• POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • CONTATO
  • MÍDIA KIT
MundoCoop - Informação e Cooperativismo
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
Sem resultado
Ver todos os resultados
MundoCoop - Informação e Cooperativismo

Novos projetos, novo jeito de pensar – Pedro Signorelli é especialista em Gestão e OKRs

MundoCoop POR MundoCoop
9 de junho de 2024
ARTIGO
Pedro Signorelli é especialista em Gestão e OKRs

Pedro Signorelli é especialista em Gestão e OKRs

CompartilheCompartilheCompartilheCompartilhe

Começar um novo projeto dentro da empresa, em diversas situações, é muito desafiador, porque requer um planejamento, recursos e negociações com stakeholders para que tudo aconteça da maneira correta. E mesmo empregando tudo ou quase tudo necessário nesta etapa de planejamento, é comum escutar: “Poxa, mais um projeto para isso?”. Pois é, existem maneiras de evitar que as pessoas da organização pensem dessa forma.

O principal problema quando decidimos implementar um novo projeto está relacionado à priorização. Você precisa ter claro o que o projeto vai trazer de benefícios e quais questões vai ajudar a resolver. Podemos considerar esses pontos como básicos, mas grande parte das empresas não age assim e as que agem, não executam essa tarefa bem.  E isso ocorre porque não conseguem sair do habitual, adotar o famoso ‘Think outside de box‘ (pense fora da caixa), pois estão pensando no esforço e não no principal, que são os resultados.

Aliado a isso, você deve ter as respostas para algumas perguntas que eventualmente os colaboradores farão: “Por que estamos começando mais um projeto?” e “Qual resultado esperamos?”. Acredite em mim, pensar por resultados vai conseguir mudar toda a dinâmica dos seus projetos, pois estes serão o guia para você se organizar, priorizar e atingir suas metas.

Outro ponto importante é conseguir trazer valor no curto prazo. O que isso quer dizer? É comum que os projetos tragam resultados apenas a longo prazo, no entanto, é essencial mudarmos essa mentalidade e comer o boi em bifes. Ou seja, fatiar e desmembrar, para conseguir gerar valor o quanto antes, promovendo um acompanhamento com disciplina e focando na comunicação com o time.

Veja como isso que estou falando não é de hoje. Segundo um estudo realizado em 2015 pelo Project Management Institute Brasil (PMI) com 300 grandes empresas brasileiras, cerca de 76% do fracasso dos projetos teve como causa falhas na comunicação. E quase uma década depois, percebemos que o dado continua atual, visto que uma comunicação com ruídos segue gerando problemas. Você mesmo pode constatar isso na sua realidade.

Uma gestão baseada em OKRs – Objectives and Key Results (Objetivos e Resultados) -, pode ser útil para evitar que falhas assim aconteçam, já que uma das premissas é alinhamento constante entre os integrantes da equipe, para que todos estejam na mesma página. Isso ajuda a evitar ruídos na comunicação, além de gerar uma aproximação maior, facilitando para que exista mais sinergia e os colaboradores se empenhem para trabalhar em equipe de maneira coesa.

Afinal, é de responsabilidade do líder do projeto garantir que todos os colaboradores tenham de fato compreendido o propósito e as mudanças advindas da implementação dele, entendendo assim, a razão de estarem se engajando para transformar a ideia em realidade. Pois, sejamos sinceros, um time que não acredita no projeto acabará frustrado no final do dia, não entregando a melhor performance.

Além disso, os OKRs vão auxiliar a reavaliar a rota, caso necessário, durante a execução do projeto, pois você vai precisar ficar de olho se o resultado esperado está sendo alcançado ou não. E este mesmo racional vai te ajudar a fazer uma melhor priorização do portfólio de projetos. O que isso significa? Se você aprender a pensar por resultado, vai decidir melhor quais projetos devem ser implementados e vai desperdiçar menos tempo e recursos neste “mais um projeto”, que escutamos com tanta frequência dos colaboradores. 


*Pedro Signorelli é especialista em gestão e OKRs

ANTERIOR

Panorama Coop: Qual o impacto do clima nos resultados do produtor rural?

PRÓXIMA

Índice BET eleva resultados das cooperativas no sistema financeiro nacional

MundoCoop

MundoCoop

Informação e inspiração para o cooperativismo.

Relacionado Posts

Bruno Lemos é diretor de franquias do Cabana Burger
ARTIGO

Crescer é essencial, mas com critério e cuidado – Bruno Lemos é diretor de franquias do Cabana Burger

9 de julho de 2025
cooperfote
ARTIGO

Fraudes financeiras: como se proteger em um cenário cada vez mais digital? – Fabiana Nascimento é Gerente de Antifraude da COOPERFORTE

8 de julho de 2025
fernando
ARTIGO

Cooperativismo: um modelo centenário com propostas para o futuro – Fernando Dall’Agnese é Presidente do Conselho de Administração da SicrediPar

7 de julho de 2025
Ênio Meinen é diretor de Coordenação Sistêmica, Sustentabilidade e Relações Institucionais do Sicoob
ARTIGO

Cooperativismo: a base sólida para um futuro justo e sustentável – Ênio Meinen é diretor de Coordenação Sistêmica, Sustentabilidade e Relações Institucionais do Sicoob

7 de julho de 2025
DOUGLAS HORIZONTAL
ARTIGO

CoopsDay 2025 e MundoCoop 25 anos: unidos pela força do cooperativismo – Douglas Ferreira, diretor da MundoCoop

7 de julho de 2025
Luís Cláudio Silva é diretor da MundoCoop
ARTIGO

Mais que Estrelas: O que a Copa do Mundo de Clubes pode ensinar ao cooperativismo – Luís Cláudio Silva é Diretor da MundoCoop

7 de julho de 2025

Discussão sobre post

NEWSLETTER MUNDOCOOP

* Preenchimento obrigatório

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Fernando Lucindo é Advogado, especializado em Cooperativismo e Blockchain
DESTAQUES DA REVISTA

Tokens e Contratos Inteligentes: O Potencial da Blockchain para Inovar o Cooperativismo

10 de julho de 2025
Ribeirão Preto (SP) ganha nova unidade do UniCentro Br e amplia presença da cooperativa na região
CONTEÚDO DE MARCA

Ribeirão Preto (SP) ganha nova unidade do UniCentro Br e amplia presença da cooperativa na região

10 de julho de 2025
Sicoob Credicom mostra case de recuperação de crédito escalável através do WhatsApp
CONTEÚDO DE MARCA

Sicoob Credicom mostra case de recuperação de crédito escalável através do WhatsApp

10 de julho de 2025
LinkedIn Instagram Facebook Youtube

FALE COM A MUNDOCOOP

MundoCoop - O Portal de Notícias do Cooperativismo

ANUNCIE: [email protected]
TEL: (11) 99187-7208
•
ENVIE SUA PAUTA:
[email protected]
•
ENVIE SEU CURRÍCULO:
[email protected]
•

EDIÇÃO DIGITAL

CLIQUE E ACESSE A EDIÇÃO 123

BAIXE NOSSO APP

NAVEGUE

  • Home
  • Quem Somos
  • Revistas
  • biblioteca
  • EVENTOS
  • newsletter
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Revista MundoCoop
  • Biblioteca
  • Newsletter
  • Quem Somos
  • Eventos
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você está dando consentimento para que os cookies sejam usados. Visite o nosso Política de Privacidade e Cookies.