação.

Um dos pontos altos do workshop foi a participação especial de Clarissa Tabalipa, Coordenadora de Chatbots da Unicred. Clarissa apresentou o case de sucesso do chatbot Edu, a ferramenta de atendimento automatizado da Unicred que tem transformado a experiência dos cooperados.

Case de sucesso Edu: a experiência da Unicred com a automação

Durante sua apresentação, Clarissa Tabalipa detalhou a jornada da Unicred na implementação do chatbot Edu. Ela explicou que, inicialmente, em 2019, o atendimento da Unicred era exclusivamente humano, realizado por telefone e chat. A partir de 2019 e 2020, a cooperativa iniciou a estratégia de implementação da automação. Uma característica importante destacada por ela, é que, desde o início foi a opção de “falar com um atendente” em todas as etapas do fluxo, garantindo que o cooperado sempre tivesse a possibilidade de contato humano caso necessário.

Ao longo dos anos, o Edu evoluiu significativamente. Em 2024, o chatbot já realizava de forma autônoma 28 fluxos integrados em cinco canais, como: web, app e WhatsApp, além de entregar informações solicitadas através de 39 fluxos informacionais e apoiar o atendimento humano com 13 fluxos de pré-atendimento. A equipe dedicada ao Edu conta com 14 pessoas, responsáveis pela curadoria, desenvolvimento, design de fluxos e atendimento via WhatsApp.

Clarissa compartilhou alguns dos principais fluxos automatizados pelo Edu em 2024 e dicas essenciais para quem está começando ou quer melhorar um projeto de automatização.

“O evento está sendo muito legal para a gente entender como está a maturidade das outras cooperativas em relação a esse assunto. A gente troca muitas experiências, troca essas figurinhas, traz conhecimento e também recebe conhecimento. O evento reforça muito isso, não ficamos só ouvindo e só falando, a gente consegue ter bastante troca.” Clarissa Tabalipa, Coordenadora de Chatbots na Unicred.

foto 03

Os resultados alcançados pela Unicred com o Edu são expressivos: em 2024, a avaliação dos atendimentos foi de 4,7/5, a retenção no Edu chegou a 21,3%. Além dos resultados quantitativos, Clarissa destacou também os ganhos qualitativos, como a segurança proporcionada pela mitigação de processos críticos executados nas agências e o aumento gradual na aceitação do Edu pelos cooperados.

Sobre o evento

A última edição do workshop contou com a participação de 8 cooperativas, colocando em prática um dos princípios do cooperativismo: a intercooperação. Durante todo o dia, os participantes contaram com o apoio da Clarissa para a elaboração dos seus planos. 

Além disso, as cooperativas experimentam diversas trocas, aprendendo umas com as outras e cada participante ainda conta com um especialista da Ubots dedicado à construção do plano.

“A ajuda do especialista foi essencial, pois nós viemos com três pessoas do time, cada uma com um desafio diferente. O especialista conseguiu ajudar as três pessoas, para que cada uma conseguisse ter sua ideia formata e colocada em um plano para a execução.” Joice, Analista de Negócios da Sicoob Central SC/RS

O workshop da Ubots se consolidou como um espaço fundamental para a troca de experiências e o aprendizado sobre as últimas tendências em relacionamento digital para o setor cooperativista, mostrando o potencial da tecnologia para transformar o atendimento e impulsionar o crescimento das cooperativas.

ANTERIOR

Câmara aprova projeto que prevê medidas do governo brasileiro contra tarifas de outros países

PRÓXIMA

Cooperativismo se destaca como ferramenta para ressocialização de pessoas encarceradas

MundoCoop

MundoCoop

Informação e inspiração para o cooperativismo.

Relacionado Posts

Sicoob UniCentro Br comemora melhor primeiro semestre desde a fundação
CONTEÚDO DE MARCA

Sicoob UniCentro Br comemora melhor primeiro semestre desde a fundação

26 de agosto de 2025
quanta
CONTEÚDO DE MARCA

Cooperativas aceleram adesão a planos completos de previdência e ampliam proteção financeira

25 de agosto de 2025
sicredi 1 2
CONTEÚDO DE MARCA

Cooperativa do interior de Mato Grosso inaugura grandiosa agência com estilo neoclássico

25 de agosto de 2025
Educação Financeira: O Novo Pilar Estratégico do Cooperativismo Moderno
CONTEÚDO DE MARCA

Educação Financeira: O Novo Pilar Estratégico do Cooperativismo Moderno

22 de agosto de 2025
cooperforte
ARTIGO

Crédito do Trabalhador: o poder de escolher com liberdade e transparência – Letícia Pinheiro é Gerente de Projetos da COOPERFORTE

14 de agosto de 2025
ocergs
ACONTECE NO SETOR

Sistema Ocergs marca presença inédita na Expoagas 2025 com estande multicooperativo

14 de agosto de 2025

NEWSLETTER MUNDOCOOP

* Preenchimento obrigatório

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cooperativa goiana promove concurso cultural nas comunidades de atuação
SOCIAL

Cooperativa goiana promove concurso cultural nas comunidades de atuação

27 de agosto de 2025
Secretário-Geral da ONU reivindica apoio ao crescimento sustentável e ao desenvolvimento das cooperativas
INTERNACIONAL

Secretário-Geral da ONU reivindica apoio ao crescimento sustentável e ao desenvolvimento das cooperativas

27 de agosto de 2025
gestao
GESTÃO & NEGÓCIOS

Cooperativa financeira cria novas soluções para aprimoramento da gestão em eficiência energética

27 de agosto de 2025
LinkedIn Instagram Facebook Youtube

FALE COM A MUNDOCOOP

MundoCoop - O Portal de Notícias do Cooperativismo

ANUNCIE: [email protected]
TEL: (11) 99187-7208
•
ENVIE SUA PAUTA:
[email protected]
•
ENVIE SEU CURRÍCULO:
[email protected]
•

EDIÇÃO DIGITAL

CLIQUE E ACESSE A EDIÇÃO 124

BAIXE NOSSO APP

NAVEGUE

  • Home
  • Quem Somos
  • Revistas
  • biblioteca
  • EVENTOS
  • newsletter
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Revista MundoCoop
  • Biblioteca
  • Newsletter
  • Quem Somos
  • Eventos
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você está dando consentimento para que os cookies sejam usados. Visite o nosso Política de Privacidade e Cookies.