Além de grandes resultados e crescimento exponencial, a atuação na prática tem definido a continuidade – ou não – dos negócios. Cada vez mais, as particularidades do dia a dia de colaboradores e funcionários se tornaram os grandes diferenciais de sucesso, capazes de conquistar novos públicos e consolidar uma marca no mercado atual. Com as cooperativas não é diferente!
Visando enfrentar desafios reais e transmitir sua essência de forma mais efetiva, a Sicredi Iguaçu PR/SP se atentou a essa tendência e investiu no projeto de seu Centro Administrativo em São João, no Paraná.
Em parceria com a Cirino Sabadin, Escritório de Arquitetura e Engenharia, a cooperativa alinhou propósito com as necessidades de quem frequenta, circula e dá vida aquela instituição. Desde rampas de acessibilidade a escolha de materiais diferenciados, o projeto inovador buscou transmitir a seriedade e hospitalidade do ambiente executivo, ao mesmo tempo que melhorou a funcionalidade do local, criando um ambiente acolhedor que facilite as interações e conexões.
Entre os muitos detalhes incríveis desse projeto, a escolha de cores conquistou um dos grandes destaques. Nesse contexto, uma paleta de cores em tons pastel, materiais de acabamento de alta qualidade e a inclusão de vegetação, incorporando conceitos de biofilia [1], trouxeram mais vida para as estações de trabalho. “Essa abordagem oferece benefícios significativos aos colaboradores, como redução do estresse, melhora do humor e estímulo à criatividade, aumentando assim a produtividade e a satisfação no trabalho”, explica Roberta Cirino, arquiteta e sócia-fundadora da Cirino Sabadin.
Biofilia é o conceito que conecta os seres humanos com a natureza e elementos vivos
O momento de tomada de decisões é um dos mais importantes para todo e qualquer negócio. E, para isso, um ambiente propício faz toda a diferença.
Na sala de reunião executiva da Sicredi Iguaçu, a combinação de tons sóbrios e acabamentos em madeira criaram um ambiente ideal para encontros de negócios, transmitindo a seriedade necessária para negociações importantes, sem abrir mão do acolhimento.
Ainda, a aposta na utilização de tons neutros e madeira em pontos estratégicos e a inclusão de plantas nas salas executivas criaram um espaço acolhedor e inspirador, proporcionando um ambiente de confiança e promover boas relações. “Cada detalhe foi pensado para incentivar a interação positiva entre os colaboradores e visitantes” acrescenta a arquiteta.
A incorporação de elementos naturais no design do Centro Administrativo reflete uma estratégia consciente de promover a saúde e o bem-estar dos colaboradores. Plantas, luz natural e materiais orgânicos não apenas embelezam o espaço, mas também criam um ambiente de trabalho mais saudável e produtivo, alinhado com os princípios do cooperativismo. “Foi um projeto muito bem elaborado o qual atendeu todas as nossas expectativas sobre a demanda, transformaram em ambientes mais produtivos para os nossos colaboradores e mais receptivos aos nossos associados”, pontua Marcia Helfenstein Koch, Diretor Executivo Sicredi Iguaçu PR/SC/SP.
Desde o esboço até a execução, o projeto foi realizado através da colaboração entre a Cirino Sabadin e a Sicredi Iguaçu, representando o êxito do trabalho em equipe e pensamento coletivo em todo o processo. “Mais do que um espaço corporativo, este centro se tornou um ponto de encontro onde as relações humanas são valorizadas e cultivadas. Este é o verdadeiro poder do cooperativismo em ação, transformando espaços e fortalecendo relações, um passo significativo para o futuro das instituições financeiras cooperativas”, finaliza Alexandre Sabadin, engenheiro civil e sócio-fundador da Cirino Sabadin.
“Em nossa ampliação da sede administrativa da Sicredi Iguaçu, a Cirino Sabadin superou todas as nossas expectativas, com layouts inovadores e agradáveis nos proporcionando ambientes acolhedores e eficazes”
Eleuterio Benin – Presidente da Sicredi Iguaçu PR/SC/SP
Conteúdo exclusivo publicado na Revista MundoCoop – Edição 118
Discussão sobre post