• POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • CONTATO
  • MÍDIA KIT
MundoCoop - Informação e Cooperativismo
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
Sem resultado
Ver todos os resultados
MundoCoop - Informação e Cooperativismo

O futuro do consumo: o que esperar para os próximos meses? – Marcelo Navarini é COO do Bling

MundoCoop POR MundoCoop
5 de outubro de 2022
ARTIGO
img 8 1

img 8 1

CompartilheCompartilheCompartilheCompartilhe

Conforme adentramos o segundo semestre de 2022, percebemos que algumas perspectivas que especialistas projetaram para o mercado acabaram sendo mais pessimistas do que a realidade tem nos mostrado. Por mais que a primeira metade do ano tenha se mostrado um cenário mais complicado para os varejistas por conta da redução de vendas e do aumento da inflação, os últimos dois meses trouxeram dados um pouco mais favoráveis sob a perspectiva do consumo. 

Considerando que estamos ingressando na reta final do ano, que contém datas importantes para o comércio, como black friday e o Natal, há uma leve melhoria nas expectativas. Isso se reflete no valor de mercado das gigantes do varejo, e deverá também impactar positivamente o segmento das micro e pequenas empresas com melhores vendas neste final de ano. 

É importante que os varejistas fiquem atentos às tendências que se mostram cada vez mais fortes quando falamos do comportamento dos consumidores e da jornada de compra que eles realizam, desde canais de compra, logística e pós venda, e claro, as formas de pagamento disponíveis.  

Por exemplo, uma tendência que está cada dia mais presente no cotidiano dos consumidores é o PIX, o sistema de pagamento instantâneo começou a operar em novembro de 2020, e segundo um levantamento divulgado pela Febraban em dezembro de 2021, o método de transferência já possui aprovação de 85% dos brasileiros, superando a TED e o DOC como principal meio de pagamento digital do país.

A possibilidade de realizar uma transferência instantânea em qualquer dia e hora, além da segurança da transação, são os principais motivos que alavancaram a popularidade desta operação. Dessa forma, diversas lojas digitais passaram a habilitar a opção para que o consumidor finalize a compra transferindo o valor via Pix através de um código gerado no check-out. Tendência importante de se atentar para gerar mais comodidade ao cliente.

Em julho, falei nesta coluna sobre uma grande tendência do mercado do varejo que também serve de indicativo sobre como será o futuro do consumo: trata-se do Social Commerce. A estratégia, muitas vezes atrelada a um modelo de negócio em múltiplos canais de venda, vem crescendo em popularidade.

Dados levantados pela Accenture mostram que esse tipo de comércio possui um índice de crescimento até três vezes maior quando comparamos com o comércio tradicional. Esse impacto deverá ser sentido no Brasil uma vez que somos um dos países mais  conectado às redes sociais.

A crescente do s-commerce, porém, não enfraquece o e-commerce, que segue sendo um dos principais canais de consumo no mundo. Segundo dados colhidos pela Neotrust, o e-commerce teve um crescimento de 27% no Brasil em 2021, registrando o faturamento de R$ 161 bilhões, e tudo indica que o canal continue performando bem e alcançando grandes faturamentos. 

Outra tendência que se estende não apenas para o varejo é o ESG, sigla em inglês que engloba marcas e companhias que possuem governança social e ambiental. O consumidor, agora, tende a optar por marcas e negócios que se posicionem em prol do ecossistema ou que sejam mais sustentáveis em suas operações, transmitindo a noção de acolhimento e proporcionando um conforto moral para seus clientes.

Quando pensamos na sazonalidade neste segundo semestre é comum levarmos em consideração o fator de sobreposição de eventos importantes que irão ocorrer. Temos as eleições e a Copa do Mundo acontecendo com um curto intervalo de tempo, e isso pode ligar o sinal de alerta para os grandes e pequenos varejistas nesta reta final. O tópico foi comentado em evento recente que reuniu grandes marcas varejistas, e a maioria se mostrou otimista, contudo cautelosa.

Por fim, com base no cenário atual, creio que o fechamento do ano para o mercado varejista será razoável, conseguindo se manter acima do que foi prospectado no início de 2022.


*Marcelo Navarini é COO do Bling

ANTERIOR

Coreia do Sul quer ampliar mercado para cooperativas brasileiras

PRÓXIMA

Susanne Westhausen é Presidente da ACI Europa

MundoCoop

MundoCoop

Informação e inspiração para o cooperativismo.

Relacionado Posts

Lyline Lim é Head de Sustentabilidade da Photoroom
ARTIGO

IA sustentável: desempenho não precisa custar o planeta – Lyline Lim é Head de Sustentabilidade da Photoroom

12 de maio de 2025
Cezar Almeida é autor do livro Líder Trekking: O Executivo e o Professor no Vale do Pati
ARTIGO

O que a mãe natureza ensina sobre liderança? – Cezar Almeida é autor do livro Líder Trekking: O Executivo e o Professor no Vale do Pati

11 de maio de 2025
Kasuo Yassaka é Sócio na Yassaka Acelerando Prosperidade
ARTIGO

Empoderando pequenos negócios e médios empresários – Kasuo Yassaka é Estrategista de Negócios e Cooperativismo

9 de maio de 2025
Invista o seu dinheiro aqui - Luís Artur Nogueira é Economista e Palestrante
ARTIGO

Invista o seu dinheiro aqui – Luís Artur Nogueira é Economista e Palestrante

8 de maio de 2025
Rodrigo Costa é Head de Digital Business da Kron Digital
ARTIGO

A importância de escolher o modelo de IA ideal ao seu negócio – Rodrigo Costa é Head de Digital Business da Kron Digital

7 de maio de 2025
Ricardo Pena é especialista em experiência do cliente
ARTIGO

Pessoas em primeiro lugar sempre – Ricardo Pena é especialista em experiência do cliente

5 de maio de 2025

Discussão sobre post

NEWSLETTER MUNDOCOOP

* Preenchimento obrigatório

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ABERTURA SITE
DESTAQUES

Revista MundoCoop, nova edição no ar!

12 de maio de 2025
Cooperativa adere à programa para mensurar felicidade dos colaboradores
GESTÃO & NEGÓCIOS

Cooperativa adere à programa para mensurar felicidade dos colaboradores

12 de maio de 2025
CMN aprova novas regras sobre controle dos recursos captados por LCAs
AGRONEGÓCIO

CMN flexibiliza uso de LCAs por cooperativas financeiras

12 de maio de 2025
LinkedIn Instagram Facebook Youtube

FALE COM A MUNDOCOOP

MundoCoop - O Portal de Notícias do Cooperativismo

ANUNCIE: [email protected]
TEL: (11) 99187-7208
•
ENVIE SUA PAUTA:
[email protected]
•
ENVIE SEU CURRÍCULO:
[email protected]
•

EDIÇÃO DIGITAL

CLIQUE E ACESSE A EDIÇÃO 123

BAIXE NOSSO APP

NAVEGUE

  • Home
  • Quem Somos
  • Revistas
  • biblioteca
  • EVENTOS
  • newsletter
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Revista MundoCoop
  • Biblioteca
  • Newsletter
  • Quem Somos
  • Eventos
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você está dando consentimento para que os cookies sejam usados. Visite o nosso Política de Privacidade e Cookies.