• POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • CONTATO
  • MÍDIA KIT
MundoCoop - Informação e Cooperativismo
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
Sem resultado
Ver todos os resultados
MundoCoop - Informação e Cooperativismo

Como usar gatilhos comportamentais para elevar as vendas? –  Luiz Correia é Head Comercial na Pontaltech

Mundo Coop POR Mundo Coop
11 de junho de 2025
ARTIGO
Como usar gatilhos comportamentais para elevar as vendas? -  Luiz Correia é Head Comercial na Pontaltech

Como usar gatilhos comportamentais para elevar as vendas? -  Luiz Correia é Head Comercial na Pontaltech

CompartilheCompartilheCompartilheCompartilhe

Vender nunca é uma ciência exata, cada consumidor tem seus próprios desejos, necessidades e vontades no que esperam das marcas, o que torna a estratégia de relacionamento cada dia mais personalizada. Apesar desta ser, de fato, uma tarefa desafiadora para as empresas, há uma forma de identificar esses anseios e saber como usá-los, positivamente, para captar a atenção do potencial cliente e converter essa venda com resultados bastante positivos: através dos gatilhos comportamentais.

Esses gatilhos nada mais são do que expressões que cada um de nós demonstramos a respeito do que almejamos e esperamos na relação com uma marca. Estímulos que mexem com o inconsciente do nosso cérebro, influenciando no processo de decisão de compra – os quais, quando são compreendidos e analisados pelas empresas, podem ser favoravelmente convertidos em comunicações personalizadas que atraiam sua atenção e gerem experiências mais positivas e individualizadas entre as partes.

Segundo um estudo da Opinion Box, 41% dos consumidores afirmam que serem atendidos de forma personalizada é importante para sua experiência, o que reforça a necessidade de as empresas estruturarem uma estratégia de comunicação eficiente que não foque apenas em ter um maior lucro, como, acima de tudo, agregue valor real à jornada de compra de cada consumidor.

Mas, o que fará, na prática, que cada cliente se sinta satisfeito nesse sentido? Afinal, a percepção do que é caro ou barato ou, ainda, de um produto ou serviço de qualidade, pode variar bastante para cada um. É justamente nesse sentido que entram os gatilhos comportamentais, sobre a orientação e exigências individuais do quanto cada consumidor está percebendo que o valor investido em cada compra está sendo revertido em experiências e sentimentos positivos, em suas visões.

Muitos mecanismos de captação dessas preferências já são utilizados hoje em dia, como os famosos cookies online ou os próprios bots de atendimento, os quais conseguem reunir o histórico de compras e navegação de cada usuário para, a partir disso, direcionar as empresas no que faz sentido ou não oferecer para eles.

A diferença está em saber como analisar essas informações com inteligência para transformá-las em gatilhos atraentes que tragam a melhor oferta para cada cliente. Entender como tiveram seu primeiro contato com a marca, qual seu perfil de consumo, e de que forma seus produtos ou serviços podem suprir uma necessidade atual ou futura daquela pessoa, mesmo que não seja algo de extrema necessidade atualmente.

Uma estratégia bastante utilizada nesse sentido envolve o senso de urgência ou escassez, compartilhando com o usuário algum produto que possa ter interesse e reforçando, como exemplo, que o estoque está acabando, ou alguma oferta promocional válida por pouco tempo. Algo que lhe chame a atenção e desperte a necessidade de compra pela percepção de algo que não estará mais disponível em um curto espaço de tempo.

Essa é uma dinâmica que não deve seguir uma receita de bolo replicada para todas as situações. Não há como seguir um script se quiser conquistar vendas cada vez mais assertivas. A eficácia dessa captação depende de uma escuta ativa por parte das empresas, ouvindo as dores e necessidades de seus clientes para que saibam como atender essas necessidades da melhor forma, prezando sempre pela sua satisfação e qualidade em tudo que for entregue.

Essa proatividade pelas empresas já é esperado pelo consumidor moderno, o que exige delas uma análise profunda de todos os dados capturados para que traga respostas aderentes ao seu público-alvo no dia a dia. Observar as recorrências de cada usuário e trazer, antecipadamente, soluções práticas através de trilhas fluídas e humanizadas que façam com que se sintam valorizados e especiais ao longo do atendimento.

Por mais que a tecnologia seja um recurso que, certamente, deva ser investida para otimizar e auxiliar este processo, nenhuma ferramenta faz o que o ser humano consegue: a interação pessoal. Muitos detalhes são percebidos apenas na troca de conversas, mergulhando fundo nessas percepções para que, depois, saibam como transformar esses gatilhos em ações práticas e eficazes.

Transporte essas estratégias para a maior quantidade possível de canais de comunicação que façam sentido para seu público-alvo, garantindo que possam conduzir o atendimento em seu meio preferido. Com esse olhar humanizado, com certeza, as empresas terão mais chances de identificarem esses gatilhos comportamentais de seus clientes e se anteciparem no atendimento às suas demandas, reforçando sua imagem como uma marca que preza pela satisfação de seus clientes e, com isso, obtendo elevação nos resultados de vendas.


Luiz Correia é Head Comercial na Pontaltech

ANTERIOR

Cooperativa financeira catarinense e APESP firmam parceria para promover crescimento financeiro de associados

PRÓXIMA

Educação financeira: é possível prosperar mesmo sendo um tomador de crédito?

Mundo Coop

Mundo Coop

Relacionado Posts

Danilo Curti é fundador e COO da Evollo
ARTIGO

IA Generativa só vai substituir quem esquecer o que significa ser humano – Danilo Curti é Fundador e COO da Evollo

9 de junho de 2025
Heber Lopes é Head de Produtos e Marketing da Faiston
ARTIGO

Como lidar com a era da inteligência operacional em redes – Heber Lopes é Head de Produtos e Marketing da Faiston

6 de junho de 2025
artigo 2
ARTIGO

Por que cooperamos? – Ana Mello é Gerente de Relacionamento do Sicoob São Miguel do Oeste

5 de junho de 2025
Elias Rogério da Silva é Presidente da Diebold Nixdorf no Brasil
ARTIGO

Preparando as redes de autoatendimento das instituições financeiras para o futuro – Elias Rogério da Silva é Presidente da Diebold Nixdorf no Brasil

5 de junho de 2025
Carlos Eduardo Marques é Analista de Cidadania e Sustentabilidade do Sicoob
ARTIGO

Como o cooperativismo financeiro trabalha na agenda ESG – Carlos Eduardo Marques é Analista de Cidadania e Sustentabilidade do Sicoob

4 de junho de 2025
Rafael Brych é Gerente de Marketing & Inovação da Selbetti Tecnologia
ARTIGO

Prepare-se para a Geração Alpha: como eles vão reinventar a CX – Rafael Brych é Gerente de Marketing & Inovação da Selbetti Tecnologia

30 de maio de 2025

NEWSLETTER MUNDOCOOP

* Preenchimento obrigatório

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

quanta
CONTEÚDO DE MARCA

Previdência Cooperativa: mais do que números, uma estratégia de cuidado e legado

12 de junho de 2025
sicredi 3
CONTEÚDO DE MARCA

Cooperativa se torna palco de transmissões históricas com jornais ao vivo das afiliadas da Record TV e Band TV

12 de junho de 2025
CMN
AGRONEGÓCIO

CMN reduz para R$ 200 mil limite de enquadramento no Proagro

12 de junho de 2025
LinkedIn Instagram Facebook Youtube

FALE COM A MUNDOCOOP

MundoCoop - O Portal de Notícias do Cooperativismo

ANUNCIE: [email protected]
TEL: (11) 99187-7208
•
ENVIE SUA PAUTA:
[email protected]
•
ENVIE SEU CURRÍCULO:
[email protected]
•

EDIÇÃO DIGITAL

CLIQUE E ACESSE A EDIÇÃO 123

BAIXE NOSSO APP

NAVEGUE

  • Home
  • Quem Somos
  • Revistas
  • biblioteca
  • EVENTOS
  • newsletter
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Revista MundoCoop
  • Biblioteca
  • Newsletter
  • Quem Somos
  • Eventos
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você está dando consentimento para que os cookies sejam usados. Visite o nosso Política de Privacidade e Cookies.