• POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • CONTATO
  • MÍDIA KIT
MundoCoop - Informação e Cooperativismo
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
Sem resultado
Ver todos os resultados
MundoCoop - Informação e Cooperativismo

Internacionalizar marcas não é sonho impossível. É estratégia de longevidade da empresa – Tulio Portella é diretor comercial da B&T Câmbio

MundoCoop POR MundoCoop
4 de fevereiro de 2023
ARTIGO
img 4 3

img 4 3

CompartilheCompartilheCompartilheCompartilhe

Além de diversificar mercados, a internacionalização de marcas é uma estratégia de longevidade. Um passo relevante para proteger as empresas das incertezas econômicas e da instabilidade dos países onde elas foram criadas. Em cenários dinâmicos como o brasileiro, as organizações vêm encontrando na ampliação das fronteiras uma forma de garantir maior solidez aos seus negócios, seja qual for seu tamanho e setor.

Um estudo da Fundação Dom Cabral indica haver um movimento intenso de companhias nacionais para investir no exterior.

Das mais de 150 entrevistadas, 70% planejam entrar em países diferentes dos que atuam hoje nos próximos dois anos. Nas localidades onde já se fazem presentes, cerca de 80% pretendem realizar algum tipo de expansão.

Um dos enganos mais comuns quando se fala em performance global é o de que apenas as grandes empresas são capazes de acessar o mercado externo com sucesso. Em 2021, entre os negócios apoiados pela Agência Brasileira de Promoção das Exportações e Investimentos (ApexBrasil), 53% eram pequenos e médios.

Um dos enganos mais comuns quando se fala em performance global é o de que apenas as grandes empresas são capazes de acessar o mercado externo com sucesso. Em 2021, entre os negócios apoiados pela Agência Brasileira de Promoção das Exportações e Investimentos (ApexBrasil), 53% eram pequenos e médios.

As transações no exterior, no entanto, não são privilégio dos mencionados segmentos de tecnologia da informação, bebidas ou commodities. As vendas de mobília brasileira para os EUA, por exemplo, cresceram mais de 30% no primeiro semestre de 2022, comparado ao mesmo período de 2021. Tudo depende de estímulos, potencial de adaptação e receptividade dos produtos, competitividade no ambiente externo, existência de um mercado estruturado, preparo das empresas e habilidade dos executivos para exportar.

Empresas brasileiras que se dedicam ao comércio exterior conquistam cada vez mais diferenciais. O contato com parceiros de culturas diferentes inspira novas práticas e traz versatilidade ao negócio tanto lá fora quanto dentro de casa. A distribuição geográfica varia riscos e permite ganhos de escala, quando se aumenta a produção sem subir os custos de fabricação. Nas regiões com as quais o Brasil possui acordos comerciais, é possível reduzir despesas através de benefícios fiscais. Estar no exterior também significa uma chancela de qualidade para a marca.

É claro que há desafios. A ampliação das fronteiras do seu negócio envolve conhecer regulações, questões tributárias locais, novos concorrentes, fornecedores, a maneira como a audiência se comunica e relaciona com o seu segmento. Uma estratégia adequada de câmbio se torna essencial nesse contexto também.

Nada disso é empecilho, porém. Nem mesmo as previsões de desaceleração econômica global. Pelo contrário, elas nos servem de alerta sobre o quanto é importante utilizar a diversidade de mercados que temos no planeta para proteger nossas empresas. Mostram que, além da planilha, a organização do futuro precisa navegar com um bom mapa nas mãos.


*Tulio Portella é diretor comercial da B&T Câmbio

ANTERIOR

Open finance completa 2 anos e segue como oportunidade competitiva paras as cooperativas

PRÓXIMA

Startups, empresas inovadoras e metaverso vão ser atrações no Show Rural

MundoCoop

MundoCoop

Informação e inspiração para o cooperativismo.

Relacionado Posts

Pedro Signorelli é especialista em Gestão e OKRs
ARTIGO

O novo papel do bem-estar na performance corporativa – Pedro Signorelli é especialista em Gestão e OKRs

19 de novembro de 2025
Carlos Alberto Pacheco é jornalista há mais de 30 anos na mídia impressa
ARTIGO

Divisor de águas para o mercado segurador brasileiro – Carlos Alberto Pacheco é jornalista há mais de 30 anos na mídia impressa

19 de novembro de 2025
Georgia Reinés é Co-fundadora da Página 3
ARTIGO

Como a falta de tempo mata a inovação nas marcas – Georgia Reinés é Co-fundadora da Página 3

19 de novembro de 2025
Julio Amorim é CEO da Great Group
ARTIGO

Como alinhar estratégia e liderança em tempos de incertezas –  Julio Amorim é CEO da Great Group

17 de novembro de 2025
Perpétua Almeida é Diretora de Economia Sustentável e Industrialização da ABDI
ARTIGO

O Brasil que a COP30 precisa enxergar – Perpétua Almeida é Diretora de Economia Sustentável e Industrialização da ABDI

16 de novembro de 2025
Renata Barbalho é Fundadora e CEO da consultoria Espanha Fácil
ARTIGO

Liderança com propósito: como transformar estratégias em resultados de alta performance – Renata Barbalho é Fundadora e CEO da consultoria Espanha Fácil

14 de novembro de 2025

Discussão sobre post

NEWSLETTER MUNDOCOOP

* Preenchimento obrigatório

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Pedro Signorelli é especialista em Gestão e OKRs
ARTIGO

O novo papel do bem-estar na performance corporativa – Pedro Signorelli é especialista em Gestão e OKRs

19 de novembro de 2025
Carlos Alberto Pacheco é jornalista há mais de 30 anos na mídia impressa
ARTIGO

Divisor de águas para o mercado segurador brasileiro – Carlos Alberto Pacheco é jornalista há mais de 30 anos na mídia impressa

19 de novembro de 2025
Liderança feminina impulsiona empreendedorismo brasileiro com inovação e impacto econômico
GESTÃO & NEGÓCIOS

Liderança feminina impulsiona empreendedorismo brasileiro com inovação e impacto econômico

19 de novembro de 2025
LinkedIn Instagram Facebook Youtube

FALE COM A MUNDOCOOP

MundoCoop - O Portal de Notícias do Cooperativismo

ANUNCIE: comercial@mundocoop.com.br
TEL: (11) 99187-7208
•
ENVIE SUA PAUTA:
fernanda@mundocoop.com.br
•
ENVIE SEU CURRÍCULO:
revista@mundocoop.com.br
•

EDIÇÃO DIGITAL

CLIQUE E ACESSE A EDIÇÃO 126

BAIXE NOSSO APP

NAVEGUE

  • Home
  • Quem Somos
  • Revistas
  • biblioteca
  • EVENTOS
  • newsletter
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Revista MundoCoop
  • Biblioteca
  • Newsletter
  • Quem Somos
  • Eventos
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você está dando consentimento para que os cookies sejam usados. Visite o nosso Política de Privacidade e Cookies.