• POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • CONTATO
  • MÍDIA KIT
MundoCoop - Informação e Cooperativismo
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
Sem resultado
Ver todos os resultados
MundoCoop - Informação e Cooperativismo

O que a IA Generativa tem a ver com o meu negócio? – Fernando Gomes é Diretor Comercial da Office Total

MundoCoop POR MundoCoop
23 de dezembro de 2023
ARTIGO
Fernando Gomes é Diretor Comercial da Office Total

Fernando Gomes é Diretor Comercial da Office Total

CompartilheCompartilheCompartilheCompartilhe

Nos últimos meses só ouvimos falar sobre ela: AI Generativa. Esse assunto me fez refletir sobre alguns pontos como, por exemplo, as possibilidades que a inteligência artificial pode trazer para nosso dia a dia corporativo, em como podemos unir forças com a tecnologia de uma maneira equilibrada e pensar na oportunidade de vivenciar mais uma evolução tecnológica, já que, meu caro leitor, sou um profissional das antigas.

Sabemos que a IA (Inteligência Artificial) Generativa é uma tecnologia capaz de aprender padrões complexos de comportamento a partir de uma base de dados. IA Generativa é baseada em redes neurais e certamente você já leu alguma coisa sobre isso, não é mesmo? O ChatGPT, por exemplo, reúne IA e PNL (Processamento de Línguas Naturais), por isso, é tão poderoso e capaz de reproduzir conteúdos pós-treinamento a partir da técnica de “machine learning” em inglês, outro termo que você também deve conhecer já que diversos postais têm falado sobre o assunto. Ferramentas como Dall-E, Midjjourney e o famoso ChatGPT foram os responsáveis pela popularização da IA Generativa, mas o que tudo isso tem a ver com o meu negócio?

Há algum tempo, o Google anunciou a integração da tecnologia de inteligência artificial ao motor de busca, seu principal negócio. E muito antes, Bill Gates inseriu o ChatGPT no navegador EDGE e no motor de buscas Bing, motivos mais do que relevantes para não ignorar a IA Generativa no dia a dia de qualquer negócio.

Em maio deste ano, foi publicado o resultado de uma pesquisa sobre Inteligência Artificial Generativa, 2023 AI Readiness Report da Scale, uma survey com mais de 1.600 executivos e profissionais de aprendizado de máquina (ML) para descobrir o que está funcionando, o que não está, e as melhores práticas para as organizações implantarem IA para um impacto real nos negócios. A pesquisa destaca que as capacidades significativamente aprimoradas dos modelos generativos em 2022 impactaram enormemente as estratégias de IA das empresas, com 65% acelerando suas estratégias existentes ou criando uma estratégia de IA pela primeira vez.

A pesquisa também aponta que, enquanto a maioria dos entrevistados (60%) está experimentando modelos generativos ou planeja trabalhar com eles no próximo ano, apenas 21% têm esses modelos em produção.

Outro item importante da pesquisa revela que 61% das empresas estão buscando a IA para ajudar a melhorar a experiência do cliente, 56% para melhorar a eficiência operacional e 50% para aumentar a lucratividade.

Podemos concluir que, sim, as empresas já entendem o potencial dos modelos generativos para acelerar seus negócios, mas colocá-los em produção ainda é um desafio.

E aí leitor, vem minha reflexão do início, como utilizar esses recursos de uma maneira equilibrada?

A geração e interpretação de dados, criação de conteúdos e aplicativos, otimização de tarefas e economia de tempo são alguns dos benefícios da IA Generativa, e para as empresas, tudo que otimiza tarefas e economiza tempo pode ser igualado à redução de custos e ao aumento de produtividade. Então, sim, é preciso entender, aprender, e se aprofundar no tema, para ampliar a capacidade de entrega e, se possível, adivinhar as necessidades e comportamentos dos clientes, bem como do usuário final. Embora tudo que envolva aprendizado de máquina exija, segundo especialistas, maior controle de qualidade sobre os conteúdos produzidos, tal qual a precisão de dados, muitos desafios técnicos a respeito da tecnologia ainda não estão muito claros, mas certamente devem evoluir com o crescimento e adoção da tecnologia.

Imagine o quanto sua força de vendas cresceria usando IA Generativa. Como? Na produção de conteúdo, por exemplo, para uma campanha de outbound. E o futuro nunca é tão distante quando falamos dessa tecnologia que é capaz de fazer em minutos um trabalho que pode demorar dias, o que certamente reduzirá o tempo de lançamento de produtos ou campanhas, aumentando a eficiência e permitindo que pessoas pensem de forma estratégica, e não apenas por meio do esforço repetitivo; com certeza, tudo isso e muito mais vão impactar o seu negócio de forma significativa.

O que quero dizer com isso é que, eu acredito no potencial da IA Generativa como um facilitador nos processos do dia a dia com moderação e como meio de pesquisa.

E vale a ressalva que estamos na fase inicial e a IA Generativa ainda não é capaz de tomar decisões, mas já favorece o surgimento de novos processos de trabalhos. E, lembre-se: é preciso treinar pessoas! Dessa forma, haverá perfeita evolução e sintonia entre seres humanos e essa tecnologia.

E por aí, você utiliza a AI no seu dia a dia de trabalho?


*Fernando Gomes é Diretor Comercial da Office Total

Tags: com
ANTERIOR

Natal Solidário de cooperativa faz a alegria de crianças e adolescentes

PRÓXIMA

Novo curso ajudará cooperativas de crédito a colocar ações ESG em prática

MundoCoop

MundoCoop

Informação e inspiração para o cooperativismo.

Relacionado Posts

Mulher rural: protagonista - José Zeferino Pedrozo é Presidente da Faesc e do Senar/SC
ARTIGO

Mulher rural: protagonista – José Zeferino Pedrozo é Presidente da Faesc e do Senar/SC

14 de maio de 2025
Lyline Lim é Head de Sustentabilidade da Photoroom
ARTIGO

IA sustentável: desempenho não precisa custar o planeta – Lyline Lim é Head de Sustentabilidade da Photoroom

12 de maio de 2025
Cezar Almeida é autor do livro Líder Trekking: O Executivo e o Professor no Vale do Pati
ARTIGO

O que a mãe natureza ensina sobre liderança? – Cezar Almeida é autor do livro Líder Trekking: O Executivo e o Professor no Vale do Pati

11 de maio de 2025
Kasuo Yassaka é Sócio na Yassaka Acelerando Prosperidade
ARTIGO

Empoderando pequenos negócios e médios empresários – Kasuo Yassaka é Estrategista de Negócios e Cooperativismo

9 de maio de 2025
Invista o seu dinheiro aqui - Luís Artur Nogueira é Economista e Palestrante
ARTIGO

Invista o seu dinheiro aqui – Luís Artur Nogueira é Economista e Palestrante

8 de maio de 2025
Rodrigo Costa é Head de Digital Business da Kron Digital
ARTIGO

A importância de escolher o modelo de IA ideal ao seu negócio – Rodrigo Costa é Head de Digital Business da Kron Digital

7 de maio de 2025

Discussão sobre post

NEWSLETTER MUNDOCOOP

* Preenchimento obrigatório

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

yassaka
YASSAKA

Entre metas e esgotamento: o preço invisível da alta performance nas equipes comerciais

14 de maio de 2025
ailos
CONTEÚDO DE MARCA

Educar para prosperar

14 de maio de 2025
esg1
COOPERAESG

Gestão de risco ESG traz blindagem para marcas que pensam no futuro

14 de maio de 2025
LinkedIn Instagram Facebook Youtube

FALE COM A MUNDOCOOP

MundoCoop - O Portal de Notícias do Cooperativismo

ANUNCIE: [email protected]
TEL: (11) 99187-7208
•
ENVIE SUA PAUTA:
[email protected]
•
ENVIE SEU CURRÍCULO:
[email protected]
•

EDIÇÃO DIGITAL

CLIQUE E ACESSE A EDIÇÃO 123

BAIXE NOSSO APP

NAVEGUE

  • Home
  • Quem Somos
  • Revistas
  • biblioteca
  • EVENTOS
  • newsletter
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Revista MundoCoop
  • Biblioteca
  • Newsletter
  • Quem Somos
  • Eventos
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você está dando consentimento para que os cookies sejam usados. Visite o nosso Política de Privacidade e Cookies.