• POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • CONTATO
  • MÍDIA KIT
MundoCoop - Informação e Cooperativismo
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
Sem resultado
Ver todos os resultados
MundoCoop - Informação e Cooperativismo
Apresentado por

Ubots debate automação de atendimento para cooperativas em workshop

MundoCoop POR MundoCoop
3 de abril de 2025
CONTEÚDO DE MARCA
Ubots debate automação de atendimento para cooperativas em workshop

Ubots debate automação de atendimento para cooperativas em workshop

CompartilheCompartilheCompartilheCompartilhe

No dia 27 de março, a Fábrica do Futuro, em Porto Alegre, foi palco de um importante encontro para o setor cooperativista. A Ubots, empresa líder em relacionamento digital para o cooperativismo de crédito, promoveu um workshop com o objetivo de auxiliar as cooperativas na construção de um plano tático e estratégico para a implementação de projetos de automatização de atendimento ao cooperado.

O evento, que já se tornou uma referência para o setor, proporcionou um momento de imersão onde especialistas da Ubots compartilharam conhecimentos e melhores práticas sobre como a automação pode otimizar o relacionamento com os cooperados, gerando mais eficiência e satisfação.

Um dos pontos altos do workshop foi a participação especial de Clarissa Tabalipa, Coordenadora de Chatbots da Unicred. Clarissa apresentou o case de sucesso do chatbot Edu, a ferramenta de atendimento automatizado da Unicred que tem transformado a experiência dos cooperados.

Case de sucesso Edu: a experiência da Unicred com a automação

Durante sua apresentação, Clarissa Tabalipa detalhou a jornada da Unicred na implementação do chatbot Edu. Ela explicou que, inicialmente, em 2019, o atendimento da Unicred era exclusivamente humano, realizado por telefone e chat. A partir de 2019 e 2020, a cooperativa iniciou a estratégia de implementação da automação. Uma característica importante destacada por ela, é que, desde o início foi a opção de “falar com um atendente” em todas as etapas do fluxo, garantindo que o cooperado sempre tivesse a possibilidade de contato humano caso necessário.

Ao longo dos anos, o Edu evoluiu significativamente. Em 2024, o chatbot já realizava de forma autônoma 28 fluxos integrados em cinco canais, como: web, app e WhatsApp, além de entregar informações solicitadas através de 39 fluxos informacionais e apoiar o atendimento humano com 13 fluxos de pré-atendimento. A equipe dedicada ao Edu conta com 14 pessoas, responsáveis pela curadoria, desenvolvimento, design de fluxos e atendimento via WhatsApp.

Clarissa compartilhou alguns dos principais fluxos automatizados pelo Edu em 2024 e dicas essenciais para quem está começando ou quer melhorar um projeto de automatização.

“O evento está sendo muito legal para a gente entender como está a maturidade das outras cooperativas em relação a esse assunto. A gente troca muitas experiências, troca essas figurinhas, traz conhecimento e também recebe conhecimento. O evento reforça muito isso, não ficamos só ouvindo e só falando, a gente consegue ter bastante troca.” Clarissa Tabalipa, Coordenadora de Chatbots na Unicred.

foto 03

Os resultados alcançados pela Unicred com o Edu são expressivos: em 2024, a avaliação dos atendimentos foi de 4,7/5, a retenção no Edu chegou a 21,3%. Além dos resultados quantitativos, Clarissa destacou também os ganhos qualitativos, como a segurança proporcionada pela mitigação de processos críticos executados nas agências e o aumento gradual na aceitação do Edu pelos cooperados.

Sobre o evento

A última edição do workshop contou com a participação de 8 cooperativas, colocando em prática um dos princípios do cooperativismo: a intercooperação. Durante todo o dia, os participantes contaram com o apoio da Clarissa para a elaboração dos seus planos. 

Além disso, as cooperativas experimentam diversas trocas, aprendendo umas com as outras e cada participante ainda conta com um especialista da Ubots dedicado à construção do plano.

“A ajuda do especialista foi essencial, pois nós viemos com três pessoas do time, cada uma com um desafio diferente. O especialista conseguiu ajudar as três pessoas, para que cada uma conseguisse ter sua ideia formata e colocada em um plano para a execução.” Joice, Analista de Negócios da Sicoob Central SC/RS

O workshop da Ubots se consolidou como um espaço fundamental para a troca de experiências e o aprendizado sobre as últimas tendências em relacionamento digital para o setor cooperativista, mostrando o potencial da tecnologia para transformar o atendimento e impulsionar o crescimento das cooperativas.

ANTERIOR

Câmara aprova projeto que prevê medidas do governo brasileiro contra tarifas de outros países

PRÓXIMA

Cooperativismo se destaca como ferramenta para ressocialização de pessoas encarceradas

MundoCoop

MundoCoop

Informação e inspiração para o cooperativismo.

Relacionado Posts

quanta1
CONTEÚDO DE MARCA

Cooperativas impulsionam crescimento da previdência complementar entre autônomos e profissionais liberais

28 de novembro de 2025
Créditos da foto: Mel Pacheco
CONTEÚDO DE MARCA

Viacredi anuncia nova composição da Diretoria Executiva

26 de novembro de 2025
qwuanta
CONTEÚDO DE MARCA

Cooperativas lideram expansão da previdência para o público infantil

26 de novembro de 2025
Presidente do Conselho de Administração do Sicoob UniCentro Br, Clidenor Gomes Filho (esquerda) e o diretor-presidente da instituição, Diogo Mafia (direita), receberam ex-ministro da Agricultura e CEO do Grupo Cabrera, Antonio Cabrera, para palestra magna, no Agrotalks. Crédito: Cristiano Borges
CONTEÚDO DE MARCA

Analisando o cenário do agronegócio, Antonio Cabrera discute oportunidades e desafios do segmento em evento do Sicoob UniCentro Br

25 de novembro de 2025
Seguros Unimed amplia coberturas e moderniza seguro de Responsabilidade Civil para administradores e diretores
CONTEÚDO DE MARCA

Seguros Unimed amplia coberturas e moderniza seguro de Responsabilidade Civil para administradores e diretores

25 de novembro de 2025
40 anos da Sicredi Dexis: uma história de confiança, crescimento e impacto
CONTEÚDO DE MARCA

40 anos da Sicredi Dexis: uma história de confiança, crescimento e impacto

25 de novembro de 2025

NEWSLETTER MUNDOCOOP

* Preenchimento obrigatório

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Senado Federal destaca papel do cooperativismo diante de desafios sociais e climáticos
ACONTECE NO SETOR

Senado Federal destaca papel do cooperativismo diante de desafios sociais e climáticos

28 de novembro de 2025
Sistema OCB firma acordo com a Câmara para ampliar formação cidadã
ACONTECE NO SETOR

Sistema OCB firma acordo com a Câmara para ampliar formação cidadã

28 de novembro de 2025
AGRO 7
AGRONEGÓCIO

Brasil ganha primeira regra para avaliar exposição de trabalhadores a agrotóxicos

28 de novembro de 2025
LinkedIn Instagram Facebook Youtube

FALE COM A MUNDOCOOP

MundoCoop - O Portal de Notícias do Cooperativismo

ANUNCIE: [email protected]
TEL: (11) 99187-7208
•
ENVIE SUA PAUTA:
[email protected]
•
ENVIE SEU CURRÍCULO:
[email protected]
•

EDIÇÃO DIGITAL

CLIQUE E ACESSE A EDIÇÃO 126

BAIXE NOSSO APP

NAVEGUE

  • Home
  • Quem Somos
  • Revistas
  • biblioteca
  • EVENTOS
  • newsletter
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Revista MundoCoop
  • Biblioteca
  • Newsletter
  • Quem Somos
  • Eventos
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você está dando consentimento para que os cookies sejam usados. Visite o nosso Política de Privacidade e Cookies.