• POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • CONTATO
  • MÍDIA KIT
MundoCoop - Informação e Cooperativismo
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
Sem resultado
Ver todos os resultados
MundoCoop - Informação e Cooperativismo
Apresentado por

Tendência comportamental: como isso impacta os negócios das cooperativas?

MundoCoop POR MundoCoop
23 de julho de 2024
Cirino Sabadin, CONTEÚDO DE MARCA
9 3

Tendência comportamental: como isso impacta os negócios das cooperativas?

CompartilheCompartilheCompartilheCompartilhe

Com o passar do tempo, o cooperativismo foi se consolidando, não só como um grande propósito a ser seguido, mas como uma forma justa de fazer negócios. E para isso, precisou se atualizar no decorrer das décadas, sobrevivendo a crises e protagonizando mudanças. 

Dando continuidade a essa trajetória, o movimento se prepara agora para conquistar um novo destaque através da crescente valorização do bem-estar individual e coletivo. Tendência que surgiu em um cenário pós pandêmico e se desdobra como a grande aposta de 2024.

Para as cooperativas, esse momento tem se tornado uma oportunidade de mostrar o potencial de suas agências. Atualmente, o movimento possui 9 mil agências físicas no país, alcançando uma média de crescimento de 12,5% ao ano e um importante diferencial no mercado. 

Nascendo de uma mudança comportamental que evidencia as novas prioridades da sociedade, a tendência trouxe a necessidade de adaptação do ambiente de trabalho, dialogando com uma filosofia de vida mais flexível e saudável. Roberta Cirino, arquiteta e sócia-fundadora da Cirino Sabadin, explica que a concepção de um planejamento para o espaço físico de uma agência tem um impacto significativo nos negócios geridos pelas cooperativas, influenciando diretamente o engajamento tanto de colaboradores quanto de clientes. “Ao criar um projeto que valoriza a proximidade entre as pessoas, a humanização dos espaços de atendimento torna os ambientes propícios para diversos formatos de interação. Esses ambientes proporcionam benefícios não apenas aos colaboradores, mas também aos negócios fechados”, acrescenta. 

Nesse cenário, algumas novidades se destacam como facilitadoras desse processo. O investimento nos estímulos naturais é uma delas, trazendo elementos como formas orgânicas, cores inspiradas na natureza e vegetação integrada. Ainda, uma das grandes inovações aparece na valorização da memória afetiva, onde a incorporação de elementos que evocam experiências pessoais, como peças de artesanato, artes visuais e decoração temática, emerge como uma maneira de criar ambientes autênticos e emocionalmente conectados aos usuários. A autenticidade desses espaços criam ambientes mais estimulantes e adaptáveis, promovendo a produtividade e o equilíbrio entre trabalho e bem-estar psicológico.

Com inúmeros cases de sucesso já consagrados, Alexandre Sabadin, engenheiro civil e sócio-fundador da Cirino Sabadin, conta que o maior retorno visível após a conclusão dos projetos de cooperativas está no aumento expressivo no número de cooperados durante as reestruturações nas agências. O que fortalece os laços já existentes enquanto atrai novos membros para a cooperativa, evidenciando claramente o impacto positivo das mudanças implementadas. “Um aspecto notável e transformador é a capacidade de tornar a cooperativa um ponto de referência e atração para a cidade. A ênfase em melhorias no entorno da obra contribui para a credibilidade e solidez percebidas pela sociedade. Esse aspecto é especialmente relevante para aberturas em novas localidades, onde a cooperativa pode não ser tão conhecida. Ao se tornar um elemento proeminente na comunidade, a cooperativa fortalece sua presença e também promove o desenvolvimento socioeconômico local”, conclui. 

Hoje, o planejamento da estrutura física das agências deixou de ser mero detalhe para se tornar uma importante estratégia de consolidação e crescimento. Diante disso, contar com especialistas em cooperativismo, como a Cirino Sabadin, passou a ser algo crucial para que a cooperativa esteja atenta às mudanças nas necessidades dos cooperados e às tendências do setor, a fim de contemplar por completo as demandas atuais, seus consequentes desafios e, principalmente, o futuro. 

ATENDIMENTO E ESPERA
ATENDIMENTO E ESPERA
ATENDIMENTO
ATENDIMENTO
CABINE
CABINE
CAFe 1
ESPAÇO CAFÉ
ESPAAO CAFe
ESPAÇO CAFÉ
ESPAAO CONVIVNCIA
ESPAÇO CONVIVÊNCIA

Conteúdo exclusivo publicado na Revista MundoCoop – Edição 116

Tags: comocomportamentalconteÚdocooperativasdasimpactamarcanegÓciostendência
ANTERIOR

Seguros Unimed, em parceria com a Neurotech, projeta economizar R$ 5 milhões por ano com plataforma antifraudes

PRÓXIMA

Atitudes que transformam

MundoCoop

MundoCoop

Informação e inspiração para o cooperativismo.

Relacionado Posts

marcelo
ARTIGO

País continental: para atender diferentes realidades, ferramentas levam cooperativas de crédito onde pessoas querem dinheiro na mão – Marcelo Mafra é Executivo de negócios e relacionamento da Tecban

15 de maio de 2025
quanta 1
CONTEÚDO DE MARCA

Futuro em construção: como a previdência fortalece o ecossistema cooperativista com resultados reais

15 de maio de 2025
cresol
CONTEÚDO DE MARCA

Cresol é reconhecida como uma das Melhores Empresas para Trabalhar no Agronegócio pelo GPTW

15 de maio de 2025
1 1 1
ACONTECE NO SETOR

Vem aí o primeiro Prêmio SomosCoop Melhores do Ano RS

15 de maio de 2025
ailos
CONTEÚDO DE MARCA

Educar para prosperar

14 de maio de 2025
heloisa
CONTEÚDO DE MARCA

Primeira edição do LEGADOCOOP marca conexão entre passado e futuro do cooperativismo

14 de maio de 2025

Discussão sobre post

NEWSLETTER MUNDOCOOP

* Preenchimento obrigatório

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

China abre novos mercados para produtos do agro brasileiro
AGRONEGÓCIO

China abre novos mercados para produtos do agro brasileiro

18 de maio de 2025
Cooperativas são alternativas para garantir o equilíbrio comercial
INTERNACIONAL

Cooperativas são alternativas para garantir o equilíbrio comercial

18 de maio de 2025
Cooperativa financeira amplia acesso à educação com doação de mais de 2 mil kits escolares
ACONTECE NO SETOR

Cooperativa financeira amplia acesso à educação com doação de mais de 2 mil kits escolares

18 de maio de 2025
LinkedIn Instagram Facebook Youtube

FALE COM A MUNDOCOOP

MundoCoop - O Portal de Notícias do Cooperativismo

ANUNCIE: [email protected]
TEL: (11) 99187-7208
•
ENVIE SUA PAUTA:
[email protected]
•
ENVIE SEU CURRÍCULO:
[email protected]
•

EDIÇÃO DIGITAL

CLIQUE E ACESSE A EDIÇÃO 123

BAIXE NOSSO APP

NAVEGUE

  • Home
  • Quem Somos
  • Revistas
  • biblioteca
  • EVENTOS
  • newsletter
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Revista MundoCoop
  • Biblioteca
  • Newsletter
  • Quem Somos
  • Eventos
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você está dando consentimento para que os cookies sejam usados. Visite o nosso Política de Privacidade e Cookies.