• POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • CONTATO
  • MÍDIA KIT
MundoCoop - Informação e Cooperativismo
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
Sem resultado
Ver todos os resultados
MundoCoop - Informação e Cooperativismo

Como a falta de tempo mata a inovação nas marcas – Georgia Reinés é Co-fundadora da Página 3

O imediatismo cria a ilusão de eficiência, mas a relevância de uma ideia raramente se revela na primeira resposta

Mundo Coop POR Mundo Coop
19 de novembro de 2025
ARTIGO
Georgia Reinés é Co-fundadora da Página 3

Georgia Reinés é Co-fundadora da Página 3

CompartilheCompartilheCompartilheCompartilhe

O maior luxo da nossa época, é encontrar tempo para não aceitar respostas imediatas. É nesse intervalo, durante o qual é possível questionar, ponderar e contextualizar dados e ideias, que a tecnologia mais nos priva. Hoje, mal conseguimos formular uma pergunta antes que a tela nos ofereça respostas prontas, e nos impeça de entrar em contato com as nossas dúvidas reais.

Vivemos na era da instantaneidade: treinados para pular etapas, substituímos a reflexão por atividades que parecem mais “produtivas”. O paradoxo é claro: nunca tivemos tanta informação à mão, e, ao mesmo tempo, nunca pensamos tão pouco sobre ela. No universo das marcas, essa dinâmica produz estratégias rápidas, mas frágeis. O imediatismo cria a ilusão de eficiência, mas a relevância de uma ideia raramente se revela na primeira resposta. Muitas vezes, o valor está no tempo que dedicamos a interrogar, testar e amadurecer nossas hipóteses.

Estudos recentes reforçam a importância desse tempo de incubação e pesquisadores da Frontiers in Psychology mostraram que breves pausas sem interferências externas restauram a originalidade, permitindo que novas conexões surjam de forma independente. Da mesma forma, publicações na ScienceDirect e no Scientific Reports indicam que momentos de devaneio criativo e incubação aumentam não apenas a quantidade, mas sobretudo a qualidade das ideias. Em contraste, o excesso de estímulos externos tende a homogeneizar o pensamento, como evidenciado por equipes que se expõem constantemente a ideias prontas ou referências de mercado: a criatividade se reduz, e as soluções se tornam previsíveis.

A tecnologia amplifica esse dilema, afinal, automatizar processos e acelerar análises é inegavelmente valioso, mas quando o tempo economizado é usado apenas para reforçar padrões existentes, perdemos o potencial estratégico. Dados e tendências consolidados não criam diferenciação; eles reproduzem o senso comum. Sem momentos para reflexão, experimentação e teste de hipóteses alternativas, as marcas correm o risco de repetir fórmulas, produzindo experiências funcionais, mas pouco memoráveis.

O mercado, por sua vez, raramente facilita pausas. Pressão por resultados rápidos, reuniões sucessivas e prazos curtos tornam a incubação quase impossível, especialmente em setores criativos. Mas são justamente esses períodos de reflexão que permitem gerar ideias extraordinárias, aquelas capazes de conectar profundamente com pessoas e transformar mercados.

O futuro das marcas não será definido pela velocidade em acumular respostas, mas pela capacidade de formular perguntas profundas e refletir criticamente sobre soluções. É necessário criar espaços de debate e incubação, coletivos e individuais; implementar programas que fomentem a reflexão; oferecer ferramentas que auxiliem na elaboração do pensamento; e reservar tempos em todos os projetos para maturação. Só assim os dados se transformam em insights estratégicos e ideias se tornam memoráveis.

Enquanto a pressa for confundida com eficiência, as marcas serão rápidas, mas banais. O verdadeiro diferencial pertence a quem desacelera, abraça o desconforto da dúvida e explora o espaço fértil onde inovação e originalidade realmente nascem.


Georgia Reinés é Co-fundadora da Página 3

ANTERIOR

De olho na inovação: Confira a nova edição da Revista MundoCoop!

Mundo Coop

Mundo Coop

Relacionado Posts

Julio Amorim é CEO da Great Group
ARTIGO

Como alinhar estratégia e liderança em tempos de incertezas –  Julio Amorim é CEO da Great Group

17 de novembro de 2025
Perpétua Almeida é Diretora de Economia Sustentável e Industrialização da ABDI
ARTIGO

O Brasil que a COP30 precisa enxergar – Perpétua Almeida é Diretora de Economia Sustentável e Industrialização da ABDI

16 de novembro de 2025
Renata Barbalho é Fundadora e CEO da consultoria Espanha Fácil
ARTIGO

Liderança com propósito: como transformar estratégias em resultados de alta performance – Renata Barbalho é Fundadora e CEO da consultoria Espanha Fácil

14 de novembro de 2025
Ênio Meinen é Diretor de Coordenação Sistêmica, Sustentabilidade e Relações Institucionais do Sicoob
ARTIGO

Cooperativismo financeiro brasileiro apresenta soluções sustentáveis na COP30 – Ênio Meinen é Diretor de Coordenação Sistêmica, Sustentabilidade e Relações Institucionais do Sicoob

14 de novembro de 2025
Asclepius Ramatiz é Diretor-Presidente da COOPERFORTE
CONTEÚDO DE MARCA

COOPERFORTE: relevância que atravessa gerações – Asclepius Ramatiz é Diretor-Presidente da COOPERFORTE

11 de novembro de 2025
Fernando Lucindo é advogado especialista em direito cooperativo
ARTIGO

Novas Regras de Capital Mínimo: O Que Muda para as Cooperativas de Crédito com a Resolução Conjunta nº 14/2025 – Fernando Lucindo é advogado especialista em direito cooperativo

9 de novembro de 2025

NEWSLETTER MUNDOCOOP

* Preenchimento obrigatório

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

De olho na inovação: Confira a nova edição da Revista MundoCoop!
DESTAQUES

De olho na inovação: Confira a nova edição da Revista MundoCoop!

18 de novembro de 2025
Sistema Ocemg é reconhecido como um excelente lugar para trabalhar
ACONTECE NO SETOR

Sistema Ocemg é reconhecido como um excelente lugar para trabalhar

18 de novembro de 2025
Cooperativas escolares promovem grande encontro de intercooperação no Sul e Sudeste
SOCIAL

Cooperativas escolares promovem grande encontro de intercooperação no Sul e Sudeste

18 de novembro de 2025
LinkedIn Instagram Facebook Youtube

FALE COM A MUNDOCOOP

MundoCoop - O Portal de Notícias do Cooperativismo

ANUNCIE: comercial@mundocoop.com.br
TEL: (11) 99187-7208
•
ENVIE SUA PAUTA:
fernanda@mundocoop.com.br
•
ENVIE SEU CURRÍCULO:
revista@mundocoop.com.br
•

EDIÇÃO DIGITAL

 

CLIQUE E ACESSE A EDIÇÃO 125

BAIXE NOSSO APP

NAVEGUE

  • Home
  • Quem Somos
  • Revistas
  • biblioteca
  • EVENTOS
  • newsletter
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Revista MundoCoop
  • Biblioteca
  • Newsletter
  • Quem Somos
  • Eventos
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você está dando consentimento para que os cookies sejam usados. Visite o nosso Política de Privacidade e Cookies.