• POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • CONTATO
  • MÍDIA KIT
MundoCoop - Informação e Cooperativismo
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
Sem resultado
Ver todos os resultados
MundoCoop - Informação e Cooperativismo
Apresentado por

Como comunicar a Agenda ESG em uma cooperativa – Maysse Paes Honorato é Head de Comunicação e Marketing da Unicred União

MundoCoop POR MundoCoop
21 de fevereiro de 2024
ARTIGO, CONTEÚDO DE MARCA
Maysse Paes Honorato é Head de Comunicação da Unicred União

Maysse Paes Honorato é Head de Comunicação da Unicred União

CompartilheCompartilheCompartilheCompartilhe

A comunicação tem um papel fundamental na Agenda ESG. Ela não deve se limitar a apenas comunicar as ações da agenda. Tem que ser protagonista da transformação, assumir uma posição estratégica e garantir a consistência da atuação da organização. 

Sem uma comunicação consistente, colaboradores, cooperados, stakeholders e comunidade desconhecem a aplicabilidade da agenda, e o engajamento, necessário para que ela aconteça, inexiste. 

Definida a matriz de materialidade e as estratégias baseadas nela, a comunicação desenvolve mensagens adequadas para cada público de forma autêntica e coerente. 

Num tempo de modernidade líquida, quando o que era aceitável no passado não é mais, as cooperativas precisam buscar o engajamento necessário comunicando presente (o que estamos fazendo) e futuro (onde queremos chegar) de maneira ética e empática. 

Isso deve ocorrer em todas as dimensões: nas relações saudáveis com cooperados e colaboradores, nos compromissos com a sustentabilidade, nas metas de diversidade, equidade e inclusão no ambiente de trabalho, no desenho do modelo de negócio, no pensamento da economia circular, nas mensagens da comunicação, no papel da organização junto à sociedade. 

A comunicação e os tomadores de decisão 

Uma pesquisa publicada pelo NACD Public Company Governance Survey (2019-2020) mostrou que quase 80% dos conselheiros globais relataram que seus conselhos estão focados em algum aspecto ESG, com 52% buscando maneiras de melhorar a compreensão sobre o tema.  

Entre as prioridades destes tomadores de decisão estão aumentar a frequência de discussões sobre questões ambientais, sociais e de governança (ESG), o que corrobora a importância do papel da comunicação para a disseminação destes conceitos e para a construção de uma agenda duradoura e consistente.  

É fundamental que todos os conselheiros sejam impactados pela comunicação da cooperativa de forma efetiva. 

Comunicar para engajar 

O grande desafio da Agenda ESG é: como engajar o público interno para, a partir daí, chegarmos aos cooperados e à comunidade?  

Tudo começa com a sensibilização em torno da responsabilidade individual para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – os ODS. Os colaboradores passam a entender que isso passa pela tomada de decisão ética, pelo respeito e convívio saudável com a diversidade e pela geração de valor compartilhado com todos os stakeholders, só para dar alguns exemplos. Quando o assunto é a comunicação da sustentabilidade, precisamos atentar para a materialidade, a clareza dos dados e fatos e sustentabilidade da comunicação. Ou seja, precisamos da verdade.  

Cada cooperativa precisa de um planejamento de comunicação (interno e externo) para os temas mais sensíveis de sua agenda ESG. Não bastam campanhas, como no mês do orgulho LGBTQIA+ ou ação de Dia do Meio Ambiente, se o tema não é tratado com seriedade pela liderança e por toda a cooperativa. A começar por treinamentos e palestras, guias de recomendações, tradução dos conceitos para o dia a dia das pessoas, peças de comunicação visual e todo o enxoval de comunicação interna para os colaboradores.  

Não há cooperados ou comunidade engajada sem o engajamento dos colaboradores.  

A comunicação organizacional é uma maratona, e não uma corrida de 100 metros rasos. Ela exige preparo, planejamento e é duradoura. Uma falha na comunicação coloca o processo todo em xeque.  

Por isso, uma estratégia recomendada é que a comunicação da Agenda ESG adote plataformas interativas, digitais, que permitam a interlocução com colaboradores, cooperados e comunidade. Assim, as ações se tornam transparentes, fica explícito que a agenda é realmente cumprida e, de maneira orgânica, o tema passa a fazer parte da rotina todos, motivando e inspirando novos projetos.  

Uma comunicação horizontal, mostrando que todos podem e devem fazer parte da Agenda ESG da cooperativa, sempre terá um resultado mais efetivo que uma diretriz imposta pela diretoria. 

*Maysse Paes Honorato é Head de Comunicação e Marketing da Unicred União

Tags: comocomunicaçãocooperativaheadhonoratomaysseumauniãounicred
ANTERIOR

Impacto social do agro brasileiro – Júlio Ramos é Secretário-adjunto de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura

PRÓXIMA

“Ainda há muitos espaços de liderança para que as mulheres ocupem o seu lugar nas cooperativas” – Esther Araújo atua na diretoria do Sistema OCB/RJ

MundoCoop

MundoCoop

Informação e inspiração para o cooperativismo.

Relacionado Posts

Rosalvi Monteagudo é é pesquisadora, escritora e membro da ACI
ARTIGO

O Capital como Meio: Um Chamado à Consciência no Século XXI – Rosalvi Monteagudo é é pesquisadora, escritora e membro da ACI

4 de julho de 2025
ailos
CONTEÚDO DE MARCA

Imposto de Renda 2025: veja dicas para utilizar o valor da restituição da melhor forma

3 de julho de 2025
pf
CONTEÚDO DE MARCA

Sua cooperativa está preparada para as novas exigências da segurança privada?

1 de julho de 2025
MAG 1
CONTEÚDO DE MARCA

Linha Private Solutions da MAG Seguros, Uma proteção à altura dos seus clientes

1 de julho de 2025
a
CONTEÚDO DE MARCA

Fraudes digitais crescem no Brasil: conheça os golpes mais comuns e saiba como se proteger

1 de julho de 2025
Márcio Port é presidente da Central Sicredi Sul/Sudeste
ARTIGO

Reconhecer que não fazemos nada sozinhos – Márcio Port é Presidente da Central Sicredi Sul/Sudeste

4 de julho de 2025

Discussão sobre post

NEWSLETTER MUNDOCOOP

* Preenchimento obrigatório

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Fundação de cooperativa pecuária promove ação para crianças em vulnerabilidade social
SOCIAL

Fundação de cooperativa pecuária promove ação para crianças em vulnerabilidade social

5 de julho de 2025
Sistema OCB leva experiência cooperativista à American University
ACONTECE NO SETOR

Sistema OCB leva experiência cooperativista à American University

5 de julho de 2025
Credito
ECONOMIA & FINANÇAS

Cooperativa de crédito aprimora classificação de risco de crédito pela Fitch Ratings

5 de julho de 2025
LinkedIn Instagram Facebook Youtube

FALE COM A MUNDOCOOP

MundoCoop - O Portal de Notícias do Cooperativismo

ANUNCIE: [email protected]
TEL: (11) 99187-7208
•
ENVIE SUA PAUTA:
[email protected]
•
ENVIE SEU CURRÍCULO:
[email protected]
•

EDIÇÃO DIGITAL

CLIQUE E ACESSE A EDIÇÃO 123

BAIXE NOSSO APP

NAVEGUE

  • Home
  • Quem Somos
  • Revistas
  • biblioteca
  • EVENTOS
  • newsletter
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Revista MundoCoop
  • Biblioteca
  • Newsletter
  • Quem Somos
  • Eventos
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você está dando consentimento para que os cookies sejam usados. Visite o nosso Política de Privacidade e Cookies.