• POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • CONTATO
  • MÍDIA KIT
MundoCoop - Informação e Cooperativismo
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
Sem resultado
Ver todos os resultados
MundoCoop - Informação e Cooperativismo

Comunicação interativa: qual a importância para a jornada de conversão dos clientes? – Allanis Grum é PO de RCS da Pontaltech

MundoCoop POR MundoCoop
10 de agosto de 2023
ARTIGO
Allanis Grum é PO de RCS da Pontaltech

Allanis Grum é PO de RCS da Pontaltech

CompartilheCompartilheCompartilheCompartilhe

Construir relacionamentos duradouros e fidelizados com os clientes é o sonho de toda empresa, capaz de favorecer uma jornada de conversão extremamente assertiva para a retenção de cada vez mais consumidores à marca. Mas, atingir este resultado não é tão simples, e depende de estratégias que os conectem, profundamente, ao negócio, engajando os consumidores ao longo de toda a sua experiência e garantindo que suas demandas sejam atendidas com êxito – algo que, definitivamente, pode ser adquirido através da criação de uma comunicação interativa entre as partes.

Na prática, esse tipo de comunicação permite que as empresas mantenham um relacionamento próximo com seus clientes através, justamente, destas interações. Sua maior preocupação é assegurar que os usuários possam entrar em contato com seu negócio de forma rápida e eficiente, se colocando sempre à disposição para responder dúvidas, problemas, desejos ou preocupações prontamente, fornecendo o suporte necessário e provendo as soluções eficazes para isso.

Esta postura proativa de comunicação evita possíveis frustações e insatisfações, uma vez que a marca irá se posicionar para ajudá-los a entender suas necessidades e expectativas, colhendo seus feedbacks em tempo real, de forma que consiga adaptar sua estratégia de comunicação de acordo com o que seu público espera e, assim, oferecer um atendimento personalizado à essas demandas.

Como prova da importância desta ação, um estudo feito pela Accenture identificou que 66% dos compradores trocam de marca após receberem um mau atendimento. E, se houver a possibilidade de uma experiência melhor, 86% dos consumidores aceitam pagar mais por isso, segundo o que relatou outra pesquisa conduzida pela Walker.

Prezar por uma comunicação interativa será a peça-chave para obter um maior engajamento com o público-alvo, com a capacidade de compartilhar informações relevantes sobre seus produtos e serviços, bem como atualizações e ofertas especiais conforme os seus desejos e necessidades de cada um – além de ter em mãos dados que possibilitem identificar pontos fortes e fracos a serem melhorados para resultados ainda mais assertivos.

No Brasil, um dos canais mais utilizados para essa comunicação interativa é o WhatsApp – considerado, hoje, como o principal canal de comunicação para 86% dos negócios, de acordo com dados levantados pelo MobileTime em parceria com a Opinion Box. Sua versão dedicada para negócios, o WhatsApp Business, oferece recursos adicionais especificamente para empresas e comunicações massivas, os quais ajudam a melhorar a eficiência e a organização da comunicação interativa com as clientes. Ainda, sua permissão de integração com chatbots e automação pode ser útil para lidar com um grande volume de interações e fornecer respostas rápidas e personalizadas.

Mas, além dele, outro canal está ganhando cada vez mais destaque no mercado: o RCS (Rich Communication Service). Desenvolvido pelo Google e tido como a grande revolução do mercado de mensageria, ele oferece recursos avançados de comunicação interativa, que enriquecem a experiência do usuário, aumentam o engajamento e possibilita uma comunicação bidirecional mais eficiente.

Além de conter um selo de verificação autenticado pelo Google em um perfil dedicado à marca, as mensagens podem conter botões, carrosséis de imagens, vídeos e cards, tornando-a mais envolvente, visualmente atraente e interativa. As empresas podem criar fluxos de conversa com opções de resposta pré-definidas, além de integrar a outros serviços e aplicativos, como carteiras virtuais, chatbots, API’s, serviços de pedidos e atendimentos, sem a necessidade de ficar navegando entre diferentes aplicativos – o que agiliza os processos de atendimento ao cliente.

Investir na comunicação interativa é o mesmo que conter ferramenta poderosa de engajamento e fidelização dos seus usuários. Mas, seu sucesso de uso está diretamente atrelado a alguns cuidados fundamentais para a conquista destes resultados – que incluem a máxima clareza possível na mensagem transmitida, agilidade nas respostas, personalização dos textos enviados e, principalmente, diversificação nos canais disponíveis para escolha de seus consumidores.

Qualquer demora no atendimento, excesso de informações, ou envio genérico e em massa de mensagens, apenas impedirá qualquer sucesso nessa tarefa. Por isso, é essencial que sejam adotados indicadores-chave de desempenho (KPIs) relevantes para o objetivo da sua comunicação, que consigam medir constantemente, dentre tantos itens, as taxas e tempo de respostas e de conversão. Todos esses cuidados farão toda a diferença para garantir que os clientes tenham suas necessidades atendidas em sua jornada, e se tornem fiéis ao seu negócio.


*Allanis Grum é PO de RCS da Pontaltech

Tags: clientesjornadapara
ANTERIOR

Cooperativa realiza programa de Imersão para Lideranças

PRÓXIMA

Agência conceito compartilhada é estratégia de cooperativa em busca de inovação e novos negócios

MundoCoop

MundoCoop

Informação e inspiração para o cooperativismo.

Relacionado Posts

Tatiany Melecchi é CEO da Consultoria Transforma People & Performance
ARTIGO

A Vantagem de Ser Humano na Era das Máquinas – Tatiany Melecchi é CEO da Consultoria Transforma People & Performance

6 de dezembro de 2025
Denise Maidanchen é CEO da Quanta Previdência
ARTIGO

Prosperidade não é só dinheiro. E agora isso está comprovado por dados. – Denise Maidanchen é CEO da Quanta Previdência

5 de dezembro de 2025
Mara Leme Martins é Vice-Presidente do BNI Brasil
ARTIGO

A importância do networking para o crescimento de carreira em 2026 – Mara Leme Martins é Vice-Presidente do BNI Brasil

2 de dezembro de 2025
Vanir Zanatta é Presidente da OCESC
ARTIGO

Industrialização no cooperativismo – Vanir Zanatta é Presidente da OCESC

30 de novembro de 2025
David Santos é CEO da DB1 Global Software
ARTIGO

Open Finance: o desafio das cooperativas de crédito e como a tecnologia pode transformar esse cenário – David Santos é CEO da DB1 Global Software 

27 de novembro de 2025
Daniela Helena Sanzone é sócia-diretora da Joia
ARTIGO

A era da coerência: o que a COP30 ensina sobre propósito de marca – Daniela Helena Sanzone é sócia-diretora da Joia

24 de novembro de 2025

Discussão sobre post

NEWSLETTER MUNDOCOOP

* Preenchimento obrigatório

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cooperativa financeira fortalece agricultores através do Projeto Empreendedorismo Rural
AGRONEGÓCIO

Cooperativa financeira fortalece agricultores através do Projeto Empreendedorismo Rural

8 de dezembro de 2025
De olho na inovação: conheça as tecnologias que estão mudando o sistema financeiro
DESTAQUES

De olho na inovação: conheça as tecnologias que estão mudando o sistema financeiro

8 de dezembro de 2025
Cooperativas globais firmam compromisso por crescimento equitativo e ação climática
INTERNACIONAL

Cooperativas globais firmam compromisso por crescimento equitativo e ação climática

8 de dezembro de 2025
LinkedIn Instagram Facebook Youtube

FALE COM A MUNDOCOOP

MundoCoop - O Portal de Notícias do Cooperativismo

ANUNCIE: [email protected]
TEL: (11) 99187-7208
•
ENVIE SUA PAUTA:
[email protected]
•
ENVIE SEU CURRÍCULO:
[email protected]
•

EDIÇÃO DIGITAL

CLIQUE E ACESSE A EDIÇÃO 126

BAIXE NOSSO APP

NAVEGUE

  • Home
  • Quem Somos
  • Revistas
  • biblioteca
  • EVENTOS
  • newsletter
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Revista MundoCoop
  • Biblioteca
  • Newsletter
  • Quem Somos
  • Eventos
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você está dando consentimento para que os cookies sejam usados. Visite o nosso Política de Privacidade e Cookies.