• POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • CONTATO
  • MÍDIA KIT
MundoCoop - Informação e Cooperativismo
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
Sem resultado
Ver todos os resultados
MundoCoop - Informação e Cooperativismo

Cooperativismo, o exemplo de marketing ético – José Luiz Tejon é palestrante especialista em agronegócio e membro editorial da Revista MundoCoop

Mundo Coop POR Mundo Coop
16 de junho de 2025
ARTIGO
osé Luiz Tejon é palestrante especialista em agronegócio e membro editorial da Revista MundoCoop

osé Luiz Tejon é palestrante especialista em agronegócio e membro editorial da Revista MundoCoop

CompartilheCompartilheCompartilheCompartilhe

Marketing não é sinônimo de digital, primeiro precisamos entender o que marketing é e o que não é! Falsos “professores“ não entenderam até hoje o que a essência do marketing é! Uma inteligência que ausculta descobre e materializa produtos, serviços e ideias muito antes das pessoas e consumidores os terem conscientemente desejado.  

Bernard Sadow, em 1972, colocou rodas em malas. Ninguém pediu, ele inventou. E se esforçou pra “macy’s“, o varejo, comprar a ideia. Ninguém queria, diziam: “isso não é mala de homem de verdade! “. Steve jobs dizia:” consumidor não sabe o que quer”. E Alexandre Costa, que foi meu aluno há 30 anos atrás, diz: “consumidor não tem tempo pra criar produtos”.  

A Cacau show é hoje a maior franquia de chocolates do mundo. Coca-Cola, Mc Donald’s, cervejas (o pão líquido), sementes híbridas, sementes com edição gênica, colhedoras automotrizes de café, Amazon Book, Google etc , são ideias identificadas por criativos que as materializam muito antes do mercado as desejar. Depois a propaganda, venda , canai , serviços e mídias, incluindo as sociais, conquistam corações e mentes de pessoas criando a demanda e o mercado. 

E o que pensam do cooperativismo? Não surgiu por um clamor de milhares ou milhões de pessoas. Não veio de um plano mirabolante de estética e imenso sucesso. Ao contrário! A história das cooperativas reflete exatamente o fundamento maior do legítimo marketing. Nasceu de alguns, assim como em Rochdale na Inglaterra, um grupo de tecelões famintos na Revolução Industrial, ou com o Padre Amstad em nova Petrópolis, no ano de 1902, criando a primeira cooperativa no Brasil. Alguém pediu? Alguma pesquisa que fosse realizada na época da criação de todas as cooperativas revelaria o desejo consciente desse sistema único e revolucionário? Não.  

Sempre ao visitar as cooperativas no Brasil identifico um líder e 12, 15, 22 ou 30 fundadores, dentre os quais muitos da mesma família. E isso que ninguém pediu, hoje no Brasil, deverá alcançar em 2 anos cerca de R$ 1 trilhão de movimento financeiro e reunir mais de 30 milhões de brasileiros crescendo a 2 dígitos anuais.  

Então, Marketing cria a montanha que não existia, mas que o consumidor, as pessoas, a sociedade queria. E a propaganda leva a montanha ao consumidor ou o consumidor à montanha. 
 
A confusão atual entre fundamentos de marketing, que nunca mudaram com mecanismos tecnológicos e digitais de comunicação, database e o moderno marketing direto on-line, realizam um desastre para carreiras formação e a legítima consciência dessa visão de um empreendedor, pesquisador e CEO versus os “serviços de marketing“ ou a “ativação“ dessa matriz. 
 
Dona Jô Clemente fundadora da APAE me disse: “minha profissão é marketeira, ninguém queria APAE, precisei vender e pedir muita propaganda, o Zequinha me deu um sentido pelo qual valeu a pena viver!”. Talvez auscultando a alma da Dona Jô possamos ter muito mais sabedoria em definições de marketing do que muitos “fakes professores“ andam “marketeando“. 

E no caso das nossas cooperativas , as comunidades, as lideranças, as ações entre vizinhos e cooperados, a união que fortalecia seres humanos com agregação de valor em produtos e serviços revela a legítima prosperidade. Em São Paulo, uma cooperativa de taxi vermelho e branco tem ainda seu fundador vivo, trabalhando com mais de 90 anos. Significa hoje uma das mais excelentes prestadoras de serviços de táxi na cidade e com uma grande presença de mulheres taxistas. 

Quando visitamos as feiras agrícolas de projeção e impacto inovador e tecnológico coordenados por cooperativas, ao nos reunirmos com núcleos de jovens, mulheres  e com as ações sociais nas comunidades, assistimos ali um processo espetacular e ético da boa e legítima propaganda. Uma cooperativa não pode deixar seus cooperados para trás na tecnologia, administração e finanças.  

Agora, chegamos numa era onde não basta a ação pessoal, a palavra dirigida diretamente, a voz de legítimos líderes, a quem Roberto Rodrigues líder cooperativista mundial diz: ”deveríamos dar um Nobel da paz às cooperativas e aos líderes cooperativistas“, precisamos multiplicar essa voz através de todas as mídias. Impondo um processo envolvente e competitivo de comunicação persuasiva.  

Existe uma luta a ser disputada para, em alta velocidade, gerarmos dignidade humana para todos na terra. Essa luta, cada vez mais, vive nas estratégias de percepção. Não basta ser o sinônimo de um processo ético de marketing desde seu nascedouro, antevendo na mente humana o que mais precisávamos, mas estava quieto ainda dentro do inconsciente. Daqui pra frente, no Ano Internacional do Cooperativismo, muita atenção, cuidado e valores precisam ser analisados e criativamente trabalhados na justa e necessária propaganda das cooperativas. 

Marketing não é sinônimo de digital. E o nosso marketing cooperativista precisa e deve trabalhar todas as mídias, inclusive as sociais, mas jamais seguindo modelos que não carreguem dentro de si a filosofia única e espetacular de uma cooperativa. Nossa ética não nos faz iguais. Nossos padrões não são os mesmos das métricas de engajamento e seguidores desprovido do conceito de valores. Ou seja, marketing cooperativista é ético, atua com a razão do certo x o errado, do justo x o injusto. E a comunicação, a boa propaganda cooperativista é aquela que deixa evidente na sua alma no seu DNA ser de uma real cooperativa. 

Marcas cooperativas que se desgrudem da sua essência na percepção de clientes, consumidores e da sociedade podem ter sucesso a curto prazo, mas estão tirando do futuro para ganhar no presente. Uma cooperativa trabalha com a consciência do risco e o longo prazo é seu capital maior: confiança humana.  

Cooperativas, marketing ético, onde o amor, superação, coragem e confiança são nosso extraordinário diferencial. Para todos!  


José Luiz Tejon é palestrante especialista em agronegócio e membro editorial da Revista MundoCoop

ANTERIOR

Cooperativas goianas atendem gratuitamente população em Piracanjuba

PRÓXIMA

Região catarinense alcança adesão de 90% da população ao cooperativismo

Mundo Coop

Mundo Coop

Relacionado Posts

Haroldo Matsumoto é sócio-diretor da Prosphera Educação Corporativa
ARTIGO

Por que entender o perfil do consumidor é tão importante? – Haroldo Matsumoto é sócio-diretor da Prosphera Educação Corporativa

13 de junho de 2025
Como usar gatilhos comportamentais para elevar as vendas? -  Luiz Correia é Head Comercial na Pontaltech
ARTIGO

Como usar gatilhos comportamentais para elevar as vendas? –  Luiz Correia é Head Comercial na Pontaltech

11 de junho de 2025
Danilo Curti é fundador e COO da Evollo
ARTIGO

IA Generativa só vai substituir quem esquecer o que significa ser humano – Danilo Curti é Fundador e COO da Evollo

9 de junho de 2025
Heber Lopes é Head de Produtos e Marketing da Faiston
ARTIGO

Como lidar com a era da inteligência operacional em redes – Heber Lopes é Head de Produtos e Marketing da Faiston

6 de junho de 2025
artigo 2
ARTIGO

Por que cooperamos? – Ana Mello é Gerente de Relacionamento do Sicoob São Miguel do Oeste

5 de junho de 2025
Elias Rogério da Silva é Presidente da Diebold Nixdorf no Brasil
ARTIGO

Preparando as redes de autoatendimento das instituições financeiras para o futuro – Elias Rogério da Silva é Presidente da Diebold Nixdorf no Brasil

5 de junho de 2025

NEWSLETTER MUNDOCOOP

* Preenchimento obrigatório

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Juceg condecora Sistema OCB/GO em comemoração aos seus 125 anos de história
ACONTECE NO SETOR

Juceg condecora Sistema OCB/GO em comemoração aos seus 125 anos de história

16 de junho de 2025
Cooperativas do ES investem em energia solar e reduzem custos
GESTÃO & NEGÓCIOS

Cooperativas do ES investem em energia solar e reduzem custos

16 de junho de 2025
Produtores podem buscar desconto no Plano Safra por boas práticas agrícolas
AGRONEGÓCIO

Produtores podem buscar desconto no Plano Safra por boas práticas agrícolas

16 de junho de 2025
LinkedIn Instagram Facebook Youtube

FALE COM A MUNDOCOOP

MundoCoop - O Portal de Notícias do Cooperativismo

ANUNCIE: [email protected]
TEL: (11) 99187-7208
•
ENVIE SUA PAUTA:
[email protected]
•
ENVIE SEU CURRÍCULO:
[email protected]
•

EDIÇÃO DIGITAL

CLIQUE E ACESSE A EDIÇÃO 123

BAIXE NOSSO APP

NAVEGUE

  • Home
  • Quem Somos
  • Revistas
  • biblioteca
  • EVENTOS
  • newsletter
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Revista MundoCoop
  • Biblioteca
  • Newsletter
  • Quem Somos
  • Eventos
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você está dando consentimento para que os cookies sejam usados. Visite o nosso Política de Privacidade e Cookies.