• POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • CONTATO
  • MÍDIA KIT
MundoCoop - Informação e Cooperativismo
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
Sem resultado
Ver todos os resultados
MundoCoop - Informação e Cooperativismo

Crescer é essencial, mas com critério e cuidado – Bruno Lemos é diretor de franquias do Cabana Burger

Mundo Coop POR Mundo Coop
9 de julho de 2025
ARTIGO
Bruno Lemos é diretor de franquias do Cabana Burger

Bruno Lemos é diretor de franquias do Cabana Burger

CompartilheCompartilheCompartilheCompartilhe

Ter um negócio de sucesso, bem estruturado e muito bem gerido costuma despertar o interesse em muita gente. Ver o bom desenvolvimento do empreendimento, os estabelecimentos cheios e as pessoas tecendo comentários positivos sobre as experiências vivenciadas são ‘gatilhos’, que normalmente atraem a atenção de quem quer investir na abertura do próprio negócio e sonha em empreender.

O crescimento e a difusão do franchising no Brasil transformaram esse processo de forma ímpar. Afinal, é interessante para quem criou um negócio com processos bem definidos e marca forte, que podem ser replicados por outras pessoas, ao mesmo tempo em que tornou mais ‘simples’ a vida de quem deseja empreender, mas busca uma dose de segurança ao investir em um modelo de negócios já testado.

É claro que as franqueadoras têm uma dose extremamente relevante de responsabilidade neste cenário. É preciso que o conceito do negócio tenha sido explorado e exaustivamente testado a fim de chegar a um modelo que efetivamente possa ser multiplicado e gerenciado por diferentes perfis de investidores. Cada processo precisa estar muito bem detalhado, desde a definição do ponto comercial em que a unidade franqueada será instalada, passando pela qualidade dos produtos ou serviços ofertados até chegar ao treinamento dos funcionários que ali atuarão. Nenhum aspecto pode passar batido, visto que a padronização é fundamental no caso das operações em rede.

Acredito que crescer é essencial para uma rede de franquias. No entanto, esse crescimento deve ser muito bem estruturado, cercado de critérios, cuidados e atenção. Conduzir a expansão de uma rede de maneira cautelosa, sem pressa, também tem suas vantagens e posso enumerá-las.

Para começar, ao optar por expandir com calma, a franqueadora tende a garantir a qualidade e o padrão no atendimento, nos produtos e serviços e na experiência do cliente. Além disso, evita-se o risco de ter unidades que fujam ao conceito e, consequentemente, tragam problemas para a rede e para a marca.

Expandir com mais cautela também permite à franqueadora fazer uma seleção mais criteriosa dos franqueados. Torna-se possível identificar aqueles que estão mais alinhados aos valores e cultura da empresa, o que costuma reduzir os riscos de conflitos operacionais, jurídicos e até de imagem.

Outro benefício associado ao crescimento de maneira ordenada, é a possibilidade de oferecer um suporte mais efetivo, próximo e personalizado aos franqueados, especialmente nos primeiros meses de operação, período em que é essencial estar perto para ajudar na correção de possíveis erros e para encaminhar cada unidade ao período de maturação da melhor maneira possível. Em paralelo, a franqueadora também pode ampliar sua própria estrutura de maneira sustentável, evitando que ocorram desequilíbrios e permitindo que os processos internos evoluam junto com a rede.

Um crescimento moderado também reduz os riscos financeiros e viabiliza melhor controle do fluxo de caixa e do planejamento financeiro da franqueadora, além de um acompanhamento mais próximo de cada franquia. Ao mesmo tempo, é possível construir uma imagem sólida e confiável no mercado, solidificando a reputação da rede.

Trabalhar a expansão da rede de franquias de forma criteriosa e sem pressa traz benefícios palpáveis para todos os envolvidos. É interessantíssimo acompanhar esse processo!


Bruno Lemos é sócio e diretor de franquias do Cabana Burger

ANTERIOR

Especial Tendências para o Cooperativismo: Produtos e Serviços Digitais

PRÓXIMA

Cooperativa financeira chega à marca de 9 milhões de cooperados com crescimento sustentável

Mundo Coop

Mundo Coop

Relacionado Posts

Inteligência artificial nos conselhos: de apoio à exigência - Marina Ferreira é Senior Client Partner na Korn Ferry
ARTIGO

Inteligência artificial nos conselhos: de apoio à exigência – Marina Ferreira é Senior Client Partner na Korn Ferry

28 de julho de 2025
Marcus Coelho é Advogado, Negociador e Conselheiro de empresas
ARTIGO

Amizade nos Negócios: A linha tênue entre o sucesso e a ruptura – Marcus Coelho é Advogado, Negociador e Conselheiro de empresas

24 de julho de 2025
Prof. Juliet Zhu
ARTIGO

Negócios sociais: como usar suas competências para o bem (e com lucro) – Zhu Rui é diretora do Center for ESG and Social Innovation

21 de julho de 2025
Marcelo Mathias Cereto, Head da unidade de negócio Selbetti IT Solutions na Selbetti Tecnologia
ARTIGO

Como lidar com o legado que (ainda) não pode ser substituído – Marcelo Mathias Cereto, Head da unidade de negócio Selbetti IT Solutions

17 de julho de 2025
Luiz Borges é consultor na CELS e 3E2P
ARTIGO

Liderança Resiliente no Cooperativismo: O Diferencial dos Visionários – Luiz Borges é consultor na CELS e 3E2P

14 de julho de 2025
Gustavo Jota é executivo da Ativos Capital
ARTIGO

IA e produtividade: o futuro do trabalho não é automatizar, é pensar de forma estratégica para otimizar processos e decisões – Gustavo Jota é executivo da Ativos Capital

13 de julho de 2025

NEWSLETTER MUNDOCOOP

* Preenchimento obrigatório

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cooperativismo no agro impulsiona 25% do PIB e eleva IDH e renda no Brasil
DESTAQUES

Cooperativismo no agro impulsiona 25% do PIB e eleva IDH e renda no Brasil

29 de julho de 2025
Lideranças cooperativas trocam experiência sobre gestão e economia durante intercâmbio na Alemanha
INTERNACIONAL

O que as lideranças cooperativistas brasileiras têm a aprender com o cooperativismo alemão?

29 de julho de 2025
Rio Grande do Sul apresenta cases de cooperativas locais para debate pré-COP30
ACONTECE NO SETOR

Rio Grande do Sul apresenta cases de cooperativas locais para debate pré-COP30

29 de julho de 2025
LinkedIn Instagram Facebook Youtube

FALE COM A MUNDOCOOP

MundoCoop - O Portal de Notícias do Cooperativismo

ANUNCIE: [email protected]
TEL: (11) 99187-7208
•
ENVIE SUA PAUTA:
[email protected]
•
ENVIE SEU CURRÍCULO:
[email protected]
•

EDIÇÃO DIGITAL

CLIQUE E ACESSE A EDIÇÃO 124

BAIXE NOSSO APP

NAVEGUE

  • Home
  • Quem Somos
  • Revistas
  • biblioteca
  • EVENTOS
  • newsletter
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Revista MundoCoop
  • Biblioteca
  • Newsletter
  • Quem Somos
  • Eventos
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você está dando consentimento para que os cookies sejam usados. Visite o nosso Política de Privacidade e Cookies.