Manter um negócio em constante evolução envolve cada vez mais fatores decisivos. O espaço físico é um deles e tem crescido não só como grande diferencial no mercado, mas também como representação do quanto aquela organização está alinhada com as demandas da atualidade.
São por esses motivos que as cooperativas financeiras estão investindo fortemente nos projetos inteligentes em suas agências. Esse tipo de projeto é um importante meio de integrar tecnologias, sustentabilidade e soluções personalizadas, transformando completamente os ambientes ali contidos. Mas para alcançar esse resultado, uma pergunta se tornou recorrente: é possível conciliar a continuidade das atividades com o andamento de um projeto? A resposta é sim!
Alexandre Sabadin, engenheiro civil e sócio-fundador da Cirino Sabadin, Escritório de Arquitetura e Engenharia, explica que a chave para o sucesso nesse sentido é a gestão eficaz e a coordenação das equipes envolvidas. “O principal desafio está em assegurar que a qualidade e a organização da obra sejam mantidas, de forma a não interferir nas atividades cotidianas. Para isso, o trabalho é executado em etapas e em horários diferenciados, com a colaboração de diversas equipes, além da realização de limpeza diária em toda a área da obra.”
SUCESSO NA PRÁTICA
Foi pensando nesse processo que a Sicredi Iguaçu PR/SC/SP procurou a Cirino Sabadin para uma intensa mudança em sua agência, localizada em Francisco Beltrão. Através da parceria, a cooperativa buscou tornar o ambiente acolhedor e receptivo, tanto para os cooperados quanto para os colaboradores, ao mesmo tempo que não interrompesse o atendimento aos clientes.
Nessa obra, Alexandre compartilha que o maior desafio foi organizar as etapas e o espaço de forma a minimizar o impacto nas atividades diárias e garantir a continuidade do atendimento aos associados. Para isso, os trabalhos foram realizados em horários diferenciados, fora do horário de funcionamento da agência, para evitar ruídos e resíduos que pudessem interferir. “Além dessa logística de horários, foram fundamentais o gerenciamento e a coordenação de diversas equipes realizando atividades simultâneas, a fim de garantir o cumprimento das metas diárias e que todas as etapas fossem concluídas dentro dos prazos estabelecidos”, acrescenta.
Entre as praticidades e destaques desse projeto, estão o reaproveitamento de materiais e a agilidade na execução. A escolha do piso vinílico – que não necessita da remoção do revestimento anterior para ser aplicado – foi o pontapé inicial para seguir com o mobiliário mais rapidamente e, à medida que os ambientes eram finalizados, dar continuidade aos serviços das equipes de vidros e elétrica. “Quando falamos em reforma, sempre pensamos os transtornos que as mesmas podem causar, principalmente em um ambiente de trabalho no qual o atendimento aos associados não pode parar. Mas tivemos um planejamento e um cronograma muito bem elaborado e executado pela empresa Cirino Sabadin”, ressalta Marcio Sganzerla, Gerente de Agência.
A partir dessa organização, a agência foi capaz de atender novamente aos associados com todos os colaboradores em operação após 17 dias corridos. Com a conclusão das intervenções principais, as melhorias restantes, como pintura, portas, rodapés e outros itens, foram finalizadas. “A obra foi entregue dentro do cronograma e não tivemos nenhum empecilho ou percalços que viessem atrapalhar o atendimento aos nossos associados. O resultado final foi extraordinário, deixando a nossa agência linda, moderna e aconchegante”, Marcio fez questão de destacar.
Para pensar em detalhes importantes como piso, decoração, diferentes ambientes e acabamento, a Cirino Sabadin não conta apenas com um bom planejamento humano, mas também com ferramentas tecnológicas e ecológicas para criar um projeto verdadeiramente inteligente. “Essas inovações geram tendências que impulsionam novas demandas dentro das cooperativas, que passam a focar em soluções mais verdes e integradas, respondendo à crescente necessidade de sustentabilidade no mercado”, finaliza Roberta Cirino, arquiteta e sócia-fundadora da Cirino Sabadin.
Conteúdo exclusivo publicado na Revista MundoCoop – Edição 121