• POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • CONTATO
  • MÍDIA KIT
MundoCoop - Informação e Cooperativismo
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
Sem resultado
Ver todos os resultados
MundoCoop - Informação e Cooperativismo

Greenwashing, bluewashing e outras tentativas de sair bonito na foto ESG – Izabela Rücker Curi é sócia fundadora do Rücker Curi Advocacia

MundoCoop POR MundoCoop
24 de setembro de 2023
ARTIGO
Izabela Rücker Curi é sócia fundadora do Rücker Curi Advocacia

Izabela Rücker Curi é sócia fundadora do Rücker Curi Advocacia

CompartilheCompartilheCompartilheCompartilhe

No próximo ano, a expressão ESG completará duas décadas de circulação no mundo corporativo, desde que foi cunhada em uma publicação do pacto global da ONU, em 2004. As práticas associadas às iniciais em inglês de environmental, social e governance vêm impactando de forma positiva o uso de recursos naturais, as relações de trabalho, a ética e a transparência na gestão das empresas.

Vêm, também, melhorando a imagem das corporações diante de seus colaboradores, das comunidades em que estão presentes e de seus clientes. Como? Pesquisa da Associação Paulista de Supermercados, divulgada em maio, mostrou que 95% dos brasileiros preferem comprar produtos e serviços de empresas que investem em práticas sustentáveis e 64% já deixaram de consumir uma marca ou frequentar um estabelecimento ao saber que a empresa ou seus funcionários não tiveram um comportamento ético.

Ou seja, quem é associado ao passado de desrespeito ao meio ambiente e a uma gestão nebulosa perde vendas, perde mercado, perde dinheiro.

Talvez por isso, muitas empresas cedem à tentação do faz-de-conta, do embelezamento publicitário de suas ações, para dar aquele ar de comprometimento ESG e fazer bonito diante de seus clientes, sem de fato praticarem o que anunciam. Em inglês, isso se chama washing (lavagem, banho).

Os norte-americanos inventaram o termo e as empresas de má-fé se encarregaram de ampliar seu significado, criando todo tipo de washing. Tantos, que merecem um glossário. Vamos lá.

Para começar, temos o greenwashing, quando a empresa se diz “amiga do meio ambiente”, ou “verde” por plantar algumas árvores ou substituir copos de plástico por canecas no escritório, sem de fato estar comprometida com a sustentabilidade em seu processo industrial, por exemplo.

O bluewashing é a prática corporativa na qual a empresa se autodenomina “azul”, ou socialmente responsável, mas, na verdade, desrespeita os direitos ou marginaliza a comunidade onde está inserida. O azul (blue) do termo vem da cor da bandeira da ONU, defensora dos direitos sociais.

O marketing disfarçado de filantropia é o socialwashing e o health washing é quando se tenta fazer um produto parecer mais saudável do que realmente é.

Deu para entender? A empresa pratica o washing quando tenta ficar mais bonita na foto ESG sem ter práticas que de fato justifiquem. Trata-se de um erro que acabará cobrando um grande preço: perda de clientes, perda de mercado, prejuízos. É como usar filtro na foto do perfil nas redes sociais. Pode até enganar por um tempo, mas um dia a realidade se impõe.


*Izabela Rücker Curi é sócia fundadora do Rücker Curi Advocacia

ANTERIOR

Encontro Brasileiro de Pesquisadores em Cooperativismo (EBPC) premia pesquisas em destaque

PRÓXIMA

Acordo de cooperação com BC é renovado com foco na intercooperação

MundoCoop

MundoCoop

Informação e inspiração para o cooperativismo.

Relacionado Posts

Luiz Borges é consultor na CELS e 3E2P
ARTIGO

Liderança Resiliente no Cooperativismo: O Diferencial dos Visionários – Luiz Borges é consultor na CELS e 3E2P

14 de julho de 2025
Gustavo Jota é executivo da Ativos Capital
ARTIGO

IA e produtividade: o futuro do trabalho não é automatizar, é pensar de forma estratégica para otimizar processos e decisões – Gustavo Jota é executivo da Ativos Capital

13 de julho de 2025
A revolução das plataformas digitais na inovação e transformação empresarial - Roberto Abreu é diretor de soluções da Blend IT
ARTIGO

A revolução das plataformas digitais na inovação e transformação empresarial – Roberto Abreu é diretor de soluções da Blend IT

11 de julho de 2025
Bruno Lemos é diretor de franquias do Cabana Burger
ARTIGO

Crescer é essencial, mas com critério e cuidado – Bruno Lemos é diretor de franquias do Cabana Burger

9 de julho de 2025
cooperfote
ARTIGO

Fraudes financeiras: como se proteger em um cenário cada vez mais digital? – Fabiana Nascimento é Gerente de Antifraude da COOPERFORTE

8 de julho de 2025
fernando
ARTIGO

Cooperativismo: um modelo centenário com propostas para o futuro – Fernando Dall’Agnese é Presidente do Conselho de Administração da SicrediPar

7 de julho de 2025

Discussão sobre post

NEWSLETTER MUNDOCOOP

* Preenchimento obrigatório

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cooperação que inspira: Ailos - Credifoz apoia a nova obra do escritor e ilustrador Thor Guenther
CONTEÚDO DE MARCA

Cooperação que inspira: Ailos – Credifoz apoia a nova obra do escritor e ilustrador Thor Guenther

15 de julho de 2025
Kasuo Yassaka é Colunista da Revista MundoCoop Empresário, escritor e consultor de estratégias e negócios
DESTAQUES DA REVISTA

Sicoob Empresarial: Educação Corporativa no Desenvolvimento das Empresas

15 de julho de 2025
Jacto lança plantadeira Meridia 200 com foco no plantio de amendoim
JACTO / OTMIS

Jacto lança plantadeira Meridia 200 com foco no plantio de amendoim

15 de julho de 2025
LinkedIn Instagram Facebook Youtube

FALE COM A MUNDOCOOP

MundoCoop - O Portal de Notícias do Cooperativismo

ANUNCIE: [email protected]
TEL: (11) 99187-7208
•
ENVIE SUA PAUTA:
[email protected]
•
ENVIE SEU CURRÍCULO:
[email protected]
•

EDIÇÃO DIGITAL

CLIQUE E ACESSE A EDIÇÃO 124

BAIXE NOSSO APP

NAVEGUE

  • Home
  • Quem Somos
  • Revistas
  • biblioteca
  • EVENTOS
  • newsletter
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Revista MundoCoop
  • Biblioteca
  • Newsletter
  • Quem Somos
  • Eventos
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você está dando consentimento para que os cookies sejam usados. Visite o nosso Política de Privacidade e Cookies.