• POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • CONTATO
  • MÍDIA KIT
MundoCoop - Informação e Cooperativismo
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
Sem resultado
Ver todos os resultados
MundoCoop - Informação e Cooperativismo

Comunicação das cooperativas cresce e leva mais conteúdo e sentido para as redes e as ruas – Levi Carneiro é Brand Advisor da Loggia

MundoCoop POR MundoCoop
3 de setembro de 2024
ARTIGO
Levi Carneiro é Brand Advisor da Loggia

Levi Carneiro é Brand Advisor da Loggia

CompartilheCompartilheCompartilheCompartilhe

Em abril de 2024, foram divulgados os resultados de uma pesquisa sobre percepção do cooperativismo no Brasil,  encomendada pela OCB – Organização das Cooperativas Brasileiras e disponível na internet. Os dados mostram um crescimento significativo do conhecimento (awareness) do cooperativismo: em 2018, apenas 44% dos entrevistados diziam conhecer o cooperativismo e, em 2023, esse número subiu para 77%, destacando-se o Sicoob, em primeiro lugar, seguido pelo Sicredi, entre as marcas mais citadas, numa amostra robusta e representativa de todas as regiões do país.  

Esses resultados vêm demonstrar que as cooperativas e suas marcas têm um potencial enorme de atração e expansão diante de uma crise profunda dos modelos de negócio das organizações, incluindo aí até as modernas big techs, que demonstram cada vez mais  limitação para interagir e dialogar de fato com os anseios e demandas do nosso tempo. 

A despeito do turbilhão de informações e dados que circulam na internet e nas redes, nota-se um certo vazio ou ausência de sentido que vem se instalando no circuito e que decorre, em boa medida, dessa enorme incapacidade de diálogo e interlocução das organizações estabelecidas com o público. Nesse vácuo, aparecem movimentos como cultura de propósito, creator economy,  brand influencers e outros, todos buscando requalificar ou preencher a produção de conteúdos e significados no ambiente digital e na vida em geral. 

Estava mais do que na hora do cooperativismo se oferecer como alternativa de significado e conteúdo. O professor Yochai Benkler, da Harvard Law School, diz tratar-se de uma necessidade incontornável: tendo em vista as diversas oportunidades colocadas pelo atual ambiente tecnológico e cultural, as cooperativas podem e devem jogar um papel mais ativo e transformador nesse momento do que elas teriam feito ao longo de sua história ( The Realism of Cooperativism, incluído em Our to Hack and to Own, edited by Trebor Scholz e Nathan Schneider). 

Por muito tempo, as cooperativas falavam pouco de si e, quando o faziam, era um discurso mais voltado para a própria comunidade cooperativista. Agora é hora de encarar o ato de comunicar como uma forma de cooperar, de repartir oportunidades, de compartilhar caminhos e possibilidades.  

Há sinais evidentes de mudanças e algumas cooperativas começam a se apresentar não só como um modelo diferenciado de associação democrática e participativa, com capacidade comprovada produzir bens, prestar serviços e facilitar trocas, realizando objetivos coletivos, mas também como provedoras de uma comunicação mais propositiva e um diálogo mais aberto com públicos, segmentos, atividades e territórios variados.   

Assim, essa pesquisa recente aqui citada reflete um processo de mudança que está em curso e tende a expandir.  A própria OCB – Organização das Cooperativas Brasileiras lançou e atualizou a campanha SomosCoop, destacando bons exemplos de cooperativas que ajudam a desenvolver a vida de pessoas e comunidades em diferentes lugares e situações. Com certeza, é uma campanha que merece mais divulgação, mas estimulou e segue estimulando que o cooperativismo ocupe mais a cena e o debate contemporâneos.  

A coisa vai só crescendo e, mais recentemente,  o Sicoob colocou em andamento, a partir de 2023, uma verdadeira plataforma articulada de comunicação que projeta o cooperativismo e a marca da cooperativa num novo patamar com presença simultânea em grandes arenas de repercussão nacional: os campos de futebol (participação no Campeonato Brasileiro); os palcos dos grandes shows (com o patrocínio de artistas); e os espaços de maior audiência da TV, a teledramaturgia (com entrada em novelas  e seus intervalos). Tudo com enorme impacto e boa recepção entre telespectadores, nas redes sociais e em diversos fóruns e veículos temáticos, por configurar um esforço articulado e pertinente de divulgação do cooperativismo,  alcançando mais de 150 milhões de pessoas. 

Também o Sicredi tem ampliado a sua presença e desempenhado papel importante na propagação do cooperativismo e de seus vantagens para a parceria econômica e financeira, com presença tanto nos canais de rádio e TV como nos espaços virtuais, por meio de campanhas reunindo diversos personalidades da música e das artes. 

Outras cooperativas, entidades cooperadas e veículos do meio, em âmbito nacional, regional ou mesmo local, passaram a falar mais do cooperativismo e dar uma contribuição positiva no debate atual sobre o rumo das organizações e da vida das pessoas nesse mundo em transformação. 

Todo esse avanço fortalece a convicção de que as cooperativas têm potencial para viabilizar arranjos que sejam soluções para as demandas coletivas que não encontram eco em outros modelos de negócio. E, num círculo virtuoso, isso confere mais impulso à próprias cooperativas para seguir produzindo mais comunicação e conteúdo. 

De maneira dinâmica,  vai crescendo esse movimento de produção de sentido e geração de valor. E tudo indica que as cooperativas, indo além do conhecimento, serão cada vez mais consideradas, incorporadas, recomendadas e  – por que não – “principalizadas”  nas escolhas das pessoas e das comunidades como parceiras e interlocutoras. Em outras palavras, quanto mais as pessoas e grupos conhecem o cooperativismo, mais consideram e escolhem o caminho do diálogo, da cooperação e da boa convivência. 


*Levi Carneiro é Brand Advisor da Loggia

ANTERIOR

Cooperativa firma parceria para inclusão de jovens aprendizes com deficiência

PRÓXIMA

Cooperativas de crédito superam presença de bancos em municípios brasileiros

MundoCoop

MundoCoop

Informação e inspiração para o cooperativismo.

Relacionado Posts

Manfrini Andrade é Advogado Cooperativista
ARTIGO

Cooperativismo: nossa “aposta” é na educação – Manfrini Andrade é Advogado Cooperativista

16 de maio de 2025
marcelo
ARTIGO

País continental: para atender diferentes realidades, ferramentas levam cooperativas de crédito onde pessoas querem dinheiro na mão – Marcelo Mafra é Executivo de negócios e relacionamento da Tecban

15 de maio de 2025
Rafael Brych é Gerente de Marketing & Inovação da Selbetti Tecnologia
ARTIGO

Prepare-se para a Geração Alpha: como eles vão reinventar a CX – Rafael Brych é Gerente de Marketing & Inovação da Selbetti Tecnologia

15 de maio de 2025
Mulher rural: protagonista - José Zeferino Pedrozo é Presidente da Faesc e do Senar/SC
ARTIGO

Mulher rural: protagonista – José Zeferino Pedrozo é Presidente da Faesc e do Senar/SC

14 de maio de 2025
Lyline Lim é Head de Sustentabilidade da Photoroom
ARTIGO

IA sustentável: desempenho não precisa custar o planeta – Lyline Lim é Head de Sustentabilidade da Photoroom

12 de maio de 2025
Cezar Almeida é autor do livro Líder Trekking: O Executivo e o Professor no Vale do Pati
ARTIGO

O que a mãe natureza ensina sobre liderança? – Cezar Almeida é autor do livro Líder Trekking: O Executivo e o Professor no Vale do Pati

11 de maio de 2025

NEWSLETTER MUNDOCOOP

* Preenchimento obrigatório

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

China abre novos mercados para produtos do agro brasileiro
AGRONEGÓCIO

China abre novos mercados para produtos do agro brasileiro

18 de maio de 2025
Cooperativas são alternativas para garantir o equilíbrio comercial
INTERNACIONAL

Cooperativas são alternativas para garantir o equilíbrio comercial

18 de maio de 2025
Cooperativa financeira amplia acesso à educação com doação de mais de 2 mil kits escolares
ACONTECE NO SETOR

Cooperativa financeira amplia acesso à educação com doação de mais de 2 mil kits escolares

18 de maio de 2025
LinkedIn Instagram Facebook Youtube

FALE COM A MUNDOCOOP

MundoCoop - O Portal de Notícias do Cooperativismo

ANUNCIE: [email protected]
TEL: (11) 99187-7208
•
ENVIE SUA PAUTA:
[email protected]
•
ENVIE SEU CURRÍCULO:
[email protected]
•

EDIÇÃO DIGITAL

CLIQUE E ACESSE A EDIÇÃO 123

BAIXE NOSSO APP

NAVEGUE

  • Home
  • Quem Somos
  • Revistas
  • biblioteca
  • EVENTOS
  • newsletter
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Revista MundoCoop
  • Biblioteca
  • Newsletter
  • Quem Somos
  • Eventos
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você está dando consentimento para que os cookies sejam usados. Visite o nosso Política de Privacidade e Cookies.