Para a maioria dos gaúchos, o verão é época de pegar a estrada em direção às praias, reunir amigos, ler um bom livro e relaxar. Essa tradicional migração para o Litoral, que ocorre todos os anos, também desloca para beira-mar a economia do Rio Grande na estação mais quente do ano. Foi pensando nesse cenário que surgiu a campanha “Se tem Verão, tem Cooperativismo”, iniciativa do Sistema Ocergs que busca reforçar a percepção do papel que as cooperativas ocupam na vida das pessoas, para além dos limites das cidades do interior do estado.
Lançada em 1º de dezembro de 2024, a campanha procura se conectar ao cotidiano do veraneio, com o objetivo de mostrar que o cooperativismo é útil e contribui para o bem-estar social e econômico no verão. Afinal, as cooperativas estão presentes em todos os momentos na vida dos gaúchos, inclusive na praia: seja no aplicativo que facilita as finanças, na erva-mate para o chimarrão, no suco de uva fresco ou no convênio de saúde que dá segurança à família. Neste sentido, o slogan direto e marcante busca justamente destacar o conceito de proximidade.
A primeira campanha de verão do coop gaúcho nasceu da necessidade de reposicionarmos as cooperativas no imaginário popular. Apesar da relevância e da atuação em diferentes setores, muitas vezes as organizações são vistas apenas como atores locais em suas comunidades. Com a campanha, queremos mudar esse entendimento, apresentando o cooperativismo como um movimento dinâmico, capaz de se integrar aos momentos de lazer que são característicos da estação.
Para alcançar diferentes públicos, especialmente os jovens, apostamos numa estratégia robusta e diversificada que inclui redes sociais, rádios, outdoors e ativações no Litoral, garantindo a distribuição da mensagem a diferentes perfis de consumidores. Também fizemos parcerias com influenciadores locais, que dão voz e autenticidade à campanha, rompendo bolhas virtuais e ampliando o alcance dos conteúdos para além dos círculos tradicionais do cooperativismo. Um dos destaques da campanha será a presença do Sistema Ocergs no Paleta Atlântida, com estande e recepção de convidados.
A nossa campanha de verão só é possível graças ao espírito de união de grandes cooperativas que aderiram ao movimento como Cotripal, Cotriel, Camnpal, Coopermil, Aurora e Dália, do ramo agropecuário; a Sicredi Caminho das Águas, do ramo crédito; a Certel e a Coprel, do ramo infraestrutura; a Cotraibi, do ramo transportes; e a Coeducars e a Cooperconcórdia, que atuam no setor de educação. Essa sinergia reforça alguns dos valores centrais do cooperativismo: proximidade, solidariedade e colaboração.
Ao fazer uma campanha, temos o desafio de unificar do ponto de vista comunicacional cooperativas com diferentes realidades regionais e objetivos diversos. Por outro lado, o cooperativismo é uma bandeira forte e já consolidada no Rio Grande do Sul, que atrai a simpatia do público como modelo de negócio solidário e promove o desenvolvimento das comunidades. Assim como fizemos em 2024 com a campanha “Céu, Sol, Sul, Terra e Coop”, estamos mostrando mais uma vez que o cooperativismo é central para a economia gaúcha, inclusive no verão.
*Por Eduardo Luis Bach, Supervisor de Feiras e Eventos do Sistema Ocergs