• POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • CONTATO
  • MÍDIA KIT
MundoCoop - Informação e Cooperativismo
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
Sem resultado
Ver todos os resultados
MundoCoop - Informação e Cooperativismo

Cooperativas são despertadores da consciência coletiva – Silvio Giusti é Consultor em Cooperativismo

MundoCoop POR MundoCoop
28 de junho de 2024
ARTIGO
Silvio Giusti é Consultor em Cooperativismo

Silvio Giusti é Consultor em Cooperativismo

CompartilheCompartilheCompartilheCompartilhe

Cooperativas são despertadores da consciência coletiva.

Com esta afirmação segue meu convite para sua leitura e reflexão.

Já sabemos, por meio dos cientistas, pesquisadores, estudiosos e historiadores, que a humanidade conseguiu evoluir no decorrer dos seus milênios de existência, em razão de ter aprendido a conviver e atuar em grupo.

Por vezes, nossos desafios modernos de consumo demasiado e a imersão exagerada em redes sociais, parecem querer nos manter presos dentro de nossas próprias cápsulas de viagem.

A impressão é que tudo que ultrapassa o limite do nosso CPF ou das nossas casas, não é muito da nossa conta. O problema, é dos outros. Ou seja, ‘eles que resolvam’, ‘nós estamos certos, eles estão errados’, ‘nós aqui, eles lá’.

Essa visão de nós x eles, pode ser equivocada. Na essência, mesmo considerando toda a riqueza das nossas diferenças, ao fim de todo o tipo de reflexão, restará apenas o nós. Nós seres humanos e ponto final!

Contudo, apesar de essencial e racional, estamos muitas vezes despercebidos dessa ideia de agir coletivamente. Essa omissão pode nos custar caro!

Afinal, quando uma sociedade expulsa de seu horizonte sua capacidade de agir coletivamente e de forma recíproca, ela se mostra incapaz de projetar um futuro sustentável. E quando uma sociedade perde a capacidade de imaginar um futuro melhor, entra numa crise mortal porque perde a esperança. E o que seria da vida sem esperança?

Certamente a necessidade e a oportunidade são vetores de mudança de atitude. Nesta seara, a consciência coletiva, permeia esses vetores, compartilhando, dentro do grupo, um conjunto de sentimentos e valores comuns.

Quando a cooperativa evidencia a sua atuação e compromisso com a prosperidade local, fomentando junto ao seu quadro social e comunidade os conceitos de economia solidária, de consumo consciente, de dignidade social, de inclusão, de formação, da centralidade de decisões baseadas nas pessoas e não no capital, a cooperativa se torna uma espécie de despertador da consciência coletiva. Descortinando percepções, antes ocultas em nosso olhar e pensamento.

Assim como, quando ela promove o processo participativo e o exercício da propriedade democrática, tudo isso, vai estabelecendo esteios de sustentação para a formação de conhecimento, habilidades e atitudes do grupo que resultam em sentimentos e valores comuns, concebendo a devida consciência coletiva.

Levando o indivíduo a ter plena ciência de que ele é indissociável do ‘nós’ e, portanto, ele pondera acerca de cada uma de suas escolhas, que estão baseadas na projeção de impacto, que ele acredita que cada decisão dele terá, sobre ele e o meio em que vive.

Com base na consciência coletiva, um indivíduo dificilmente se permitiria ser cliente de qualquer empresa, mesmo se esta fosse a maior do país, da América ou do planeta, se esta, não tivesse um genuíno compromisso com o desenvolvimento e a prosperidade de sua comunidade.

Nesta linha de raciocínio, estas empresas não teriam qualquer penetração ou capacidade de competição, sequer seriam mencionadas, pois estariam obsoletas diante da leitura clara dos indivíduos acerca do que faz e do que não faz sentido, enquanto comunidade.

Claro que vivemos em um mundo globalizado. Provavelmente, mesmo com a devida consciência precisaremos consumir algo que não tenha o compromisso local desejado, mas não faz sentido algum, tornar, neste caso, a exceção em regra.

Quero acreditar, que assim como há 50 anos, iniciamos lentamente a percepção da necessidade de preservarmos o planeta e hoje temos um olhar mais apurado sobre sustentabilidade, no futuro, em algum momento não muito distante, teremos uma percepção de valor exponencial sobre as organizações coletivas.

Como é o caso do valor extraordinário das cooperativas, que possuem a capacidade de mobilizar e conectar pessoas, amparando seus anseios e perseguindo suas expectativas, despertando o senso e a consciência coletiva.

Cooperativas que se convertem em instrumentos do protagonismo coletivo organizado, em nome de seus cooperados, em favor de uma vida mais próspera e digna, tendo no seu aspecto relacional, uma fortaleza indiscutível e que será cada vez mais reconhecida por todos, quiçá como um patrimônio para a humanidade.

Mas tudo fica em ‘xeque’, se na cooperativa não houver a devida eficiência operacional para alcançar o seu almejado propósito.

Pois engajamento sem resultado, se torna fracasso. Resultado sem engajamento, se torna armadilha e, em ambas, a crença no cooperativismo fica fraturada.

É necessário a devida conjugação de identidade, pertencimento, resultados operacionais e materialização do propósito (desenvolvimento sustentável e prosperidade local).

Diante disso, a consciência coletiva se revela uma valiosa fortaleza que pode dinamizar ainda mais o cooperativismo e seu enorme potencial.

E na sua cooperativa, o despertador está funcionando?


*Silvio Giusti é Consultor em Cooperativismo

ANTERIOR

Cooperativas se mobilizam contra riscos ao movimento na Reforma Tributária

PRÓXIMA

Ranking GPTW Agro destaca atuação das cooperativas no setor

MundoCoop

MundoCoop

Informação e inspiração para o cooperativismo.

Relacionado Posts

osé Luiz Tejon é palestrante especialista em agronegócio e membro editorial da Revista MundoCoop
ARTIGO

Cooperativismo, o exemplo de marketing ético – José Luiz Tejon é palestrante especialista em agronegócio e membro editorial da Revista MundoCoop

16 de junho de 2025
Haroldo Matsumoto é sócio-diretor da Prosphera Educação Corporativa
ARTIGO

Por que entender o perfil do consumidor é tão importante? – Haroldo Matsumoto é sócio-diretor da Prosphera Educação Corporativa

13 de junho de 2025
Como usar gatilhos comportamentais para elevar as vendas? -  Luiz Correia é Head Comercial na Pontaltech
ARTIGO

Como usar gatilhos comportamentais para elevar as vendas? –  Luiz Correia é Head Comercial na Pontaltech

11 de junho de 2025
Danilo Curti é fundador e COO da Evollo
ARTIGO

IA Generativa só vai substituir quem esquecer o que significa ser humano – Danilo Curti é Fundador e COO da Evollo

9 de junho de 2025
Heber Lopes é Head de Produtos e Marketing da Faiston
ARTIGO

Como lidar com a era da inteligência operacional em redes – Heber Lopes é Head de Produtos e Marketing da Faiston

6 de junho de 2025
artigo 2
ARTIGO

Por que cooperamos? – Ana Mello é Gerente de Relacionamento do Sicoob São Miguel do Oeste

5 de junho de 2025

Discussão sobre post

NEWSLETTER MUNDOCOOP

* Preenchimento obrigatório

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Juceg condecora Sistema OCB/GO em comemoração aos seus 125 anos de história
ACONTECE NO SETOR

Juceg condecora Sistema OCB/GO em comemoração aos seus 125 anos de história

16 de junho de 2025
Cooperativas do ES investem em energia solar e reduzem custos
GESTÃO & NEGÓCIOS

Cooperativas do ES investem em energia solar e reduzem custos

16 de junho de 2025
Produtores podem buscar desconto no Plano Safra por boas práticas agrícolas
AGRONEGÓCIO

Produtores podem buscar desconto no Plano Safra por boas práticas agrícolas

16 de junho de 2025
LinkedIn Instagram Facebook Youtube

FALE COM A MUNDOCOOP

MundoCoop - O Portal de Notícias do Cooperativismo

ANUNCIE: [email protected]
TEL: (11) 99187-7208
•
ENVIE SUA PAUTA:
[email protected]
•
ENVIE SEU CURRÍCULO:
[email protected]
•

EDIÇÃO DIGITAL

CLIQUE E ACESSE A EDIÇÃO 123

BAIXE NOSSO APP

NAVEGUE

  • Home
  • Quem Somos
  • Revistas
  • biblioteca
  • EVENTOS
  • newsletter
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Revista MundoCoop
  • Biblioteca
  • Newsletter
  • Quem Somos
  • Eventos
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você está dando consentimento para que os cookies sejam usados. Visite o nosso Política de Privacidade e Cookies.