• POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • CONTATO
  • MÍDIA KIT
MundoCoop - Informação e Cooperativismo
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
Sem resultado
Ver todos os resultados
MundoCoop - Informação e Cooperativismo

Demand planning: por que esse processo é vital para o sucesso das empresas? – Fernando Cavalcanti é Account Executive da 4intelligence

MundoCoop POR MundoCoop
18 de setembro de 2024
ARTIGO
Fernando Cavalcanti é Account Executive da 4intelligence

Fernando Cavalcanti é Account Executive da 4intelligence

CompartilheCompartilheCompartilheCompartilhe

O demand planning é um processo que permite antecipar problemas e otimizar recursos, evitando a formação de estoques excessivos e reduzindo custos, ao mesmo tempo em que garante a disponibilidade de produtos e aumenta a satisfação do cliente. Sua elaboração deve envolver a coordenação de todos os departamentos, assegurando estimativas precisas e o estabelecimento de políticas e estratégias comerciais futuras, alinhando as operações às necessidades do mercado. 

Da teoria à prática 

O primeiro passo para elaborar o demand planning é coletar e analisar dados históricos de vendas, considerando sazonalidades e tendências. Em seguida, é essencial buscar informações sobre concorrência, comportamento do consumidor e análises econômicas. Integrar as áreas de vendas e de operações em uma ação colaborativa também é uma etapa importante, conhecida como S&OP (Sales and Operations Planning). Nesse processo, as áreas se reúnem para discutir e alinhar as previsões de vendas, fabricação e estoque. Por fim, é fundamental monitorar continuamente a demanda e ajustar o planejamento conforme necessário, garantindo que a empresa se adapte às mudanças que possam ocorrer.  

Entre as principais funções do demand planning destacam-se a previsão da demanda, a partir da qual se define o que e quanto produzir e, assim, evitar excesso ou falta de estoque; a identificação de padrões, que analisa períodos de maior e menor demanda a fim de apoiar as decisões gerenciais; e o alinhamento entre vendas e operações, para garantir que a capacidade de entrega esteja em sintonia com as previsões, evitando divergências que possam comprometer a eficiência operacional.  

Benefícios 

A partir do demand planning, o departamento de compras consegue determinar com antecedência a quantidade necessária de matérias-primas para manter o fluxo contínuo de produção e de itens acabados para atender aos consumidores pontualmente. Isso não apenas melhora a satisfação dos clientes e a imagem da companhia, mas também é sustentável, pois evita desperdícios. Além disso, permite uma organização mais eficiente da produção, reduzindo custos com armazenamento e minimizando a obsolescência. Dessa forma, as empresas podem otimizar seus recursos, planejar com maior precisão o orçamento e controlar suas despesas de forma eficaz. 

Em conclusão, o demand planning é um processo que prevê a demanda futura de produtos, visando otimizar a produção, o gerenciamento de estoques e a logística de entrega, garantindo que a oferta atenda de forma eficiente às necessidades dos consumidores. Ao integrar dados históricos, análises e colaboração entre Sales and Operations, é possível fazer ajustes para facilitar a gestão eficiente de estoques e de produção. Assim, as empresas podem responder de maneira ágil e estratégica às mudanças, maximizando sua eficiência operacional e competitividade.  


*Fernando Cavalcanti é Account Executive da 4intelligence, empresa especialista em tomada de decisão para negócios através de dados, inteligência artificial e planejamento integrado.

ANTERIOR

Estudo aponta que retenção de clientes é um dos principais desafios do marketing

PRÓXIMA

Cooperativismo do futuro: o que é preciso mudar?

MundoCoop

MundoCoop

Informação e inspiração para o cooperativismo.

Relacionado Posts

Georgia Reinés é Co-fundadora da Página 3
ARTIGO

Como a falta de tempo mata a inovação nas marcas – Georgia Reinés é Co-fundadora da Página 3

19 de novembro de 2025
Julio Amorim é CEO da Great Group
ARTIGO

Como alinhar estratégia e liderança em tempos de incertezas –  Julio Amorim é CEO da Great Group

17 de novembro de 2025
Perpétua Almeida é Diretora de Economia Sustentável e Industrialização da ABDI
ARTIGO

O Brasil que a COP30 precisa enxergar – Perpétua Almeida é Diretora de Economia Sustentável e Industrialização da ABDI

16 de novembro de 2025
Renata Barbalho é Fundadora e CEO da consultoria Espanha Fácil
ARTIGO

Liderança com propósito: como transformar estratégias em resultados de alta performance – Renata Barbalho é Fundadora e CEO da consultoria Espanha Fácil

14 de novembro de 2025
Ênio Meinen é Diretor de Coordenação Sistêmica, Sustentabilidade e Relações Institucionais do Sicoob
ARTIGO

Cooperativismo financeiro brasileiro apresenta soluções sustentáveis na COP30 – Ênio Meinen é Diretor de Coordenação Sistêmica, Sustentabilidade e Relações Institucionais do Sicoob

14 de novembro de 2025
Asclepius Ramatiz é Diretor-Presidente da COOPERFORTE
CONTEÚDO DE MARCA

COOPERFORTE: relevância que atravessa gerações – Asclepius Ramatiz é Diretor-Presidente da COOPERFORTE

11 de novembro de 2025

NEWSLETTER MUNDOCOOP

* Preenchimento obrigatório

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

COP30 8
ACONTECE NO SETOR

Cooperativismo mostra que soluções climáticas começam nas comunidades

19 de novembro de 2025
Taxação de bets e fintechs pode ‘bancar’ despesa obrigatória do seguro rural
ECONOMIA & FINANÇAS

Taxação de bets e fintechs pode ‘bancar’ despesa obrigatória do seguro rural

19 de novembro de 2025
Pacto Cooperativo reúne mais de 100 cooperativas e inaugura novo ciclo para o cooperativismo fluminense
ACONTECE NO SETOR

Pacto Cooperativo reúne mais de 100 cooperativas e inaugura novo ciclo para o cooperativismo fluminense

19 de novembro de 2025
LinkedIn Instagram Facebook Youtube

FALE COM A MUNDOCOOP

MundoCoop - O Portal de Notícias do Cooperativismo

ANUNCIE: comercial@mundocoop.com.br
TEL: (11) 99187-7208
•
ENVIE SUA PAUTA:
fernanda@mundocoop.com.br
•
ENVIE SEU CURRÍCULO:
revista@mundocoop.com.br
•

EDIÇÃO DIGITAL

 

CLIQUE E ACESSE A EDIÇÃO 125

BAIXE NOSSO APP

NAVEGUE

  • Home
  • Quem Somos
  • Revistas
  • biblioteca
  • EVENTOS
  • newsletter
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Revista MundoCoop
  • Biblioteca
  • Newsletter
  • Quem Somos
  • Eventos
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você está dando consentimento para que os cookies sejam usados. Visite o nosso Política de Privacidade e Cookies.