No dia 29/04, o Sicoob MaxiCrédito participou como convidado especial de um workshop exclusivo promovido pela Ubots. Durante o evento, a cooperativa compartilhou sua trajetória na construção de uma central de relacionamento de sucesso, destacando em detalhes as estratégias adotadas e os resultados alcançados com a digitalização do atendimento ao cooperado.
Conheça o caso Sicoob Maxicrédito
Com mais de 270 mil cooperados e uma estrutura robusta de 101 agências, o Sicoob MaxiCrédito enfrentava um desafio comum para muitas cooperativas: manter um relacionamento próximo, eficiente e personalizado com seu público, sem sobrecarregar os canais tradicionais. O modelo presencial, embora eficaz, limitava a escala e a agilidade dos atendimentos, dificultando a expansão da experiência positiva em um ambiente cada vez mais digital.
A solução veio com a criação da Central de Relacionamento Digital, pensada para atuar como apoio estratégico às agências físicas. A adoção de uma plataforma de gestão de atendimento foi essencial para viabilizar uma experiência digital omnichannel, que combinasse personalização, agilidade e segurança. Com uma régua de relacionamento digital bem estruturada, a cooperativa passou a realizar comunicações segmentadas e proativas, reduzindo ruídos e aumentando o engajamento dos cooperados.
Em poucos meses, os resultados comprovaram o acerto da estratégia: 17 mil cooperados ativos, 22 mil acionamentos e um engajamento que ultrapassou 11% em novembro. O Tempo Médio de Interação chegou a atingir 1 minuto e 59 segundos, e melhorias contínuas nos processos garantem que a experiência do cooperado siga evoluindo com consistência e foco em resultado.
Replicando o sucesso em outras empresas
Durante o workshop, as empresas construíram um plano estratégico para resolver gargalos em suas centrais de relacionamento, com foco em ROI, sustentabilidade e mitigação de riscos.
Primeiro, foi feito um mapeamento detalhado das operações de atendimento, identificando fluxos, canais, indicadores e a experiência dos clientes e cooperados. Na segunda etapa, foram diagnosticadas falhas como processos manuais, falta de padronização e baixa integração entre canais, e a partir disso, definimos as soluções prioritárias para cada empresa.
Em seguida, construímos as etapas do projeto e o retorno sobre o investimento, aumento da produtividade e melhoria da experiência do cliente ou cooperado. Por fim, foram definidas ações para garantir a sustentabilidade das melhorias, como governança, segurança da informação e monitoramento contínuo. Durante toda a construção do plano, os participantes contaram com o auxílio de um especialista 100% dedicado a sua empresa, e com a ajuda da equipe Maxicrédito, que auxiliou a aperfeiçoar o plano de forma personalizada.
Ao final do evento, cada empresa levou para casa um plano estratégico e tático para resolver as principais dores na Central de Relacionamento.
Participe do próximo workshop
Se você também quer construir um plano estratégico e tático para resolver problemas de relacionamento dentro da sua cooperativa, garanta sua vaga no próximo workshop Ubots, exclusivo para cooperativas de crédito.
Workshop 26/05 – Como Digitalizar O Atendimento no PA Físico
Caso de Sucesso: Ailos Viacredi
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