• POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • CONTATO
  • MÍDIA KIT
MundoCoop - Informação e Cooperativismo
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
Sem resultado
Ver todos os resultados
MundoCoop - Informação e Cooperativismo

Internacionalizar marcas não é sonho impossível. É estratégia de longevidade da empresa – Tulio Portella é diretor comercial da B&T Câmbio

MundoCoop POR MundoCoop
4 de fevereiro de 2023
ARTIGO
img 4 3

img 4 3

CompartilheCompartilheCompartilheCompartilhe

Além de diversificar mercados, a internacionalização de marcas é uma estratégia de longevidade. Um passo relevante para proteger as empresas das incertezas econômicas e da instabilidade dos países onde elas foram criadas. Em cenários dinâmicos como o brasileiro, as organizações vêm encontrando na ampliação das fronteiras uma forma de garantir maior solidez aos seus negócios, seja qual for seu tamanho e setor.

Um estudo da Fundação Dom Cabral indica haver um movimento intenso de companhias nacionais para investir no exterior.

Das mais de 150 entrevistadas, 70% planejam entrar em países diferentes dos que atuam hoje nos próximos dois anos. Nas localidades onde já se fazem presentes, cerca de 80% pretendem realizar algum tipo de expansão.

Um dos enganos mais comuns quando se fala em performance global é o de que apenas as grandes empresas são capazes de acessar o mercado externo com sucesso. Em 2021, entre os negócios apoiados pela Agência Brasileira de Promoção das Exportações e Investimentos (ApexBrasil), 53% eram pequenos e médios.

Um dos enganos mais comuns quando se fala em performance global é o de que apenas as grandes empresas são capazes de acessar o mercado externo com sucesso. Em 2021, entre os negócios apoiados pela Agência Brasileira de Promoção das Exportações e Investimentos (ApexBrasil), 53% eram pequenos e médios.

As transações no exterior, no entanto, não são privilégio dos mencionados segmentos de tecnologia da informação, bebidas ou commodities. As vendas de mobília brasileira para os EUA, por exemplo, cresceram mais de 30% no primeiro semestre de 2022, comparado ao mesmo período de 2021. Tudo depende de estímulos, potencial de adaptação e receptividade dos produtos, competitividade no ambiente externo, existência de um mercado estruturado, preparo das empresas e habilidade dos executivos para exportar.

Empresas brasileiras que se dedicam ao comércio exterior conquistam cada vez mais diferenciais. O contato com parceiros de culturas diferentes inspira novas práticas e traz versatilidade ao negócio tanto lá fora quanto dentro de casa. A distribuição geográfica varia riscos e permite ganhos de escala, quando se aumenta a produção sem subir os custos de fabricação. Nas regiões com as quais o Brasil possui acordos comerciais, é possível reduzir despesas através de benefícios fiscais. Estar no exterior também significa uma chancela de qualidade para a marca.

É claro que há desafios. A ampliação das fronteiras do seu negócio envolve conhecer regulações, questões tributárias locais, novos concorrentes, fornecedores, a maneira como a audiência se comunica e relaciona com o seu segmento. Uma estratégia adequada de câmbio se torna essencial nesse contexto também.

Nada disso é empecilho, porém. Nem mesmo as previsões de desaceleração econômica global. Pelo contrário, elas nos servem de alerta sobre o quanto é importante utilizar a diversidade de mercados que temos no planeta para proteger nossas empresas. Mostram que, além da planilha, a organização do futuro precisa navegar com um bom mapa nas mãos.


*Tulio Portella é diretor comercial da B&T Câmbio

ANTERIOR

Open finance completa 2 anos e segue como oportunidade competitiva paras as cooperativas

PRÓXIMA

Startups, empresas inovadoras e metaverso vão ser atrações no Show Rural

MundoCoop

MundoCoop

Informação e inspiração para o cooperativismo.

Relacionado Posts

Rejane Matos é diretora da Thomas Brasil
ARTIGO

Inteligências Emocional e Ágil: saia do discurso e melhore a liderança com essas habilidades – Rejane Matos é diretora da Thomas Brasil

29 de junho de 2025
tiago
ARTIGO

O futuro do cooperativismo é digital e humano – Tiago Amor é CEO da Lecom

27 de junho de 2025
Roberto Abreu é diretor de soluções da Blend IT
ARTIGO

A revolução das plataformas digitais na inovação e transformação empresarial – Roberto Abreu é diretor de soluções da Blend IT

27 de junho de 2025
hugo
ARTIGO

Autorresponsabilidade em tempos de distração digital: um desafio para todos nós – Hugo Santos é autor, consultor e palestrante

25 de junho de 2025
marcelo
ARTIGO

Intercooperar para prosperar – Marcelo Mafra é Executivo de negócios e relacionamento da Tecban

25 de junho de 2025
Louize Pereira Oliveira é Coordenadora de Cidadania e Sustentabilidade do Sicoob
ARTIGO

Educação Financeira: há diferença entre homens e mulheres? – Louize Pereira Oliveira é Coordenadora de Cidadania e Sustentabilidade do Sicoob

24 de junho de 2025

Discussão sobre post

NEWSLETTER MUNDOCOOP

* Preenchimento obrigatório

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Marina Vaz, Fundadora e CEO da Scooto
DESTAQUES

“Empresas que queiram se adaptar precisam estudar os seus clientes”, aponta Marina Vaz, CEO da Scooto

30 de junho de 2025
Doacao de alimentos
SOCIAL

Cooperativa financeira pernambucana distribui quase uma tonelada de alimentos para instituições sociais

30 de junho de 2025
Governo português quer apoiar soluções das cooperativas de habitação
INTERNACIONAL

Governo português quer apoiar soluções das cooperativas de habitação

30 de junho de 2025
LinkedIn Instagram Facebook Youtube

FALE COM A MUNDOCOOP

MundoCoop - O Portal de Notícias do Cooperativismo

ANUNCIE: [email protected]
TEL: (11) 99187-7208
•
ENVIE SUA PAUTA:
[email protected]
•
ENVIE SEU CURRÍCULO:
[email protected]
•

EDIÇÃO DIGITAL

CLIQUE E ACESSE A EDIÇÃO 123

BAIXE NOSSO APP

NAVEGUE

  • Home
  • Quem Somos
  • Revistas
  • biblioteca
  • EVENTOS
  • newsletter
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Revista MundoCoop
  • Biblioteca
  • Newsletter
  • Quem Somos
  • Eventos
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você está dando consentimento para que os cookies sejam usados. Visite o nosso Política de Privacidade e Cookies.