• POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • CONTATO
  • MÍDIA KIT
MundoCoop - Informação e Cooperativismo
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
Sem resultado
Ver todos os resultados
MundoCoop - Informação e Cooperativismo

Demand planning: por que esse processo é vital para o sucesso das empresas? – Fernando Cavalcanti é Account Executive da 4intelligence

MundoCoop POR MundoCoop
18 de setembro de 2024
ARTIGO
Fernando Cavalcanti é Account Executive da 4intelligence

Fernando Cavalcanti é Account Executive da 4intelligence

CompartilheCompartilheCompartilheCompartilhe

O demand planning é um processo que permite antecipar problemas e otimizar recursos, evitando a formação de estoques excessivos e reduzindo custos, ao mesmo tempo em que garante a disponibilidade de produtos e aumenta a satisfação do cliente. Sua elaboração deve envolver a coordenação de todos os departamentos, assegurando estimativas precisas e o estabelecimento de políticas e estratégias comerciais futuras, alinhando as operações às necessidades do mercado. 

Da teoria à prática 

O primeiro passo para elaborar o demand planning é coletar e analisar dados históricos de vendas, considerando sazonalidades e tendências. Em seguida, é essencial buscar informações sobre concorrência, comportamento do consumidor e análises econômicas. Integrar as áreas de vendas e de operações em uma ação colaborativa também é uma etapa importante, conhecida como S&OP (Sales and Operations Planning). Nesse processo, as áreas se reúnem para discutir e alinhar as previsões de vendas, fabricação e estoque. Por fim, é fundamental monitorar continuamente a demanda e ajustar o planejamento conforme necessário, garantindo que a empresa se adapte às mudanças que possam ocorrer.  

Entre as principais funções do demand planning destacam-se a previsão da demanda, a partir da qual se define o que e quanto produzir e, assim, evitar excesso ou falta de estoque; a identificação de padrões, que analisa períodos de maior e menor demanda a fim de apoiar as decisões gerenciais; e o alinhamento entre vendas e operações, para garantir que a capacidade de entrega esteja em sintonia com as previsões, evitando divergências que possam comprometer a eficiência operacional.  

Benefícios 

A partir do demand planning, o departamento de compras consegue determinar com antecedência a quantidade necessária de matérias-primas para manter o fluxo contínuo de produção e de itens acabados para atender aos consumidores pontualmente. Isso não apenas melhora a satisfação dos clientes e a imagem da companhia, mas também é sustentável, pois evita desperdícios. Além disso, permite uma organização mais eficiente da produção, reduzindo custos com armazenamento e minimizando a obsolescência. Dessa forma, as empresas podem otimizar seus recursos, planejar com maior precisão o orçamento e controlar suas despesas de forma eficaz. 

Em conclusão, o demand planning é um processo que prevê a demanda futura de produtos, visando otimizar a produção, o gerenciamento de estoques e a logística de entrega, garantindo que a oferta atenda de forma eficiente às necessidades dos consumidores. Ao integrar dados históricos, análises e colaboração entre Sales and Operations, é possível fazer ajustes para facilitar a gestão eficiente de estoques e de produção. Assim, as empresas podem responder de maneira ágil e estratégica às mudanças, maximizando sua eficiência operacional e competitividade.  


*Fernando Cavalcanti é Account Executive da 4intelligence, empresa especialista em tomada de decisão para negócios através de dados, inteligência artificial e planejamento integrado.

ANTERIOR

Estudo aponta que retenção de clientes é um dos principais desafios do marketing

PRÓXIMA

Cooperativismo do futuro: o que é preciso mudar?

MundoCoop

MundoCoop

Informação e inspiração para o cooperativismo.

Relacionado Posts

Pedro Signorelli é especialista em Gestão e OKRs
ARTIGO

O novo papel do bem-estar na performance corporativa – Pedro Signorelli é especialista em Gestão e OKRs

19 de novembro de 2025
Carlos Alberto Pacheco é jornalista há mais de 30 anos na mídia impressa
ARTIGO

Divisor de águas para o mercado segurador brasileiro – Carlos Alberto Pacheco é jornalista há mais de 30 anos na mídia impressa

19 de novembro de 2025
Georgia Reinés é Co-fundadora da Página 3
ARTIGO

Como a falta de tempo mata a inovação nas marcas – Georgia Reinés é Co-fundadora da Página 3

19 de novembro de 2025
Julio Amorim é CEO da Great Group
ARTIGO

Como alinhar estratégia e liderança em tempos de incertezas –  Julio Amorim é CEO da Great Group

17 de novembro de 2025
Perpétua Almeida é Diretora de Economia Sustentável e Industrialização da ABDI
ARTIGO

O Brasil que a COP30 precisa enxergar – Perpétua Almeida é Diretora de Economia Sustentável e Industrialização da ABDI

16 de novembro de 2025
Renata Barbalho é Fundadora e CEO da consultoria Espanha Fácil
ARTIGO

Liderança com propósito: como transformar estratégias em resultados de alta performance – Renata Barbalho é Fundadora e CEO da consultoria Espanha Fácil

14 de novembro de 2025

NEWSLETTER MUNDOCOOP

* Preenchimento obrigatório

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Sebrae e Ministério do Desenvolvimento fortalecem cooperativas amazonicas com investimento de R$ 107 mi
SUPERCAMPO

Sebrae e Ministério do Desenvolvimento fortalecem cooperativas amazonicas com investimento de R$ 107 mi

20 de novembro de 2025
Mulheres de Gramado criam cooperativa de trabalho com foco no empreendedorismo feminino
GESTÃO & NEGÓCIOS

Mulheres de Gramado criam cooperativa de trabalho com foco no empreendedorismo feminino

20 de novembro de 2025
ACI Jovem visita cooperativas goianas para conhecer projeto de nanotecnologia
ACONTECE NO SETOR

ACI Jovem visita cooperativas goianas para conhecer projeto de nanotecnologia

20 de novembro de 2025
LinkedIn Instagram Facebook Youtube

FALE COM A MUNDOCOOP

MundoCoop - O Portal de Notícias do Cooperativismo

ANUNCIE: [email protected]
TEL: (11) 99187-7208
•
ENVIE SUA PAUTA:
[email protected]
•
ENVIE SEU CURRÍCULO:
[email protected]
•

EDIÇÃO DIGITAL

CLIQUE E ACESSE A EDIÇÃO 126

BAIXE NOSSO APP

NAVEGUE

  • Home
  • Quem Somos
  • Revistas
  • biblioteca
  • EVENTOS
  • newsletter
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Revista MundoCoop
  • Biblioteca
  • Newsletter
  • Quem Somos
  • Eventos
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você está dando consentimento para que os cookies sejam usados. Visite o nosso Política de Privacidade e Cookies.